B.732F da Aerosucre colide com árvore em decolagem em Puerto Carreno, na Colômbia, voando primeiro segmento à muito baixa altura, e regressa em pouso de emergência com danos em um motor pela colisão, em 13.02.22


No dia 03, o Boeing 737-200 de prefixo HK-5192 da Aerosucre decolou do aeroporto de Puerto Carreno (SKPC) para Bogotá, em serviço doméstico na Colômbia. Na decolagem da pista 07, o jato teve problema de superaquecimento de um dos motores, com perda de potência. Na sequência da decolagem, a tripulação manobrou à baixa altura livrando obstáculos de topo de árvores e linhas de energia elétrica, além de imóveis, após a pista, fora do aeroporto, e regressou para pouso de emergência, com sucesso, poucos minutos após a partida.

vídeo de câmera de segurança de um imóvel registrou este primeiro segmento da decolagem, mostrando o jato à baixa altura cruzando pouco acima das linhas, copas de árvores e telhados de imóveis (casas) a cerca de 250 m. após a pista (cabeceira 25). As árvores reagiram imediatamente à esteira do jato, levando a alegações de que a aeronave teria atingido as copas das árvores, pela queda de folhas como resultado, no entanto, nenhum contato real entre aeronaves e árvores sendo visível.

Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=tMTRuxZKIVk

Pilotos da transportadora reportaram, depois, que um dos motores superaqueceu e a potência deste motor foi perdida, restando cerca de 50% de potência disponível, e que o jato regressou para um pouso de emergência em Puerto Carreno pouco minutos depois.

Puerto Carreno é a capital do departamento colombiano de Vichada, situando-se próximo da fronteira com Venezuela, onde colide ao norte o rio Meta com Puerto Páez. Em elevação de 177 pés, o aeroporto German Olano (SKPC) tem pista (07/25) de 1.800 m., de asfalto.


Atualização
: no dia 04 (de março), a autoridade de aviação civil da Colômbia reportou que a ocorrência foi classificada como incidente sério (incidente grave) e está sob investigação da Direção Técnica de Investigação de Acidentes (DTIA), que publicou relatório factual preliminar, datado de 15/02/2022.

O jato decolou da pista 07, com uso de potência total. Segundo informações dos tripulantes, durante a corrida de decolagem os parâmetros do motor foram normais. Na rotação, por efeito, o jato livrou o solo (despegue). Na sequência, a tripulação recolheu o trem de pouso; enquanto o trem recolhia. O jato colidiu com uma copa de árvore, posicionada no eixo estendido da pista; imediatamente após este contato, o gerador do motor (JT8D) esquerdo falhou e o motor perdeu potência. A tripulação cumpriu os check-lists de emergência (operação anormal) relacionados à falha de gerador/motor e com os parâmetros então apresentados a tripulação decidiu por reacionar o motor. O motor reacionou e estabilizou os parâmetros, contudo com indicação de alta temperatura, O jato subiu para 2.500 pés (cerca de 2.300 pés AGL), se afastando 30 MN, e nesse ponto a tripulação decidiu regressar para Puerto Carreno, informando sua intenção a órgão ATC e solicitando apoio de solo no pouso. O jato pousou na pista 07 às 18:11Z (13:11LT), cerca de 20 minutos após a partida. O incidente, de colisão com árvore, foi registrado no horário de 17:51Z (12:51LT).

A vistoria dos arredores do aeródromo resultou a identificação da árvore atingida na sua copa pelo jato – uma árvore frondosa de 14 m.,/46 pés, a 239 m. do final da pista/cabeceira 25.


Texto completo:
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