Baron 58 tem estouro de pneu em pouso no “Nacional de Aviação”, em Goiânia/GO, em 14.08.21


No dia 10, o bimotor Beechcraft Baron 58 de prefixo PR-LEN (registro de produção sn TH-1114, ano de fabricação 1980) decolou do Aeródromo de Sorocaba (SDCO), em SP, com destino do Aeródromo Nacional de Aviação (SBNV), em Goiânia/GO, a 425 MN (rota direta) a NW, com um piloto a bordo.

Após o pouso no destino, às 14:15Z (11:15LT), o piloto reportou pneu estourado para o operador do serviço ATS do aeródromo (Rádio/AFIS). A aeronave teve danos leves. A pista ficou impraticável por aproximadamente 35 minutos.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de “estouro de pneu”. No tocante à investigação, o avião já foi liberado para o operador.

Conforme boletins METAR, sucedendo reportes de condição CAVOK, o tempo no “Nacional de Aviação” (SBNV) – em altitude de 2.733 pés – era bom (em condição VMC), com visibilidade de 10 km ou superior e céu com poucas nuvens com base a 3.500 pés, com temperatura de 27ºC e pressão atmosférica (QNH) de 1.022 hPa; o vento era fraco, de leste.

METAR SBNV 101200Z 06003KT CAVOK 23/11 Q1022=
METAR SBNV 101300Z 14008KT CAVOK 24/11 Q1023=
METAR SBNV 101400Z 09004KT 9999 FEW035 27/12 Q1022=
METAR SBNV 101500Z 15007KT 9999 BKN035 28/07 Q1022=
METAR SBNV 101600Z 24002KT 9999 FEW048 BKN080 28/08 Q1021=

O aeródromo público “Nacional de Aviação” (SBNV) tem pista (14/32) de 20 x 1.100 m., asfaltada, com resistência de pavimento PCN 8. A pista 14 tem LDA de 900 m. e a pista 32 LDA de 1.100 m. O aeródromo opera com serviço AFIS (Rádio “Escolinha”) no expediente 10:00-21:00Z (07:00-18:00LT), diariamente.

O avião está registrado na categoria do transporte privado, propriedade e operação de Pessoa Física, com última data de compra/transferência em outubro de 2013. O avião está aprovado para até cinco passageiros, MTOW de 2.495 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em outubro de 2016 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está válido até maio (de 2022).