Blackhawk Aero (BAT) bate marca da 150ª atualização Engine+ do Cessna Caravan, em 03.12.23


No dia 16 de outubro, a Blackhawk Aerospace anunciou a conclusão de sua 150ª atualização do monomotor Cessna Caravan Engine+.

A Blackhawk Aero oferece duas opções de atualização-remotorização Pratt & Whitney Canada (P&WC) para operadores de Caravan (modelos Caravan e Grand Caravan): as conversões “Vy”, com a unidade PT6A-42A (de 903 ESHP e 850 SHP), e “XP140”, com o motor PT6A-140 (de 912 ESHP e 867 SHP).

No prospecto da conversão “Vy”, a Black Aero indica velocidade de cruzeiro máxima de 189 KTAS, subida melhorada em 35% em termos de razão e de 50% em termos de tempo de ascensão, e distância de decolagem encurtada em 22% (em operação NMM à temperatura ISA+20). A TBO é de 3.600 horas.
Folder:
https://www.blackhawk.aero/upgrade/caravan-vy/

No prospecto da conversão “XP140”, a Black Aero indica velocidade de cruzeiro máxima de 195 KTAS, subida melhorada em 37% em termos de razão e distância de decolagem encurtada em 22% (em operação NMM à temperatura ISA+20). A TBO é de 4.000 horas.
Folder:
https://www.blackhawk.aero/upgrade/caravan-xp140/

“Este é um marco importante no sucesso do nosso programa Caravan”, disse o presidente e CEO da Blackhawk Aerospace, Jim Allmon. “Para essas fuselagens robustas, mais potência é uma necessidade para a capacidade da missão, e estamos honrados em fornecer soluções que dão nova vida à frota”, completou Allmon.

As operações de Cessna Caravan abrangem uma variedade de perfis de missão, incluindo aplicações de carga, corporativas, de passageiros e militares. Em cada caso, a atualização (upgrade) Engine+ da Blackhawk oferece um aumento significativo na potência disponível, o que proporciona razões de subida expressivas, margens de segurança maiores, acesso a mais destinos, incluindo aqueles em condições de operação em aeródromos em alta altitude e em alta temperatura, como pistas com piso não-preparado.

Uma operadora-cliente Blackhawk é a Air Services Limited, de Georgetown, na Guiana. Durante 50 anos, a operadora sulamericana conquistou a reputação de ser a marca mais confiável no céu da Guiana, oferecendo serviços regulares, vôos charteres, transporte aeromédico e vôos panorâmicos por algumas das mais belas paisagens do mundo, como as Cataratas Kaieteur.

E, à ocasião, a Air Services fez novo pedido de sua 11ª atualização XP140 Engine+.

A operadora da Guiana divulga que a conversão de motorização da Blackhawk foi uma “virada de jogo” para sua frota de Caravan. “A potência adicional disponível é crucial para as nossas operações”, disse Bhesham Persaud, da Air Services Limited. “Isso nos permite decolar, subir e navegar em níveis que não podíamos antes, o que amplia nossa versatilidade para operar com segurança em todos os cantos da Guiana”, acrescentou Persaud. [EL]