Bebê em estado grave após afogamento em piscina residencial em Posse é transferida para internação por avião do Gov. para Goiânia/GO, em 03.07.22


Fonte: g1 – 03/07/2022
Um avião bimotor Beechcraft Baron 58 do Corpo de Bombeiros de GO transportou uma bebê de 1 ano e 8 meses, em estado grave, de Posse, região nordeste de GO, para Goiânia, para internação no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL).

A bebê foi resgatada no sábado (2) após se afogar na piscina de casa, em Posse, sendo encontrada flutuando pela mãe, que a socorreu e tirou da água e chamou o resgate. Inicialmente, a menina foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada para hospital municipal. Os médicos estabilizaram o bebê e pediram transferência para outra unidade. 

Segundo o boletim médico divulgado às 07:45 deste domingo, a menina está em estado grave, sedada e com respiração mecânica.

Quase na divisa de GO com a BA, Posse dista 225 MN a nordeste de Goiânia. O município é servido pelo aeródromo público/estadual “Oriçanga de Abreu” (SWPZ), a 2 MN a SE do centro urbano local, em elevação de 2.759 pés, com pista (10/28) de 25 x 1.500 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 18 e resistência de subleito média; o aeródromo é homologado para operação VFR diurna e noturna. O município ainda conta com dois aeródromos privados, com as pistas-fazenda “Agropecuária Rio da Prata” (SWCI), com pista (16/34) asfaltada, de 18 x 895 m., em elevação de 1.752 pés, e “Fazenda Macaúba” (SDS2), com pista (18/36), asfaltada, de 20 x 900 m., em elevação de 2.920 pés.

Conforme RAB, o avião Baron 58 – de matrícula PP-VER, registro de produção sn TH-906, fabricação 1978 – é propriedade de Pessoa Física e operado pela Corpo de Bombeiros Militar de GO, sob Ordem Judicial de Nomeação de Operador, estando registrado na categoria do transporte da Administração (pública) Direta Estadual/ADE, com último registro de compra/transferência em abril de 2018. O avião é aprovado para capacidade de até cinco passageiros e MTOW de 2.449 kg, para operação IFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio de 2021 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade maio de 2023.

O avião foi entregue ao Corpo de Bombeiros Militar de GO pelo Poder Judiciário em outubro de 2021, destinando-se para o transporte de órgãos para doação, de vacinas e prestar serviço de apoio a missões de combate a incêndios. O avião foi apreendido em 2019, no aeródromo de Anápolis, pelo seu uso por quadrilha internacional de tráfico de drogas, numa ação conjunta das Polícias Federal e Militar de GO.