Blackhawk Aero (BAT) certifica STC/AML de instalação do Garmin GI-275 como ESI na linha executivos Cessna Citation 500/501/550/S550/560, em 02.12.12


No dia 28, a Blackhawk Aerospace Technologies (BAT) anunciou a conclusão do Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) para a instalação do instrumento Garmin GI-275 como sistema ESI (Electronic Standby Instrument – instrumento eletrônico de reserva) na linha de jatos executivos Cessna Citation 500/501/550/S550/560. A AML (Approved Model List – lista de modelos aprovados) da STC aplicável a todas as aeronaves com número de série (sn) para os modelos Citation.
O STC permite a opção de uso de um GI-275 alimentado por bateria de lítio interna ou do sistema de bateria reserva existente. O ‘pacote’ de dados totalmente abrangente inclui marcações de velocidade específicas da aeronave para garantir que a instalação do GI-275 seja feita corretamente. Opções para o GI-275, como visão sintética, antena GPS (navegação por satélite) de backup e magnetômetro de rumo, também podem ser adicionadas no momento da instalação.

O atual sistema de instrumento Standby (backup – de reserva) nessas aeronaves tornou-se difícil e muito caro para reparar. A utilização do Garmin GI-275 constitui uma solução econômica e de fácil instalação, juntamente com um kit de aprovação do fabricante de peças (PMA – Part Manufacturer Approval) fornecido.

“Nossos clientes estavam procurando uma solução pronta para uso para um programa antigo para as aeronaves da série Citation 500”, disse Conrad Theisen, vice-presidente de vendas e marketing da BAT. “Ouvimos e desenvolvemos um STC projetado por instaladores, para instaladores, para uma solução de baixo custo”, completou Theisen.

Os kits STC e PMA agora estão disponíveis na rede revendedora autorizada Garmin ou na Blackhawk Aerospace Technologies, em Columbia, no Missouri. [EL]