Bimotor Baron 58 de matrícula brasileira apreendido em Loreto, no Peru, durante embarque de droga, é confiscado e incorporado à Força Aérea peruana para avião de treinamento, em 18.05.22


O avião bimotor Beechcraft Baron 58 de matrícula PR-OMS (registro de produção sn TH-124, fabricação 1971) foi incorporado no final de abril à frota da Força Aérea Peruana (FAP), após apreensão em agosto do ano passado em território peruano, por uso no transporte de droga.

O avião foi apreendido numa operação contra o narcotráfico organizada pela Polícia Nacional Peruana, quando foi encontrado numa pista clandestina na região amazônica de Loreto sendo embarcado de 500 kg de cocaína. Na sequência o avião foi confiscado.

A cessão definitiva do avião para a FAP foi autorizada pela Ministério da Justiça e Direitos Humanos do Peru, no âmbito do Programa Nacional de Bens Apreendidos. O avião aprendido servirá na Escola de Aviação Civil da FAP, no treinamento de pilotos de aviões de transporte; segundo o Ministério da Defesa, o avião também poderá ser utilizado em missões de busca e salvamento.

Conforme RAB, o avião era propriedade e operado por Pessoa Física, sendo registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência em março de 2019. O avião era aprovado para capacidade de até cinco passageiros e MTOW de 2.449 kg, para operação IFR diurna/noturna. O último Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido abril de 2019 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até fevereiro de 2021 (estando vencido quando da apreensão no Peru).

Loreto é um departamento do Peru localizado no nordeste do país, na Amazônia peruana. Limita ao norte com o Equador e a Colômbia, a leste com o Brasil, ao sul com Ucayali e a oeste com San Martín e Amazonas. Sua capital e cidade mais populosa é Iquitos.