Baron 58 recolhe triquilha em pouso em Rondonópolis, no MT, em 27.10.21


Na sexta dia 22, o bimotor Beechcraft Baron 58 de prefixo PR-MEJ (registro de produção sn TH-1976, ano de fabricação 2001), decolou do Aeródromo público de Primavera do Leste (SWPY), no MT, com destino ao Aeroporto Maestro Marinho Franco (SBRD), em Rondonópolis, no MT, a 65 MN a S-SW, por volta das 13:15LT (17:15Z), para realizar um vôo de traslado, com apenas um piloto a bordo.

O vôo durou aproximadamente 15 minutos, com pouso na cabeceira 02 (por volta de 17:30Z). Durante a corrida pós-pouso, ocorreu o recolhimento do trem de pouso auxiliar (dianteiro).  Após o toque do ‘nariz’ do avião com a pista, o avião perdeu a reta e saiu pela lateral direita. A aeronave teve danos leves. O piloto saiu ileso.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente grave, por “trem de pouso”. O avião foi liberado para o operador no tocante à investigação aeronáutica.

Em altitude de 1.467 pés, o Aeroporto Maestro Marinho Franco (SBRD), em Rondonópolis/MT, tem pista 02/20, de 30 x 1.850 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 28. O aeroporto é administrado pela SOCICAM, e opera com serviço de informação de tráfego aéreo (com AFIS), no momento funcionando às terças de 16:00-22:00Z (12:00-18:00LT) ou em horário por solicitação prévia, e é homologado para operação VFR/IFR, diurna/noturna.

Boletim METAR de 18:20Z (uma hora após o incidente) mostra que havia trovoada no aeroporto (atuando até próximo reporte, 40 minutos depois), com pancada na vizinhança, vento NW fraco, com a visibilidade de 10 km ou superior, céu com nuvens esparsas a 2.500 pés e poucas nuvens com CB (posteriormente como TCU) a 3.000 pés, temperatura elevada de 36ºC e pressão atmosférica de 1.008 hPa.

SPECI SBRD 221820Z 33005KT 9999 TS VCSH SCT025 FEW030CB 36/16 Q1008=
METAR SBRD 221900Z 29009KT 9999 VCSH SCT025 FEW030TCU 35/15 Q1008 RETS=

O avião está registrado na categoria do transporte privado, com último lançamento de compra/transferência em agosto de 2018. O avião é aprovado para operação IFR diurna/noturna e com capacidade de cinco passageiros, com MTOW de 2.495 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) em vigor foi emitido em julho (2021), enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está válido até outubro de 2022.