Baron 58 do Estado de RO pousa forçado em Vilhena, em RO, em 01.10.21


Nesta quarta dia 29, o bimotor Beechcraft Baron 58 de prefixo PT-LMU (registro de produção sn TH-1320, ano de fabricação 1982), operado pelo Corpo de Bombeiros Militares de Rondônia, com dois ocupantes, pousou forçado em um campo perto de lago Azul, no município de Vilhena, em RO.

O pouso se deu em vôo de traslado para manutenção, em Cuiabá (MT), procedendo de Porto Velho (RO).

Registrado na categoria do transporte da Administração Direta Estadual, como propriedade e operadora o Corpo de Bombeiros Militares de Rondônia, o avião tem cinco nove passageiros (e mais um piloto) e MTOW de 2.449 kg, para operação IFR diurna e noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até março do próximo ano.

Atualização: o CENIPA listou a ocorrência no painel SIPAER, como acidente por falha de motor em vôo.

Segundo súmula factual inicial, o avião decolou do Aeroporto Jorge Teixeira (SBPV), município de Porto Velho/RO, com destino ao Aeroporto Marechal Rondon (SBCY), município de Cuiabá/MT, com duas pessoas a bordo, com a finalidade de transporte de pessoal. Em cruzeiro, houve oscilação de fluxo de combustível do motor direito seguido de perda de potência. Foi realizado um pouso de emergência fora de aeródromo, às 15:10Z (11:10LT), no município de Vilhena. A aeronave teve danos substanciais, os dois ocupantes saíram ilesos.

O avião foi retido para efeito de investigação aeronáutica.

O Aeroporto Marechal Rondon (SBCY), município de Cuiabá/MT, dista cerca de 615 MN a SE do Aeroporto Jorge Teixeira (SBPV), município de Porto Velho/RO.