Azul voa direto (sem escala) São Paulo-Fernando de Noronha com jato EMBRAER, após implantação da PAA na ilha, para atender abastecimento da aeronave e do vôo, em 21.12.21
Fonte: g1 – 17/12/2021
Fernando de Noronha, em PE, se prepara para receber, na segunda (20), o primeiro vôo que parte de São Paulo para ilha sem escala. A nova rota diária vai ser operada pela Azul Linhas Aéreas.
Para receber o vôo, foi preciso implantar um Posto de Abastecimento de Aeronaves (PAA). Antes, aviões precisavam chegar a Fernando de Noronha com combustível remanescente suficiente para retorno ao continente.
A ilha passou a contar com três tanques, que receberam inicialmente 50 mil dos 200 mil litros de querosene de aviação que têm capacidade para armazenar. O posto foi instalado no aeroporto, nas proximidades da sede do Corpo de Bombeiros.
O serviço de implantação dos novos tanques começou em agosto e foi concluído no início deste mês de dezembro.
Segundo a empresa responsável pelo o aeródromo de Fernando de Noronha, o reabastecimento de aviões na ilha também necessitou de investimento na aquisição de uma nova embarcação. Desde 2020, um navio petroleiro para o transporte de querosene de aviação passou a realizar viagens para Noronha.
O diretor da empresa responsável pela operação do aeroporto e pelo navio petroleiro, Manoel Ferreira Júnior, informou que foram feitos os investimentos na construção de um navio de última geração, que atende a normas técnicas e de segurança ambiental estabelecidas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Recife (SBRF) dista 296,5 MN na radial 229 do auxílio VOR de Fernando de Noronha (FNR) e Natal/São Gonçalo do Amarante (SBSG) dista 209,9 MN na radial 256 de FNR. João Pessoa (SBJP) 248,6 MN na radial 237, Fortaleza (SBFZ) dista 365,7 MN na radial 290.
A rota direta São Paulo/Congonhas-Fernando de Noronha tem distância de 1.445 MN. Duas aerovias (superiores) bloqueiam a vertical de Fernando de Noronha, balizadas pelo auxílio VOR Noronha (FNR): a UB623 (segmento entre VOR Recife/REC e FNR) e a UN857.
A possível rota voando a partir das aerovias UZ14 (a partir do fixo “NELOV”, a180 MN a NE/RM 059 de SBSP), até o fixo “KOKSU” (42 MN na radial 077 do VOR BHZ), no cruzamento e para seguir na UB16 (por 109,5 MN, até fixo “PORMU”), no cruzamento e para seguir na UZ36 até bloqueio do VOR Salvador/SVD, para seguir na UZ17 até o VOR Recife/REC e seguir pela UB623 (ou alternativamente seguir na UZ59 até o fixo “AMBET”, a 36,5 MN na radial 073 VOR REC, e seguir na UN857, resultando um ligeiro aumento de distância de 2,90 MN). A rota alternativa via UB623 soma distância de 1.456 MN (11 MN adicional à rota direta, uma diferença de 0,8%) enquanto a alternativa via UN857 soma 1.459 MN (14 MN adicional à rota direta, uma diferença de 1,0%).