Bimotor Beechcraft Baron TPP pousa em taxiway no Santa Genoveva/Goiânia (GO), que era utilizada por um B.737 para deslocamento ao pátio, em 17.08.22
No dia 13 (sábado), o bimotor Beechcraft Baron 58 de matrícula PS-JVA (apenas com piloto a bordo) estava autorizado para pousar na pista 32 do Aeroporto Santa Genoveva (SBGO), em Goiânia/GO, por volta de 20:00Z (17:00LT), mas acabou pousando na taxiway “J” (paralela à pista 14/32). O bimotor não teve danos, e não houve danos a terceiros.
No momento do pouso do Baron, um B.737 da Gol Linhas Aéreas (no vôo GLO1958) estava em deslocamento ao final da taxiway “J” em direção ao pátio 2. O Baron parou após a corrida de pouso (na TWY “J”) a cerca de 1.000 m. do jato B.737 da Gol, não tendo havido contratempos.
O Baron havia decolado do Santa Genoveva (SBGO).
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente grave. No tocante da investigação aeronáutica pela CENIPA, o avião foi liberado para o operador. Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência foram encerrados.
O Santa Genoveva (SBGO) tem pista (14/32) de 45 x 2.286 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 67. As duas cabeceiras são dotadas de sistema PAPI. Existem duas taxiways paralelas à pista (14/32), a TWY “A”, para acesso ao terminal 1, e a TWY “J”, para acesso do terminal 2, uma área da expansão do aeroporto. As TWY “A” e “J” permitem o ingresso recuado à cabeceira 14 (“A”-“B” e “J”-“F”) e diretamente na cabeceira 32 (“A”-“E” e “J”-“T”). As duas taxiways – “A” e “J” – são asfaltadas, a “A” com pavimento PCN 34 e a “J” com PCN 64, e com largura de 23 m. de largura.
O tempo no Santa Genoveva (SBGO) era muito bom, conforme boletins METAR, com reporte da condição “CAVOK” (ie, visibilidade de 10 km ou superior, sem nuvens de significado operacional ou sem fenômeno de tempo significativo), com vento predominante de 190º (211º – mag.) de 6 KT com incidência variando (120º) entre 130º (151º – mag.) e 250º (271º – mag.)
METAR SBGO 131900Z VRB05KT CAVOK 32/09 Q1019=
METAR SBGO 132000Z 19006KT 130V250 CAVOK 32/09 Q1019=
METAR SBGO 132100Z 13006KT CAVOK 30/09 Q1019=
O Beechcraft Baron 58 (BE58) de matrícula PS-JVA é o aparelho com registro de produção sn TH-789 e ano de fabricação 1977. O avião está registrado na categoria do transporte privado (TPP), propriedade e operação compartilhada entre duas Pessoas Jurídicas, com último registro de compra/transferência em maio de 2022. O avião é aprovado para até cinco passageiros (e mais um piloto) e MTOW de 2.449 kg, para operação IFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em junho e Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até junho de 2023.