Barras de ouro (pesando 3 kg) são encontradas escondidas a bordo de Seneca obrigado por ATC a pousar em Porto Velho/RO, por falta de PLN, em 29.06.22


Com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), a Polícia Federal (PF) apreendeu, em Porto Velho (RO), seis barras de ouro pesando aproximadamente 3 kg embarcadas em um avião bimotor. A ação aconteceu nesta terça (28) durante operação de enfrentamento a crimes cometidos com o uso de aeronaves.

O ouro estava escondido em um “compartimento secreto” do avião.

Segundo informado pela PF, a FAB identificou o avião sem Plano de Vôo sobrevoando o espaço aéreo de Porto Velho, e determinou o pouso imediato. Após pouso, os policiais federais encontraram no interior do avião os pacotes suspeitos.

Ainda de acordo com a polícia, os procedimentos legais e administrativos foram lavrados na Superintendência da PF em Porto Velho onde as investigações continuam para identificar os demais envolvidos.

“Essa atividade faz parte de esforço conjunto e integrado das forças envolvidas para a repressão a vôos ilícitos de pequenas aeronaves”, informou a corporação.

O avião envolvido é EMBRAER/NEIVA EMB-810C Seneca II de matrícula PT-EEI (registro de produção sn 810042, fabricação 1977), operado pela Liderar Táxi-Aéreo (uma empresa do DF não-homologada pela ANAC), registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência em janeiro de 2011. O avião é aprovado para até cinco passageiros e MTOW de 2.073 kg, para operação IFR diurno/noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em julho de 2017, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até junho de 2023.

Porto Velho é circundada pela CTR Porto Velho (de área circular de raio 15 MN, da superfície até FL025, um espaço aéreo Classe “C”), esta sendo circundada pela TMA Porto Velho/SBWV (de área circular de raio 40 MN, do FL025 até o FL145, um espaço aéreo Classe “C”). A CTA Amazônica – setor 8, como espaço aéreo Classe “D”, circunda a TMA, entre o FL100 e o FL145.

Dentro da área da CTR, além do Aeroporto Gov. Jorge Teixeira (SBPV), estão os aeródromos privado “Zirondi” (SSZD) e público “Aeroclube de RO” (SWRO).  E dentro da área da TMA, ainda estão os aeródromos privados “Fazenda Triunfo” (SJTN), a cerca de 30 MN a sudeste de SBPV, e “Fazenda Mustang II” (SWLM), a 38 MN a SE de SBPV e 8 MN a SE de SJTN.

Uma pequena porção da área da TMA (a sudoeste de SBPV) está na ZIDA (Zona de Identificação de Defesa Aérea), uma faixa fronteiriça pelo país de largura de 100 MN, de controle (via Plano de Vôo, de apresentação compulsória) das aeronaves circulando neste espaço.