Avidyne promove a plataforma de vôo Vantage 12 para a linha Cirrus SR, em 13.04.25


No dia 05, a mídia de aviação AeroNews Network repercutiu que a fabricante de aviônicos Avidyne apresentou sua nova atualização de retrofit para aeronaves Cirrus da série SR (monomotor a pistão) antigas, com a plataforma Vantage 12, substituta da plataforma Entegra, equipando mais de 4.000 aviões SR-20, SR-22 e SR-22T

A apresentação da plataforma Vantage 12 abriu a participação da Avidyne na exposição aeroespacial Sun ‘n Fun Aerospace Expo, que aconteceu entre os dias 01 a 06 de abril, em Lakeland, na Flórida/EUA.

A Cirrus foi a primeira cliente da plataforma Entegra, da Avidyne, equipando seus modelos SR-20 e SR-22 como sistema aviônico da linha de produção seriada de 2002 a 2008. Foi uma das primeiras plataformas de vôo Full-glass – totalmente eletrônica, com telas de informação de vôo – primária (PFD) e multifuncional (MFD) -, com duas telas displays de 10 polegadas (25,4 cm), e mais um navegador Garmin GNS-430.

Apesar de uma plataforma significativamente mais complexa e de maior custo, a suíte G1000 , da Garmin, acabou rapidamente se tornando um padrão da indústria, e a plataforma Entegra perdeu grande parte de sua popularidade.

A Avidyne agora está tentando uma recuperação de mercado com a sua plataforma de vôo Vantage 12, com entrada no mercado originalmente em julho de 2021. A plataforma foi disponibilizada, para aeronaves Cirrus SR-20, SR-22 e SR-22T da era “pré-Entegra” que buscavam um sistema aviônico eletrônico para modernizar, e também para estas primeiras aeronaves já equipadas originalmente com a plataforma Entegra (até a fabricação 2008). A plataforma agora é oferecida para toda a linha Cirrus SR.

A plataforma Vantage 12 tem duas telas de 12 polegadas (30,48 cm) com visão sintética, reversão de MFD com AHRS (Attitude and Heading Reference System – Sistema de Referência de Atitude e Direção) duplo e uma interface de toque híbrida. A plataforma foi projetada para uma transição perfeita da plataforma Entegra usando um pacote de “Instalação EZ”, incluindo um chicote adaptador EZ e adaptadores EZ para as telas PFD e MFD. Isso reduz o processo de conexão para oito fios, além da alimentação do novo ADC (Air Data Computer – computador para dados atmosféricos).

A configuração padrão para operar com telas PFD/MFD Vantage12 é um único ADC e magnetômetro, um painel de áudio AMX-240, dois rádio-navegadores  IFD (IFD540/IFD440) FMS/GPS/NAV/COMs, um piloto-automático DFC-90 e um transponder remoto. Os usuários também terão a opção de um segundo ADC e magnetômetro.

“Eles podem voar mesmo com uma falha no PFD sem nem mesmo desconectar o piloto-automático. Ele é totalmente integrado aos nossos IFD e ao nosso piloto-automático DFC-90″, explicou Tom Harper, diretor de marketing da Avidyne. “Esta é uma atualização realmente única e altamente capaz para essa frota de aeronaves”, completou Harper.

A Avidyne está trabalhando em estreita colaboração com a FAA para poder iniciar as entregas, com expectativa de início no início de maio. Os revendedores designados serão responsáveis ​​pela maioria das instalações iniciais, antes de abrir a tarefa para outros distribuidores no final do ano. [EL] – c/ fonte

No blog:
https://aib-el.com.br/avidyne-anuncia-kit-de-instalacao-ez-para-suite-avionica-vantage-12-para-avioes-cirrus-sr-para-agilizar-processo-de-conversao-atualizacao-da-suite-original-entegra-por-revendedores-oficinas-em-12-04/