Beechcraft Denali completa o primeiro vôo, em 24.11.21
Na manhã desta terça dia 23, a Textron Aviation completou o primeiro vôo do monomotor turboélice Beechcraft Denali, com decolagem do Aeroporto Nacional Eisenhower, em Wichita (no Kansas) e sobrevôo da região central e sul do Estado do Kansas, atingindo altitude de 15.600 pés e velocidade máxima de 180 KT, em um vôo que durou 02h50m. O avião foi conduzido pelo piloto de testes sênior Peter Gracey e o chefe de pilotos de testes Dustin Smisor.
Os dois pilotos testaram o desempenho, estabilidade, capacidade de manobra e controle da aeronave durante as quase 3 horas de vôo. Avaliando os sistemas de propulsão e de ambiente de cabine, controles de vôo e aviônicos, a aeronave atingiu uma altitude de 15.600 pés e uma velocidade máxima de 180 KT. Gracey saiu do primeiro vôo impressionado, dizendo: “Do início ao fim do vôo, o Denali foi simplesmente perfeito. É uma aeronave excelente para voar. O motor Catalyst foi excelente e a aeronave teve o desempenho que esperávamos. Os primeiros vôos realmente não podem ser mais tranquilos do que isso. Estamos realmente tendo um excelente início para o programa de testes de vôo do Denali”.
“O vôo histórico de hoje não é apenas uma ocasião significativa para o Denali, é um momento verdadeiramente grande para nossos funcionários, fornecedores e clientes que estarão voando nesta aeronave”, disse o presidente e CEO da Textron Aviation, Ron Draper. “Com seu motor mais ecológico e a maior cabine de sua classe, esta é uma aeronave que mudará o cenário para aeronaves turboélice monomotor de alto desempenho. O vôo de hoje é apenas o começo para o que prevemos que será uma longa lista de realizações importantes à medida que preparamos a aeronave para a certificação e entregas ao cliente”, completou Draper.
Vídeo – canal Textron/Beechcraft YTb:
https://www.youtube.com/watch?v=0Vj1ya4ZcS0
Dois outros protótipos de teste de vôo e mais três “artigos” de testes de solo serão usados no programa de certificação, que é esperada para 2023.
Originalmente com a marca Cessna até meados de julho, o Denali acabou passando para marca Beechcraft por questão de estratégia de marketing de produto e mercado. Com um novo projeto de turboélice em 50 anos, o avião é equipado com aviônica Garmin G3000 com tela sensível ao toque, incluindo três telas LCD larga – com dimensão diagonal de 14 polegadas -, com recursos de visão sintética, ADS-B IN/OUT e radar meteorológico de preditivo.
Com um alcance esperado de 1.600 MN (em regime de cruzeiro de alta velocidade e cinco ocupantes, sendo um piloto e quatro passageiros), o Denali terá capacidade para voar de Los Angeles para Chicago, New York para Miami ou Londres para Moscou. Com velocidade máxima de cruzeiro de 285 KT e uma carga-paga com abastecimento completo de 1.100 lb., o Denali é configurável para missões de passageiros e também carga, com sua cabine de piso plano.
A cabine conta com uma porta de carga traseira de 53 por 59 polegadas (134,6 x 149,9 cm) bem como recursos de aeronave executiva, como sistema de pressurização digital que mantém uma cabine à pressão-altitude 6.130 pés em vôo à altitude de 31.000 pés, e o item opcional de um lavatório com assento com cinto com porta divisória. Grandes janelas de passageiros, iluminação interna de LED e opções para um armário de bebidas e um compartimento de bagagem acessível durante o vôo completam as características do Denali.
O Denali será oferecido com duas configurações de cabine de passageiros, uma executiva com seis poltronas reclináveis individuais, mesas em configuração club e uma unidade de restabelecimento/repouso e uma “transportadora” de alta densidade com nove assentos voltadas para dianteira do avião.
O primeiro vôo do Denali aconteceu após as primeiras giros em solo do novo motor Catalyst, da GE Aviation, já instalado no protótipo Denali no final de agosto.
O novo motor da GE produz 1.300 SHP e é equipado com FADEC e sistema de monitoramento de tendências, o que fornecerá manutenção na condição (no estado) sem inspeção de seção quente de “meia-vida” necessária. O Catalyst também pode operar com combustível de aviação sustentável (SAF) e com menos queima de combustível do que motores turboélices mais antigos. O grupo motopropulsor conta com hélice McCauley pentapá com lâminas de composite, de 105 polegadas (266,7 cm.) de diâmetro, de velocidade constante, totalmente embandeirada com passo (pitch) reversível e proteção contra congelamento. O sistema FADEC e mais uma manete única de controle do grupo motopropulsor facilita a carga de trabalho do piloto.
O cockpit apresenta o conjunto de aviônica intuitiva Garmin G3000 com controles de alta resolução e tela sensível ao toque. Um auto-throttle Garmin integrado é um recurso padrão, que faz interface com o Sistema de Controle de Voo Automático (AFCS – Automatic Flight Control System) e Sistema de Gerenciamento de Vôo (FMS – Flight Management System) para fornecer controle de velocidade fácil em todos os regimes de vôo, da decolagem ao pouso.
O primeiro vôo do Denali é um importante marco para toda a indústria, por se tratar de um novo projeto tanto de avião como de motor. Com um monomotor turboélice com espaçosa cabine pressurizada, economia de combustível e aviônica avançada, a Textron espera dominar o mercado neste segmento, de avião moderno de nova geração e alto desempenho, incorporando as novas tecnologias e estado da arte da indústria aeronáutica.
A Beechcraft – marca-subsidiária da Textron – herdou o projeto do SET – Single Engine Turboprop – original, lançado em 2015 com o objetivo de assumir o domínio no segmento de mercado dos monomotores turboélice de alto desempenho Pilatus PC-12 e Daher-Socata TBM, com motorização PT6 renovada. Os custos crescentes de combustível, seguro e manutenção reforçaram o caso de uma aeronave monomotor e a lendária confiabilidade de motores de turbina bem desenvolvidos, mas já projetos envelhecidos.
O motor turboélice favorito de todos, o PT6 da fabricante canadense Pratt & Whitney foi um projeto de um programa iniciado em 1964. Apesar dos melhores esforços da indústria, suas limitações inerentes ao projeto impediram melhorias na eficiência de combustível, redução de ruído e acessórios modernizados.
A General Electric quer assumir o manto do sistema clássico e estabelecer sua empresa como a pedra angular de motores a turbina de próxima geração na criação do Catalyst. Anunciado com o Denali como aeronave de lançamento, o Catalyst é o primeiro motor em “folha limpa”, um projeto e design totalmente novo, do tipo turboélice) em mais de 50 anos. [EL] – c/ fontes