Beechcraft G36 Bonanza tem incidente de estouro de pneu em pouso em São José dos Campos/SP, em 16.08.22


No dia 05 de julho, o monomotor Beechcraft G36 Bonanza (BE36) de matrícula PR-HAZ decolou do Aeródromo de São Joaquim da Barra (SDJO), nesta localidade de SP, no extremo norte do Estado, com destino do Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf (SBSJ), em São José dos Campos/SP, a 193 MN a SE, em vôo privado, com três ocupantes, sendo dois passageiros e um piloto. Na corrida do pouso às 18:25Z (15:25LT), houve o estouro do pneu direito do trem principal. O avião teve danos leves.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de “Estouro de Pneu” (SCF-NP).

No tocante da investigação aeronáutica pela CENIPA, o avião foi liberado para o operador. Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência foram encerrados.

O Beechcraft G36 Bonanza (BE36) de matrícula PR-HAZ é o aparelho com registro de produção sn E-3825 e ano de fabricação 2008. O avião está registrado na categoria do transporte privado (TPP), propriedade e operado por Pessoa Jurídica, com último registro de compra/transferência em maio de 2008. O avião é aprovado para até cinco passageiros (e mais um piloto) e MTOW de 1.656 kg, para operação IFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em março de 2021 e Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até dezembro.

Em altitude de 2.133 pés, o aeródromo público de São Joaquim da Barra (SDJO) em pista (14/32) de 23 x 1.374 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 27 e resistência de subleito alta, com homologação para operação VFR diurna. As duas cabeceiras são deslocadas: a cabeceira 14 em 183 m. e a cabeceira 32 em 54 m. Como distâncias declaradas de decolagem, para pista 14 TORA=TODA é de 1.320 m. [=1.374 -54], para pista 32 TORA=TODA é de 1.191 m. [=1.374 -183], com ASDA de 1.374 m. para as duas pistas.

Uma possível rota (IFR – com PLN “Z”) para a viagem consistiria, na decolagem, em seguir para o bloqueio do rádio-auxílio VOR Ribeirão Preto (RPR), a 33 MN de SDJO, e seguir na aerovia Z82 (FL mín. 210), ou na sua projeção (inferiormente), até o destino, bloqueando o VOR Pirassununga (PIR), a 56 MN de “RPR”, e seguir balizado também pelo VOR de São José do Campos (SCP), a 111 MN de “PIR”, perfazendo uma distância de 200 MN.

Em elevação de 2.123 pés, o “Professor Urbano Ernesto Stumpf” (SBSJ) tem pista (16/34) de 45 x 2.676 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 71. O aeroporto opera com serviços de controle de tráfego aéreo, havendo para operações IFR procedimentos de aproximação para as duas cabeceiras, por navegação convencional VOR e por satélite (RNP); a operação na pista 16 conta também com procedimentos ILS.

O “Professor Urbano Ernesto Stumpf” (SBSJ) tinha tempo bom, com visibilidade de 8 km e sem nuvens significativas (no METAR vigente da hora do pouso), com vento SW-W de 250º (272º – mag.) de 04 KT, temperatura do ar de 25ºC e pressão atmosférica de 1.020 hPa.

METAR SBSJ 051700Z 23004KT 140V290 CAVOK 25/02 Q1020=
METAR SBSJ 051800Z 25004KT 8000 NSC 25/06 Q1020=
METAR SBSJ 051900Z 22005KT 160V250 8000 NSC 25/06 Q1020=