Bebê com malformação nasce em Tarauacá (interior do AC) e é transferida de avião em emergência de Feijó para Rio Branco para ser operada, em 11.03.23
Fonte: g1 – 07/03/2023
No dia 03 (sexta), uma bebê nasceu em Tarauacá (AC) com um problema congênito (malformação), e recém-nascida, com apenas 3 dias de vida, precisou ser transferida em emergência para Rio Branco, para ser internada e ser operada na Maternidade Barbara Heliodora. A bebê foi internada em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da maternidade assim da chegada no domingo dia 05 e na terça (07) passou por procedimento cirúrgico.
A bebê nasceu na sexta dia 03 e teve alta hospitalar, com a mãe, no domingo no dia 05, mas tão logo chegando em casa, com a bebê apresentando um quadro anormal, os seus pais retornaram ao hospital. Com diagnóstico de ânus imperfurado, a bebê precisou ser transferida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para a cidade de Feijó (25 MN a leste), para seguir de avião contratado pelo Estado para Rio Branco (178 MN a sudeste).
O vôo foi contratado pelo Estado do AC, com serviço da operadora da Ortiz Táxi-aéreo Ltda., que destacou o modelo monomotor turboélice Cessna Caravan C208B. O aparelho que cumpriu o vôo foi o de matrícula PR-OTZ, de registro de produção sn 208B2333 e fabricação 2021, de propriedade do Banco da Amazônia S.A sendo a “Ortiz” a operadora via contrato de alienação fiduciária; o aparelho é registrado na categoria de transporte de serviço público não-regular (TPX – Táxi-aéreo), com último registro de compra/transferência em setembro de 2012. O avião é aprovado para até nove passageiros e MTOW de 3.969 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em agosto de 2020, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até agosto próximo.
A Ortiz Táxi-aéreo Ltda. é uma empresa acreana, com sede em Senador Guiomard, município na região metropolitana de Rio Branco, ao sul (cerca de 10 MN). A empresa é aprovada para operar os modelos monomotor a pistão EMBRAER/NEIVA EMB-720C “Minuano”, bimotor a pistão EMBRAER/NEIVA EMB-810C “Seneca II” e EMB-810D “Seneca III” e o monomotor turboélice Cessna Caravan C208B (o único do modelo aprovado para transporte de carga e para serviço aeromédico).
A transferência da bebê no domingo dia 05 foi o primeiro vôo aeromédico noturno no aeródromo de Feijó, segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (DER-Acre). O local passou recentemente por obras de recuperação da pista de pouso com instalação de sistema de iluminação (balizamento).
“Tivemos o primeiro vôo noturno, garantindo transporte para Rio Branco, e essa viagem representa quão significativos são os investimentos realizados pelo Estado nos aeródromos do Acre”, disse o presidente do DER-Acre, Petronio Antunes, em site oficial.
O “Novo Aeródromo de Feijó” (SNOU) é privado, com pista (03/21) de 24 x 1.150 m., de asfalto, com resistência de pavimento para aeronaves com até 5.500 kg, em elevação de 551 pés, com aprovação para operação VFR diurno/noturno, sendo dotado de esquema de luzes de pistas (balizamento) básico. Anteriormente, a pista tinha 1.200 m. (com a mesma largura, de 24 m., e resistência de pavimento, da atual condição, para operação VFR diurno). O aeródromo dista 178 MN a NW de Rio Branco/SBRB e 148 MN a SE de Cruzeiro do Sul (SBCZ).
Tarauacá conta com o aeródromo público-municipal (SBTK) com pista (14/32) de 14 x 1.130 m., de asfalto, com resistência de pavimento para aeronaves com até 5.700 kg, em elevação de 646 pés, com aprovação para operação VFR diurno. O aeródromo conta com serviço de informação de aeródromo-meteorologia por Estação de Radiodifusão Automática de Aeródromo – MET ERAA -, com funcionamento 24H.
O Acre tem quatro aeródromos interioranos que podem operar vôos em período tanto diurno como noturno, nas cidades de Feijó, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, e ainda em Xapuri para operação diurna. Além do aeródromo de Feijó (SNOU), estes outros três aeródromos têm os seguintes dados:
- aeródromo privado Marechal Thaumaturgo (SDP8) – a 294 MN a W-NW de NW de Rio Branco/SBRB e 82 MN ao sul de Cruzeiro do Sul (SBCZ), com pista (15/33) de 18 x 1.200 m., de asfalto, com resistência de pavimento para aeronaves com até 5.100 kg, em elevação de 646 pés, com aprovação para operação VFR diurno/noturno.
A inscrição (inclusão) do aeródromo (SDP8/AC0010) no cadastro aeroportuário foi com a Portaria n° 6.402/SIA, de 12/11/2021. Anteriormente, até exclusão do cadastro (com a Portaria n° 3.408/SIA, de 26/11/2020) e nova inclusão com novo registro, o aeródromo privado (na mesma locação) tinha código SSMH (AC0010), com com pista (15/33) de 23 x 1.100 m., de asfalto, com resistência de pavimento para aeronaves com até 3.970 kg, em elevação de 751 pés, com aprovação para operação VFR diurno. - aeródromo privado Porto Walter (SDL4) – a 303 MN a NW de Rio Branco/SBRB e 41 MN ao sul de Cruzeiro do Sul (SBCZ) e 41 MN ao norte de Marechal Thaumaturgo (SDP8), com pista (01/19) de 18 x 900 m., de asfalto, com resistência de pavimento para aeronaves com até 5.100 kg, em elevação de 699 pés, com aprovação para operação VFR diurno/noturno.
A inscrição (inclusão) do aeródromo (SDL4/AC0008) no cadastro aeroportuário foi com a Portaria n° 6.060/SIA, de 30/09/2021. Anteriormente, até exclusão do cadastro (com a Portaria n° 3.479/SIA, de 26/11/2020) e nova inclusão com novo registro, o aeródromo privado (na mesma locação) tinha código SIRW (AC0008), com pista (17/35) de 18 x 900 m., de asfalto, com resistência de pavimento para aeronaves com até 3.970 kg, em elevação de 794 pés, com aprovação para operação VFR diurno. A Portaria nº 1.135/SIA, de 26/04/2020, tornou pública a aplicação de medida administrativa cautelar de proibição às operações de pouso/decolagem, exceto quando de operações de emergência médica, mediante prévia autorização do proprietário/operador do aeródromo) na então pista privada Porto Walter (SIRW). - aeródromo privado de Xapuri (SD7H) – ARP 10°39’48”S/068°29’10”W– a 59 MN a SW de Rio Branco/SBRB, com pista (17/35) de 20 x 750 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 8 e resistência de subleito média, em elevação de 600 pés, com aprovação para operação VFR diurno.
A inscrição (inclusão) do aeródromo (SD7H/AC0005) no cadastro aeroportuário foi com a Portaria n° 4.380/SIA, de 01/03/2021. Anteriormente, Portaria nº 903/SIA, de 30/03/2020, exclui do cadastro de aeródromos públicos o aeródromo de Xapuri (CIAD AC0005), com locação nas coordenadas 10°38’01”S/068°33’02”W (a 4,2 MN a noroeste do atual aeródromo).
Segundo DER-Acre foram investidos mais de R$ 16 milhões de recursos próprios na melhoria da infraestrutura aeroviária do Estado e para atender a população, especialmente, dos municípios mais distantes.