Baron 58 com ordem de sequestro judicial em fevereiro de 2020 por serviço para tráfico de drogas é encontrado supostamente acidentado no pantanal do MS, em 12.07.22


Fonte: g1, Campogrande News – 11/07/2022
Um avião bimotor Beechcraft Baron 58 foi encontrado nesta segunda (11), supostamente acidentado, numa mata na região do Paiaguás, no pantanal de Mato Grosso do Sul.
Segundo o Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) a aeronave era procurada desde 2020 por utilização pelo tráfico de drogas e por transportar cocaína do Brasil para o exterior.

Equipes da delegacia especializada foram a região após receberem informações de um acidente aéreo. No local indicado, encontraram o bimotor em meio a uma área de mata fechada.

Segundo a polícia, próximo ao local da queda do avião foi encontrada uma base de apoio dos traficantes. A estrutura contava com pista para pouso e decolagem, equipamentos para reabastecimento e para a manutenção das aeronaves e ainda um depósito para armazenamento da droga até o embarque nos aviões.

A ordem de apreensão para a aeronave foi emitida em 13/02/2020 pela 1ª Vara Federal de Itajaí, em Santa Catarina, durante investigações da Polícia Federal. Essa ação, chamada de “Operação Narcos”, procurava uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e armas vindas da Bolívia. Conforme apurado pela polícia, os suspeitos usavam pequenas aeronaves e aeródromos para trazer cocaína da Bolívia e depois enviavam o entorpecente para outros países usando o transporte marítimo. Durante o tempo em que a quadrilha foi investigada, a Polícia Federal chegou a apreender 12 aeronaves, toneladas de cocaína e prendeu vários chefes do grupo.

No dia 13 de fevereiro de 2020, policiais saíram as ruas com ordens de sequestros de bens que estavam em nome dos suspeitos e de “laranjas”, 24 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão. Além disso, 25 contas bancárias dos alvos da operação foram bloqueadas.

A aeronave apreendida está à disposição da Justiça.

Atualização: a delegada titular do DRACCO, Ana Cláudia Medina, informou que a ação ocorreu na semana passada, no âmbito da Operação “Hórus”, no entanto, só foi divulgada nesta segunda (11). O avião Beechcraft Baron 58 de prefixo PT-OCR foi encontrado em uma mata fechada. Havia ordem de sequestro judicial de 13 de fevereiro de 2020 pela Justiça Federal de Santa Catarina (1ª Vara Federal de Itajaí/SC, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Isso porque, a Polícia Federal de Itajaí investigava a organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e armas, da Bolívia, utilizando região portuária brasileira para remessa do entorpecente ao exterior. Quando saiu a ordem para a apreensão do avião, os policiais não encontraram, e o avião passou a constar restrição judicial.

Conforme RAB, o avião é o bimotor a pistão Beechcraft Baron 58 (BE58) de matrícula PT-OCR (registro de produção sn TH-1122, fabricação 1980), de propriedade de Pessoa Jurídica e operador Pessoa Física, registrado na categoria de transporte privado (TPP), com último registro de compra/transferência em abril de 2019. O avião é aprovado para capacidade de até cinco passageiros e MTOW de 2.449 kg, para operação IFR diurna/noturna. O registro consta GRAVAME de “Sequestro” e comunicação de venda. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio de 2019, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até janeiro de 2020. Anteriormente, o avião teve registro no EUA de N6744J.

O “Pantanal do Paiaguás” é uma das oito sub-regiões do Complexo do Pantanal, localizada no Pantanal Sul, no MS, entre os rios São Lourenço, Taquari e Itiquira, numa das regiões onde as cheias são mais acentuadas. O pantanal Sul é compreendido na região de Aquidauana (62 MN a oeste de Campo Grande), Nabileque, Nhecolândia e Paiaguás, e o Paraguai.