Beechcraft entrega o milésimo monomotor-treinador militar T-6 Texan II, em 15.10.22


A unidade de aviação de Defesa da Beechcraft, da Textron Aviation, anunciou nesta qurta dia 12 a entrega do 1.000º avião monomotor-treinador militar T-6 Texan II. O milésimo aparelho é um T-6C, um dos cinco aviões para o Esquadrão de Combate 116, baseado Palanquero, da Força Aérea da Colômbia.
A marca ocorreu logo após a frota global do modelo ter ultrapassado o marco de cinco milhões de horas de vôo.

“É uma honra comemorar a milésima entrega de uma aeronave verdadeiramente lendária”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation. “As Forças Aéreas e pilotos mais avançados do mundo confiam em nós para entregar uma ótima aeronave que lhes permita tornar o mundo um lugar melhor e mais seguro. Nossa força de trabalho, de nível mundial, vai além para projetar, fabricar, entregar e dar suporte ao melhor treinador de vôo militar do mundo. É uma honra que as nações parceiras continuem confiando no Beechcraft T-6 Texan II como o padrão-ouro em capacidades de treinamento”, completou Draper.

Com designação interna de modelo 3000, o T-6 é uma versão ‘americanizada’ do Pilatus PC-9. A Beechcraft – na época de propriedade da Raytheon – modificou a aeronave como PC-9 Mk II para atender aos requisitos da competição da Joint Primary Aircraft Training System (Sistema de Treinamento de Aeronave Primário Conjunto). O PC-9 Mk II foi declarado vencedor em 1995, levando a uma compra em larga escala para substituir os Cessna T-37 da Força Aérea do EUA e os Beech T-34C Turbo-Mentor da Marinha do EUA. O primeiro exemplar do T-6A Texan II voou pela primeira vez em 15 de julho de 1998, e a aeronave entrou em serviço com a Força Aérea do EUA no final de 2000.

A Beechcraft produziu cinco versões de treinador. O T-6A inicial foi seguido pelo T-6B para a Marinha, com um cockpit digital “de vidro”, que foi aprimorado ainda mais como o T-6C, principalmente para exportação. Um pequeno número de aparelhos na variante T-6D – um híbrido das variantes T-6B e T-6C – foi adquirido pelo Exército do EUA.  O CT-156 Harvard II é uma versão semelhante ao T-6A para o treinamento de vôo da OTAN, no Canadá.

Várias versões armadas também foram produzidas, incluindo o T-6A NTA, para a Grécia, o demonstrador AT-6B e o T-6C+, que é a versão de exportação armada atual. O derivado AT-6E Wolverine é uma versão ISR armada/ataque leve dedicada mais sofisticada, que foi vendida para a Tailândia junto com o T-6C, como AT-6TH, e também para a Força Aérea do EUA para testes.

Além das Forças Aéreas citadas, a variante T-6/AT-6 foi comprada pela Argentina, Iraque, Israel, México, Marrocos, Nova Zelândia, Tunísia e Reino Unido, de um total de 13 países. Em junho de 2021, foi anunciado que o Vietnã estava procurando adquirir o modelo para melhorar seu programa de treinamento de pilotos. [EL] – c/ fontes