Baron 58 operado pelo Estado do PR tem incidente de pouso no “Bacacheri”, em Curitiba/PR, em 25.04.22
Fonte: g1 e JC do Povo do PR – 18/04/2022
Um avião bimotor Beechcraft Baron 58 operado pelo Estado do PR teve um incidente de pouso no Aeroporto “Bacacheri” (SBBI), em Curitiba, escapando da pista e tendo colapso do trem de pouso principal direito, na tarde desta segunda (18), por volta de 14:30LT (17:30Z).
O avião tinha quatro ocupantes, com os três passageiros – sendo o coronel Hudson Leôncio Teixeira, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), e outros dois policiais -, e mais o piloto. O avião procedia de Guarapuava, que foi visitada pelo coronel Hudson Leôncio após à tentativa de assalto que aconteceu na cidade, na noite de domingo (17).
Os quatro ocupantes não tiveram ferimentos.
De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, o incidente será investigado. Por meio de nota oficial, a corporação afirmou que todos os procedimentos de pouso foram seguidos e que os pilotos conseguiram finalizar o pouco em segurança. “De acordo com informações da tripulação, todos os procedimentos de pousos foram realizados dentro do previsto, com indicações e confirmações conforme o manual [informação de trem baixado e travado], porém ao tocar na pista para desaceleração, teve problemas com o trem de pouso direito, vindo a aeronave a deslizar com a lateral direita inicialmente na pista e posteriormente saindo para a área gramada”. A Polícia Militar informou ainda que a aeronave estava com todos os documentos obrigatórios e manutenções em dia.
O avião é o bimotor Beechcraft Baron 58 de matrícula PT-WSA (registro de produção sn TH-331, ano de fabricação 1972), propriedade de Pessoa Física e operado Gov. do Estado PR/Secretaria de esta de Segurança Pública, como Fiel Depositário em Cessão de Uso, estando registrado na categoria do transporte da Administração Direta Estadual (ADE). O avião tem último registro de compra/transferência em outubro de 2001. O avião está aprovado para capacidade de cinco passageiros (e mais um piloto) e MTOW de 2.449 kg, para operação IFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em julho de 2019 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está com validade até março (de 2023).
Atualização: a ocorrência foi listada no painel SIPAER, de CENIPA, como incidente grave do tipo “por trem de pouso”.
Pela súmula factual inicial, o avião decolou do Aeródromo Regional de Guarapuava/Tancredo Thómas de Faria (SSGG), neste município do PR, com destino ao Aeródromo Bacacheri (SBBI), no município de Curitiba, por volta de 16:10Z (13:10LT), a fim de realizar transporte de passageiro, com três ocupantes, sendo dois pilotos e um passageiro. Durante o pouso, às 17:20Z (14:20LT), o trem de pouso principal direito não baixou e a aeronave tocou a pista com a asa direita no piso, na sequência, houve a saída de pista pela lateral direita. O avião sofreu danos leves, os três ocupantes não tiveram ferimentos.
No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.
Ao momento do pouso da Baron 58, o “Bacacheri” (SBBI), conforme METAR, o tempo era bom, com vento leste fraco-moderado, visibilidade de 10 km ou superior e céu com duas camadas de nuvens esparsas com base a 1.300 pés e 4.000 pés, temperatura do ar de 18ºC e pressão atmosférica (QNH) de 1.022 hPa.
METAR SBBI 181600Z 12010KT 9999 BKN013 18/13 Q1022=
METAR SBBI 181700Z 09010KT 9999 SCT013 SCT040 18/14 Q1022=
METAR SBBI 181800Z 13009KT 9999 SCT014 BKN025 18/13 Q1021=
Em elevação de 3.059 pés, o Aeródromo Bacacheri (SBBI) tem pista (18/36) de 31 x 1.390 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 21 e resistência de subleito média. A cabeceira 18 é deslocada em 300 m., com os primeiros 300 m. da pista 18 sendo indisponíveis para pouso (LDA de 1.090 m.) e os últimos 300 m. da pista 36 sendo indisponíveis para decolagem (TORA=TODA=1.090 m., ASDA de 1.390 m.).
O “Bacacheri” é homologado para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna. O aeroporto opera vôos com serviço de controle de tráfego de aeródromo no expediente diariamente de 10:00-01:00Z (07:00-22:00LT), no horário de funcionamento do aeródromo, que pode ser alterado por solicitação prévia de operador aéreo com antecedência mínima de 02 horas. O aeroporto dispõe de ATIS, com funcionamento no expediente do Torre.
A operação no aeródromo conta com carta VAC para operação VFR e com procedimentos de saída e aproximação em vôo IFR para as duas cabeceiras. Existem procedimentos de saída do tipo OMNI (saída omnidirecional) e por navegação por satélite. Os procedimentos de aproximação são por navegação por satélite (RNP) paras as cabeceiras 18 e 36, por navegação convencional por VOR para a cabeceira 36 e, ainda, por NDB para aproximação direta para pista 18 e para circular para pouso na pista 36.
O “Bacacheri” (SBBI) é operado pela CCR, em contrato de concessão.
O Aeródromo Regional de Guarapuava/Tancredo Thómas de Faria (SSGG) dista 124 MN a oeste (rota direta) do “Bacacheri” (SBBI), em Curitiba. Alternativamente à rota direta, caso do vôo realizado em regra VFR, a rota subordina-se à operação pelos corredores visuais da TMA-Curitiba – uma opção seria a REA “Tibagi”, com ingresso no Portão “Tibagi 376” (a 36 MN no RM 120º para SBBI), segundo neste corredor por 29 MN, até a posição “Itaretama” (a 20,5 MN no RM 173º para SBBI), e desta seguir pela REA “Itaretama” (de 7,9 MN) até a posição “Rio Branco”) e seguir na REA “Tamandaré” (de 6,7 MN) até a posição “Tamandaré” e seguir para SBBI (a 6,1 MN no RM 120º para SBBI), uma rota somando 138 MN.