Baron 58 tem incidente em pouso de emergência no Bacacheri/PR, após falha de um motor em rota, em viagem de Campo Grande/MS para Curitiba, com POB 6 e abastecimento completo, em 20.01.22


Fonte: g1, massanews e XV Curitiba – 19 e 20/01/2022
Nesta quarta dia 19, o bimotor Beechcraft 58 Baron (BE58) de prefixo PR-JGV (registro de produção sn TH-1924, ano de fabricação 1999), do transporte privado, com seis ocupantes (cinco passageiros e um piloto), teve um incidente em pouso de emergência no Aeroporto Bacacheri (SBBI), em Curitiba/PR, após falha de um motor (apagamento/corte) em rota. No pouso, o avião escapou lateralmente da pista e colidiu com um talude.

O avião voava do Aeroporto de Campo Grande (SBCG), no MS, com destino de Curitiba/Aeroporto Bacacheri (SBBI), a 422 MN a SE (425 MN na rota equivalente pelas aerovias inferiores Z85 e W48, via Londrina/PR, com FL mín. 150).

A bordo, segundo o proprietário do avião, estavam o piloto e mais cinco pessoas: as duas filhas, esposa e os pais dele. Todos os seis ocupantes não se feriram.

A família viajava a Curitiba para concluir a viagem de carro, para as praias catarinenses. O proprietário do avião comentou que viu tudo do aeroporto, onde estava aguardando a chegada dos familiares.

O avião teria perdido o motor esquerdo durante o procedimento de pouso. O proprietário do avião destacou que a aeronave tem seguro.

As primeiras informações constam que a perda de um dos motores aconteceu com o avião voando à altitude de 7.000 pés. O cmte, do avião não conseguiu manter altitude e o avião imprimiu uma descida rápida. O avião estava pesado, com a máxima capacidade (ocupação) e abastecimento completo para a viagem.
O avião é de propriedade e operação de Pessoa Jurídica, registrado na categoria do transporte privado (TPP/RBAC-91), com último registro de compra/transferência em julho de 2021. O avião é aprovado para até cinco passageiros (e mais um piloto) e MTOW de 2.494 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido agosto de 2021 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até agosto de 2022.

Em altitude de 3.059 pés, o Aeródromo Bacacheri (SBBI) tem pista 18/36 de 31 x 1.390 m. (com LDA de 1.090 m. para pista 18, por deslocamento da cabeceira de 300 m., e de 1.390 m. para pista 36), de asfalto, com faixa livre de 150 x 1.510 m. O aeroporto é controlado e opera vôos VFR diurno/noturno e IFR diurno/noturno.

 

Atualização: a ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente de falha de motor em vôo (SCF-PP).

Pela súmula factual inicial, o avião decolou do Aeródromo Estância Santa Maria (SSKG), no município de Campo Grande/MS, com destino do Aeroporto Bacacheri (SBBI), em Curitiba/PR, por volta de 13:45Z, para vôo privado, com seis ocupantes, sendo 5 passageiros e um piloto.

Durante a aproximação para o Bacacheri (SBBI), houve perda de potência no motor esquerdo. O piloto tentou aproximação direta para a cabeceira 18, o avião acabou tocando no gramado ao lado esquerdo da pista e, na sequência, cruzou a pista e colidiu contra o barranco de contenção no lado oposto. O avião teve danos substanciais e os seis ocupantes saíram ilesos. O acidente está registrado no horário de 16:05Z (ie, 02h20m de vôo).

O avião foi retido para a investigação aeronáutica.