Azul introduzindo quatro jatos EMBRAER EJet 195F, em 14.02.22


A Azul Linhas Aéreas apresentou, no dia a quarta (09), o primeiro jato EMBRAER EJet convertido para versão cargueira (F), o primeiro no mundo, com certificação para transportar cargas na cabine em containers resistentes calor e ao fogo, através de um sistema de detecção de incêndio através de câmeras térmicas.

A iniciativa da conversão foi realizada internamente e em parceria com a empresa LHColus Tecnologia, em um projeto que passou por etapas de desenvolvimento conceitual, preparação da cabine, prova de conceito e vôos de teste de desenvolvimento. A certificação final da aeronave, recebida em curto espaço de tempo, em 01 de fevereiro, contou com a “parceria” da ANAC.

O protótipo de aeronave – ERJ-190-200LR (E195) de prefixo PR-AXW (registro de produção sn 19000638, ano de fabricação 2013, aprovada para MTOW de 50.790 kg), realizou 12 testes de conceito, 8 testes de barreira contra fumaça em solo e um vôo de certificação com inspetores da ANAC. O jato pertence à Sky High XXIII Leasing Company e a Azul é a operadora via arrendamento operacional.

O jato voou na versão original de passageiros (aprovado para 124 passageiros) entre outubro de 2013 e janeiro de 2020, depois foi estocado em Portugal e posteriormente convertido em cargueiro. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em setembro de 2019.

A adição dessa aeronave à frota de operação da Azul Cargo trará ainda mais flexibilidade e custo-benefício à operação logística da empresa. Beneficiando-se do baixo custo de viagem do avião combinado com 15 toneladas (15.000 kg) de capacidade de carga útil, o E195F ajudará a Azul Cargo a transformar a logística no Brasil, afirma Abhi Shah, vice-presidente de receitas da Azul.

“A Azul ajudou a dobrar o mercado de aviação brasileiro nos últimos treze anos. Uma parte fundamental desse crescimento foram os jatos E195 da EMBRAER. Hoje, com o lançamento do cargueiro E195 Classe F, pretendemos novamente transformar o mercado brasileiro, desta vez em logística. Com incomparável flexibilidade operacional, confiabilidade, acesso à variada infraestrutura aeroportuária, o E1 Classe F é a aeronave perfeita para oferecer uma vantagem competitiva a nossos clientes de logística. Com esta aeronave podemos realmente transformar e fazer crescer a logística no Brasil”, afirma Shah.

Além de todos os ganhos logísticos, essa inovação está alinhada com a estratégia ESG da Azul e com o compromisso de atingir emissões líquidas de carbono zero até 2045, já que um E195F reduz as emissões de carbono em 7.900 toneladas por ano e tem até três vezes mais capacidade em comparação com as versões anteriores da aeronave.

O ganho em eficiência equivalente a uma redução de 7.900 toneladas de carbono emitidas por aeronave por ano ajudará a Azul na sua “pegada” ambiental. “Com o lançamento do primeiro cargueiro EMBRAER [EJet] Classe F do mundo, pretendemos novamente transformar o mercado brasileiro, desta vez em logística”, afirma Shah.

“Estamos muito animados com a certificação da primeira aeronave Classe F cargueira do mundo e eu gostaria de agradecer a todos os envolvidos neste projeto, e em especial à participação da ANAC. Ao longo das próximas semanas teremos 4 aeronaves E195 com essa nova configuração, transformando ainda mais o serviço de logística no Brasil. Essas aeronaves trazem ainda mais flexibilidade para fortalecer a nossa malha e expandir os negócios logísticos para todo o país”, celebra Izabel Reis, diretora da Azul Cargo.

Nesta sexta dia 10, a ANAC divulgou, no seu portal, notícia que emitiu, no final do mês de janeiro, o Certificado Suplementar de Tipo (CST) para o primeiro projeto de conversão de cabine de passageiros de aeronaves categoria transporte para compartimento de carga Classe F desenvolvido no Brasil.

Segundo a ANAC, o projeto consiste na instalação de até 16 containers com capacidade de carga de até 400 kg cada (perfazendo 6.400 kg), de uma cortina de fumaça para proteção da cabine de pilotos e de um sistema de câmeras de detecção de calor, para monitoramento e alerta das condições do material transportado, em avião categoria transporte. Os containers existentes na aeronave são fabricados com material que atende aos requisitos de inflamabilidade, revestidos com redes para retenção da carga e fixados nos trilhos originalmente destinados à fixação das poltronas de passageiros.

A aprovação permite a flexibilidade de configuração de aeronaves de passageiros para transporte de carga de maneira rápida (QC – Quick Change), proporcionando aos operadores a utilização da aeronave conforme a demanda de mercado e, consequentemente, a necessidade da empresa.

Em função da pandemia de covid-19, as empresas aéreas já têm a possibilidade de realizar o transporte de cargas na cabine em caráter excepcional e temporário, permitida pela Resolução ANAC n° 600, de 15/12/2020, a qual apresenta as diretrizes para a operação. Entretanto, a emissão do Certificado Suplementar de Tipo (CS/STC) possibilita o transporte de um volume maior de carga, além de não ter a operação limitada às condições da resolução e poder ser utilizada independentemente da situação de excepcionalidade trazida pela pandemia.