Blackhawk alcança a marca do milésimo cliente de upgrade Engine+ e anuncia que adicionará Pilatus PC-12 ao seu portfólio de upgrade de motor, com troca de variantes Pratt & Whitney PT6A de -67B para -67P (de alta capacidade térmica), e que segue com pesquisa de aeronaves para ampliação de produtos/serviços de modificação/atualização, em 13.10.21


A Blackhawk Aerospace anunciou que está adicionando a atualização de motor para o monomotor turboélice Pilatus PC-12 no seu portfólio de upgrade/remotorização de aeronaves, com o seu ‘pacote’ denominado XP67P Engine+.

Por meio de Certificado de Tipo Suplementar (STC/CST), a atualização PC-12 XP67P Engine+ substitui o motor turboélice original do Pilatus PC-12 Pratt & Whitney PT6A-67B pela variante PT6A-67P, de maior classificação térmica, para oferecer melhor desempenho para o monomotor e uma opção para proprietários/operadores que estão se aproximando da revisão geral (TBO) de motor.

Os testes de vôo de um PC-12 com a nova variante de motor devem começar no final do primeiro trimestre do próximo ano.

A atualização pelo ‘pacote’ XP67P Engine+ inclui um novo motor PT6A-67P mas mantém a hélice de alumínio de quadripá Hartzell original do PC-12. A Blackhawk planeja certificar opções de hélice como item adicional no futuro.

Com 1.700 aeronaves em serviço, o Pilatus PC-12 é o segundo monomotor turboélice mais vendido, atrás do Cessna Caravan. Para mais de 600 aparelhos PC-12 qualificados para a atualização XP67P, muitos estão em revisão geral ou em vias da revisão, com a atualização XP67P Engine+ sendo uma ótima oportunidade para instalação de um novo motor, com uma variante melhorada, de acordo com a Blackhawk. Os operadores que fizerem o upgrade antes da expiração da operacionalidade em hora voada para a TBO receberão um crédito principal do motor de US$ 95 por hora disponível do motor.
A variante PT6A-67P apresenta metalurgia aprimorada, como lâminas de turbina de cristal único de superliga de níquel aumentam a resistência à fluência, tornando o motor mais resistente à perda de energia com o tempo. Assim, a variante PT6A-67P (ou XP67P) permite uma limitação de temperatura interna da turbina (ITT) maior, de 850ºC, ante a limitação de 800ºC da variante -67B, na decolagem, uma diferença de 50ºC (+6,25%); o ITT contínuo máximo para subida e cruzeiro é 760ºC para o -67B e 820ºC C para o XP67P, uma diferença de 60ºC (+7,89%).

O PT6A-67P é um motor de 1.200 SHP que produz mais 142 SHP-termodinâmico (potência termodinâmica) do que o PT6A-67B original, e o os maiores ITT e potência termodinâmica produzidos do que o motor -67P permitem que os operadores usem torque total para altitudes de cruzeiro mais elevadas, e mais eficientes. Um motor original -67B começa a perder potência a 13.000 pés, mas o -67P pode manter a potência total a 23.000 pés, uma diferença de 10.000 pés (de altitude).

“Com base no sucesso de nossas atualizações de motor [para Cessna] Caravan atuais, adicionar a plataforma Pilatus PC-12 à nossa lista crescente de STC foi uma evolução natural para o negócio de atualização de motor pós-venda em que a Blackhawk foi constituída”, disse o presidente e CEO da Blackhawk, Jim Allmon, para emendar: “Estamos ansiosos para receber proprietários e operadores de PC-12 na Família Blackhawk”.

Em outro anúncio, a Blackhawk Aerospace está comemorando nesta semana, durante a feira de aviação executiva americana NBAA-BACE 2021, sua 1.000º atualização de motor de turbina XP Engine+, desde o início do programa em 1999. A marca histórica foi conquistada com o cliente Tim Brown, proprietário do King Air 350 de registro de produção FL-499, que recentemente atualizou o aparelho com o ‘pacote’ Blackhawk XP67A Engine+.

“Eu viajo entre Carolina do Sul e o Alasca para negócios cerca de cinco vezes por ano, o que leva cerca de 15 horas de vôo e uma parada para pernoite, em nosso Pilatus original equipado”, disse Brown. “Pensamos em substituir o Pilatus por um jato, mas não queríamos a despesa adicional e a necessidade de piloto adicional que vem junto com ele. Eu posso voar o 350 sozinho, e a conversão Blackhawk me permite alcançar a altitude mais rapidamente e reduzir o consumo de combustível”, falou Brown. Além da atualização de motor Blackhawk XP67A, Brown também modificou sua aeronave com tanques Centex, aviônica Garmin G1000 NXi, trem de pouso reforçado e nova pintura e renovação de interior. “Acabei ficando essencialmente com uma aeronave nova por quase metade do que custaria para comprar uma nova”, disse Brown.
Mas o King Air 350 com atualização XP Engine+ não é a primeira experiência de Brown com as conversões de motor da Blackhawk. O empresário também possui um Cessna Caravan com conversão de motor Blackhawk XP140. “Posso dizer sem dúvida que a única razão de eu possuir um Caravan é por causa da conversão Blackhawk ”, disse Brown. “Eu não compraria um sem o upgrade. Operamos com flutuadores no Alasca e estávamos sendo superados pelo Kodiak, mas assim que compramos o Caravan atualizado Blackhawk, ele se tornou o monstro dos dois”, Brown completou.

