Blackhawk Aerospace divulga STC em desenvolvimento da remotorização do TBM-700 PWC PT6A-66D (+150 SHP), equiparando modelo ao TBM-850, em 25.07.24


Em postagem no dia 22, Matt Thurber, editor-chefe na mídia AIN, divulgou o atual trabalho da Blackhawk Aerospace do desenvolvimento de Certificado de Tipo Suplementar (STC/CST) para remotorização do monomotor turboélice Daher TBM-700 (-700A, -700B e -700C2), com substituição da unidade original Pratt & Whitney Canada PT6A-64, de 700 SHP, para unidade PWC PT6A-66D, de 850 SHP (ou adição de 150 SHP, ou 21,4% de potência), em parceria com Avex Aviation, a “empresa-irmã” e o centro de vendas e serviços autorizado TBM no EUA, em Camarillo (Califórnia).

O desempenho do TBM-700-XP-66D com novo motor será equiparado ao do TBM-850, de acordo com a Blackhawk.

O tempo para subida até o FL310 para o TBM-700 com motor PT6A-66D será reduzido de 16 minutos e 39 segundos para 14 minutos (uma redução 2m39s, ou 15,9%) , e a velocidade máxima de cruzeiro no FL300 passará de 294 KTAS para 320 KTAS (um aumento de 26 KTAS, ou 8,8%). O ganho envolverá melhor desempenho de subida (uma razão de subida maior em 15%) e de cruzeiro (com maior velocidade), com maior eficiência geral e maiores margens de segurança.
Todos os números de desempenho são preliminares, com valores projetadas, enquanto os testes de vôo estão em andamento.

A remotorização oferecerá opcionalmente a manutenção de hélice original ou troca para hélice pentapá de material composto, com spinner, da MT Propeller ou Hartzell (à base de troca).

A Blackhawk Aerospace também promove a remotorização com custos operacionais mais baixos. Adicionalmente, os operadores usufurirão da garantia dos programs de novos motores da Pratt & Whitney Canada – P&WC Enhanced New-Engine Warranty, de 2.500 horas, ou 5 anos, com cobertura de TBO de 3.500 horas.

Cartão-prospecto TBM-700-XP-66D:
https://www.blackhawk.aero/download/14246

O serviço de remotorização é prometido com prazo de 2 semanas.

O programa inclui hardware do kit de Instalação, documentação STC e Suplemento de Manual de Vôo, direito a treinamento de manutenção de linha P&WC PT6, garantia vitalícia de suporte ao cliente Blackhawk, uma assinatura de dois anos para manuais de peças/manutenção de motores P&WC.

A Blackhawk Aerospace destaca que os clientes disporão de crédito “generoso” da Pratt & Whitney pelos motores originais, conforme tempo restante até a revisão geral.

A Blackhawk Aerospace também promove a remotorização pela valorização da aeronave remotorizada, com maior valor de revenda de qualquer atualização de motor no mercado, apoiado pelo histórico comprovado da Blackhawk, apontando que quase todas as aeronaves com remotorização Blackhawk que foram revendidas dentro de 500 horas após a atualização com preço perto ou acima do investimento combinado da fuselagem e dos motores.

Os visitantes da feira-convenção de aviação EAA AirVenture Oshkosh fly-in, em Oshkosh (no Wisconsin/EUA), entre os dias 22 e 28, poderão ver o aparelho TBM-700C2 de matricula N590JL, que a Blackhawk está modificando, na exposição da Blackhawk Aerospace. A equipe da Avex já renovou este TBM com um novo interior e iluminação interna de LED, pintura nova da ArtCraft Paint e um painel completo de aviônica Garmin – que inclui duas telas de informação de vôo G600 TXi, de 10 polegadas (25,4 cm) -, com sistema de indicação do motor, um controlador de teclado GCU 485, piloto-automático digital GFC-600 com proteção de envelope, um instrumento indicador de atitude de vôo (ADI) standby Garmin GI-275, transponder duplo e radar digital colorido GWX-75R.

AIN on lineBlackhawk Aerospace

“A nova atualização do motor XP-66D exemplifica o compromisso do Grupo Blackhawk em ampliar os limites da inovação na indústria da aviação”, disse Edwin Black, presidente da Blackhawk Aerospace. “Ao fazer parceria com nossa empresa irmã Avex, somos capazes de combinar sua vasta experiência em todas as coisas da TBM com o amplo conhecimento da Blackhawk no desenvolvimento de STC para oferecer uma atualização incomparável para nossos clientes mútuos”, disse Black.

A Blackhawk também anunciou que suas instalações de serviço em Columbia, no Missouri, e em Broomfield, no Colorado, foram renomeadas como Blackhawk Performance Center. As instalações de serviço da Avex em Camarillo, na Califórnia, e em Broomfield e Loveland, no Colorado, passaram a ser designadas Avex Performance Center. Todos estes centros se concentrarão em atualizações de motores, hélices e aviônicos, modificações na fuselagem, manutenção e suporte para aeronaves motorizada à turbina.

“A mudança para a nomenclatura Performance Center capta melhor o trabalho e a atenção aos detalhes fornecidos por essas instalações, bem como o alto grau de habilidade da equipe em cada local”, segundo Blackhawk. [EL]