Belga Sabca por iniciar entrega de componentes do suíço Pilatus PC-12 produzidas em linha de fabricação em Casablanca (Marrocos), em 30.12.21


A fabricante suíça Pilatus Aircraft planeja receber seus primeiros componentes do monomotor turboélice PC-12 de fabricação marroquina no final do ano que vem, dentro de um acordo com a especialista internacional em estruturas aeroespaciais Sabca, que está transferindo alguns trabalhos de aeroestruturas para uma nova fábrica em Casablanca (Marrocos), além da sua planta de produção na Bélgica.

Para entrega dos componentes para a linha de montagem final da Pilatus em Stans, na Suíça, a Sabca espera entregar a primeira fuselagem e estrutura de asa produzida em Casablanca até o final de 2022.

Em agosto, a Pilatus assinou um acordo com a Sabca cobrindo a fabricação de fuselagem, asas e controles de vôo do PC-12, incluindo instalação de fiação elétrica.

A Sabca está investindo mais de 180 milhões de Dirhans (US$ 19 milhões) numa nova fábrica de 16.000 m² (172.000 pés²) que abrigará a linha de montagem de aeroestruturas do PC-12 na região de Nouaceur (província na região marroquina de Casablanca-Settat). A fábrica deve gerar inicialmente 100 novos empregos, com expectativa de crescimento com o tempo. A Sabca está colaborando com o Institute of Aeronautical Trades no treinamento de recursos humanos para o programa PC-12.

Observando sua experiência em aeroestruturas metálicas e compostas, o CEO da Sabca, Thibauld Jongen, disse que o acordo “marca o início da colaboração entre a Pilatus e a Sabca” e acrescentou: “Esta seleção da Pilatus reforça nosso know-how e a competitividade da região”.

Moulay Hafid Elalamy, ministro marroquino da indústria, comércio e economia digital e verde, enquanto isso, considerou a parceria um passo importante na promoção do ecossistema aeroespacial no Marrocos. [EL] – c/ fontes