Bimotor leve encontrado queimado em lavoura em Aral Moreira (no MS), região de fronteira Brasil/Paraguai, em 09.12.21


Fonte: g1 – 09/12/2021
Um avião bimotor de pequeno porte foi encontrado queimado numa lavoura em Aral Moreira (MS), na região de fronteira Brasil/Paraguai, após suposto acidente, na noite desta quarta (08).

O Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) divulgou que há indícios de que os ocupantes deixaram o local do suposto acidente, após uma tentativa de pouso de emergência.

“Temos inicialmente que essa aeronave foi preparada para um pouso de emergência, teria apresentado uma perda de potência em um dos motores e por conta disso se preparou para um pouso de emergência, recolhendo os trens, com flape acionado”, descreve a delegada Ana Cláudia Medina, do DRACCO. A delegada ainda disse que a aeronave não tinha condições legais de vôo e que era objeto de bloqueio judicial.

Equipes do DRACCO e de investigação da Delegacia de Aral Moreira estiveram durante toda a manhã desta quinta (09) analisando o local do acidente.

Ainda de acordo com a delegada, a proa do avião estava virada para o lado paraguaio, o que poderia indicar que a aeronave tinha como rumo o país vizinho.

Segundo o apurado pelas equipes especializadas, não há sinais de vítimas no local.

Além disso, o incêndio que se sucedeu à queda teria sido provocado. “Inclusive, há indícios no local de desembarque desses passageiros e que o incêndio foi provocado e não por conta do sinistro em si”, explica a delegada Medina.

Os destroços da aeronave serão removidos do local e encaminhados para o pátio do DRACCO para as demais avaliações e vistorias.

Atualização: na divisa Brasil-Paraguai, a localidade de Aral Moreira (centro) dista cerca de 160 MN a SW de campo Grande, e cerca de 25 MN ao sul de Ponta Porã e 65 MN a SW de Dourados.

Cadastro aeroportuário tem seis aeródromos privados inscritos:
1 – Fazenda Cedro (SSYZ) – em el. 1.594 pés, com pista (09/27) de 23 x 1.000 m. de asfalto, para aeronave com peso máx. 5.700 kg, distando 14 MN a NE do centro de Aral Moreira
2 – Fazenda Karl Hermann Isenberg (SSKH) – em el. 1.850 pés, com pista (09/27) de 20 x 800 m. de terra, para aeronave com peso máx. 5.600 kg, distando 5,5 MN a NE-E do centro de Aral Moreira
3- Fazenda Santa Maria (SNKO) – em el. 1.460 pés, com pista (03/21) de 23 x 850 m. de grama, para aeronave com peso máx. 5.600 kg, distando 21,5 MN a NE-E do centro de Aral Moreira
4 – Fazenda Ponte Quihá (SNWU) – em el. 1.575 pés, com pista (04/22) de 40 x 880 m. de grama, para aeronave com peso máx. 4.000 kg, distando 8 MN a SE do centro de Aral Moreira
5 – Romaer Aviação Agrícola (SIDS) – em el. 1.896 pés, com pista (08/26) de 18 x 800 m. de cascalho, para aeronave com peso máx. 5.700 kg, distando 2,5 MN a leste do centro de Aral Moreira
6 – Fazenda Bom Destino (SDC6) – em el. 1.430 pés, com pista (08/26) de 18 x 950 m. de terra, para aeronave com peso máx. 5.600 kg, distando 18 MN a leste do centro de Aral Moreira

A região é de jurisdição do CINDACTA-II (FIR Curitiba – SBCW), sendo Espaço Aéreo Classe G, e copondo a faixa ZIDA (Zona de Identificação de Defesa Aérea) Continental (os aeródromos cadastrados na localidade estando situados nesta), portando o vôo nesta zona sendo requerido de obrigatória apresentação de Plano de Vôo, independente de regra de operação e dos aeródromos de partida e destino.

O avião seria o EMBRAER/NEIVA EMB-810D Seneca III de prefixo PT-RTP (registro de produção sn 810505, ano de fabricação 1983), com propriedade/operação em nome de uma Pessoa Física, registrado na categoria do transporte privado (TPP/RBAC-91), com último registro de compra/transferência em dezembro de 2020.

O avião estava com status de “Bloqueio Judicial/Restrição de Vôo”, em situação de Certificado de Aeronavegabilidade (CA) suspenso por “Pendências Judiciais”. O CA foi emitido janeiro de 2021, enquanto o CVA (Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade) estava válido até julho de 2022. O avião está aprovado para capacidade de até seis passageiros e MTOW de 2.155 kg, para operação IFR diurna/noturna.