Baron 58 sofre acidente em pouso em Birigui (SP), em 19.03.24


No último dia 04 (2ª), à tarde, o bimotor Beechcraft Baron 58 de matrícula PR-NIB sofreu acidente no aeródromo (privado) “Aeroclube de Birigui”/Cmte. Munir Djabak (SJWQ), em Birigui (SP).

A ocorrência foi listada no painel SIPAER com classificação de acidente, do tipo excursão de pista, registrada em 04/03/2024 no horário de 17:00Z (14:00LT). A aeronave foi liberada para o operador no tocante à investigação aeronáutica, pelo CENIPA, com os trabalhos relativos à ocorrência estando finalizados. Na súmula fatual inicial, a aeronave decolou de aeródromo desconhecido e realizou pouso no aeródromo “Cmte. Munir Djabak” (SJWQ), em Birigui (SP). Durante o pouso, a aeronave saiu pela lateral esquerda da pista e sofreu danos substanciais. Não houve danos a terceiros.

Em razão de, no presente evento, ter sido considerada ao menos uma das hipóteses elencadas no art. 3º, inciso VII, alíneas “a” e “b”, do Decreto nº 9.540/2018, a autoridade de investigação SIPAER poderá decidir pela não instauração ou pela interrupção das investigações em andamento, no âmbito do SIPAER, nas hipóteses em que “for constatado ato ilícito doloso relacionado à causalidade do sinistro” ou “se a investigação não trouxer proveito à prevenção de novos acidentes ou incidentes aeronáuticos”, a ocorrência foi encerrada sem o desenvolvimento de uma investigação SIPAER. Dessa forma, não haverá a emissão de um Relatório Final.

Em julho de 2022, em oferta aberta no dia 06, o Baron 58 de matrícula PR-NIB, registro de produção sn TH-1205, fabricação 1981, foi colocado à venda (em leilão aberto) pela provedora de assessoria a leiloeiros oficiais e gestão de leilões eletrônicos “Leilões Judiciais no Brasil”, na função de divulgação e gerenciamento da venda (em leilão aberto). A Leiloeira Pública Oficial foi a SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (do Ministério da Justiça e da Segurança Nacional). O avião encontrava-se guardado no Aeródromo da Associação Tocantinense de Aviação (SWEJ), em Porto Nacional/TO.

O avião pousou no aeródromo de Birigui e deu entrada numa oficina instalada no local em meados de 2022 para ser regularizado. Por falta de documentos e por desacordo comercial, nenhuma realização ou manutenção foi dada na aeronave. Desde então, a aeronave permaneceu no pátio da oficina. O avião estava com situação de aeronavegabilidade irregular perante ANAC, com CA – Certificado de Aeronavegabilidade cancelado devido ao CVA vencido.

No dia 01 (sexta-feira), um piloto apresentou na oficina para tratar da retirada do avião do aeródromo. Performou vôo local no mesmo dia. No dia 04 (segunda-feira), o piloto novamente decolou para um vôo local. Durante pouso, houve acidente na sequência do toque na pista e a perda de controle, com o avião escapando da pista lateralmente.


Texto completo:
https://aib-el.com.br/site/wp-content/uploads/2024/03/Baron-58-sofre-acidente-em-pouso-em-Birigui-SP-em-17.03.24.pdf


No Blog:

https://aib-el.com.br/leiloes-judiciais-no-brasil-vendendo-dois-baron-58-ano-1979-no-ms-e-1981-no-to-apreendidos-pela-senad-secretaria-nacional-de-politicas-sobre-drogas-e-gestao-de-ativos-do-min/