BAE Systems anuncia acordo com Airbus para fornecimento de sistema de armazenamento de energia, de sustentabilidade e eficiência energética, para o projeto de demonstração de microhibridização de aeronaves comerciais, no âmbito de tecnologias de aeronaves sustentáveis, em 15.01.25
Em nota no dia 08, a BAE Systems anunciou que assinou um acordo com a Airbus para fornecer sistema de armazenamento de energia para o projeto da Airbus de demonstração de microhibridização para aeronaves comerciais.
As duas empresas promoverão a aviação sustentável ao amadurecer e integrar tecnologias de eletrificação que podem reduzir a pegada de carbono da aviação.
A BAE Systems desenvolverá, testará e fornecerá pacotes de armazenamento de energia para aeronaves elétricas na classe de potência de megawatt (MW), oferecendo capacidade de energia de 200 KW/hora para aumentar a eficiência energética e o desempenho. O sistema de armazenamento de energia fornecerá assistência de propulsão elétrica ao motor durante várias fases do vôo.
Como parte do acordo, a BAE Systems fornecerá sistemas de armazenamento de energia para a Airbus para testes de laboratório e integração de sistemas para demonstração de tecnologia de hibridização.
“Nossa colaboração com a Airbus ajudará nos desenvolvimentos futuros em viagens aéreas — promovendo a aviação sustentável com soluções de gerenciamento de energia de ponta”, disse Ehtisham Siddiqui, vice-presidente e gerente geral de controles e soluções aviônicas da BAE Systems. “A experiência da BAE Systems em sistemas críticos de vôo e eletrificação de veículos nos equipa para atender às demandas exclusivas da indústria aeroespacial, permitindo-nos otimizar o desempenho, trabalhar em direção a operações de aeronaves mais responsáveis e abordar voos elétricos seguros”, completou Siddiqui.
A BAE Systems fez investimentos em eletrificação de aeronaves e gerenciamento de energia, alavancando sua expertise em sistemas críticos de segurança para amadurecer tecnologias que atendem aos requisitos de desempenho e certificação do sistema de armazenamento de energia. A tecnologia BAE Systems é certificável, tolerante a falhas e projetada para abordar os mais altos níveis de segurança, incluindo soluções para mitigação e contenção de fuga térmica.
A BAE Systems desenvolveu soluções para atender aos principais desafios de armazenamento de energia na aviação eletrificada, fornecendo o equilíbrio ideal de energia e potência para a próxima geração de aeronaves. Sua família de produtos de armazenamento de energia oferece um roteiro para densidade de energia de 300 Wh/kg usando células de formato padrão de alto volume. Isso dá à aeronave um caminho de atualização escalável e econômico conforme a tecnologia de bateria amadurece.
A experiência da BAE Systems no desenvolvimento e integração de sistemas de propulsão e energia elétrica remonta a mais de 25 anos, enquanto sua expertise no desenvolvimento de sistemas de controle críticos de voo para aeronaves militares e comerciais abrange mais de quatro décadas.
O trabalho no sistema de armazenamento de energia será realizado na instalação de engenharia e fabricação de última geração da BAE Systems em Endicott, em Nova York (EUA).
Em postagem divulgando o acordo, o editor-chefe da AIN Charles Alcock escreveu que engenheiros nas instalações da BAE Systems no interior do Estado de Nova York começaram a desenvolver e testar pacotes de armazenamento de energia que oferecerão capacidade de energia de 200 KW/hora para dar suporte a sistemas de propulsão híbridos de classe megawatt. E que a unidade de negócios de Sistemas Eletrônicos da BAE Systems deve entregar hardware para a Airbus até 2026 e dará suporte à integração de sistemas e testes de laboratório.
A BAE Systems vem trabalhando para entrar no setor de aviação elétrica há vários anos, com projetos que incluem o desenvolvimento do sistema de bateria para o avião regional híbrido-elétrico ES-30, da sueca Heart Aerospace. De acordo com a BAE Systems, seus planos para uma Família de sistemas de armazenamento de energia visam fornecer densidade de energia de até 300 W/hora por kg usando células de formato padrão de alto volume.
O objetivo da Airbus é encontrar maneiras pelas quais as baterias possam desempenhar o que o chefe de eletrificação do grupo aeroespacial europeu, Karim Mokaddem, chama de “um papel de apoio” até que possam fornecer densidade de energia suficiente para atuar como o principal sistema de propulsão para aeronaves maiores. “Então, em vez de depender de motores térmicos para alimentar completamente a aeronave, poderíamos usar pequenas baterias para fornecer energia elétrica para alguns sistemas de bordo, bem como aliviar o motor em certas operações”, Mokaddem explicou em uma postagem de blog.
Em primeira instância, a micro-hibridização poderia ver baterias alimentando funções não propulsivas, como ar condicionado e pressurização da cabine, bem como sistemas de comunicação de suporte, controles de vôo e trem de pouso. Em alguns casos, fontes de energia elétrica poderiam ser usadas no lugar das atuais unidades de energia auxiliar para operações terrestres, incluindo taxiamento. [EL]