Ele continuou: “estou muito feliz com as atualizações em ambas as aeronaves. O 350 será um divisor de águas para a viagem cross-country [navegação], bem como o transporte entre as reuniões em todos os Estados”.

“Alcançar o milésimo cliente de upgrade Engine+ é algo que nunca poderíamos ter sonhado em nosso início em 1999”, disse Jim Allmon. “Continuo impressionado com nossa equipe incrível, nossos clientes leais e nossos parceiros dedicados da indústria, sem os quais a Blackhawk não poderia existir. Mil aeronaves atualizadas é uma conquista monumental, mas ainda apenas o começo. Damos as boas-vindas ao sr. Brown na Família Blackhawk de braços abertos e desejamos a ele um céu azul e ventos a favor em seus empreendimentos”, completou Jim.

A Blackhawk divulga que o ano de 2021 está sendo bastante ativo para o grupo de manutenção, reparo e revisão (MRO), que prevê realizar até 60 atualizações de motor no ano.

Além disso, a Blackhawk adquiriu a Columbia Avionics, sediada no Missouri, em junho, e atualmente está lançando um importante programa de extensão do ciclo de vida para a frota Beechcraft King Air B200 do Exército dos EUA – que designa o modelo como “C-12”.

A aquisição da Columbia deu à Blackhawk a capacidade de desenvolver Certificados Tipo Suplementar (STC/CST) de aviônicos para sua rede de revendedores, bem como para aqueles necessários para futuros programas de atualização de motor. “Motores e aviônicos precisam ser capazes de falar uns com os outros”, disse Lindsay Allmon, diretora de marketing da Blackhawk. “Essa aquisição nos dá a capacidade de desenvolver e colocar esses STC no mercado mais rapidamente”, destacou Lindsay.

A Columbia foi renomeada para Blackhawk Aerospace Technologies (BAT) e suas instalações estão sendo reformadas, segundo Lindsay. Ela enfatizou que a missão principal da BAT é desenvolver STC/CST “por instaladores para instaladores” – “esses caras entendem intimamente das instalações e estão desenvolvendo coisas que podem ser facilmente aplicadas por outros instaladores”. Lindsay acrescentou que a BAT apoiaria a rede mundial de revendedores da Blackhawk.

A BAT se junta a outras unidades-propriedades da Blackhawk, incluindo as divisões de compostos e serviços governamentais – Blackhawk Aerospace Composites (BAC) e Blackhawk Aerospace Solutions (BAS), respectivamente.

Localizada em Morgantown, no Estado do Kentucky, a BAC desenvolve soluções de materiais personalizados para clientes aeroespaciais e automotivos. Lindsay disse que a BAC tem trabalhado recentemente com a Bell desenvolvendo componentes para a entrada antecipada dessa empresa no mercado de táxi-aéreo eVTOL, bem como produzindo a carenagem do motor para o programa de atualização da Blackhawk DASH 42 para o Cessna Caravan.

Com sede em Huntsville, no Alabama, a BAS está atualmente comercializando seu programa de extensão de vida para a sua frota de King Air B200 do Exército dos EUA – modelo que no Exército tem designação King Air C-12 -, que inclui a atualização do motor Pratt & Whitney Canada PT6A-52, novas hélices de pentapá de composite da MT Propeller e suíte aviônica Garmin G1000NXi.

Paralelamente, a Blackhawk continua examinando aeronaves adicionais para candidatas a futuros programas de atualização, disse Allmon, mas ainda sem fazer um anúncio formal.

Em julho, a Blackhawk anunciou a aprovação de STC/CST para a atualização do motor XP67A no King Air 300. Esta certificação trata-se do 30º maior produto de suporte de motor com STC/CST concedido à Blackhawk ao longo de seus 22 anos de história.

No anúncio da 30º certificação STC/CST no programa XP Engine+, com o ‘pacote’ XP67A Engine+ para o King Air 300, Jim disse: “Este STC representa o auge das conquistas da Blackhawk, elevando a referência dos padrões de desempenho e valor aos mais altos níveis até agora. Estou incrivelmente orgulhoso de nossa equipe e de sua capacidade de produzir 30 STC em nossos 22 anos. O futuro da Blackhawk é brilhante e estamos animados para expandir nossa base atual de STC com programas novos e interessantes para as operadoras”.
Outros STC/CST recentes para a empresa incluem as aprovações da EASA e da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido para a bateria de íon de lítio True Blue Power TB44 na série King Air 350. “A TB44 é um ótimo exemplo da tecnologia de ponta que a Blackhawk suporta, além de nossas atualizações de desempenho do motor. Juntos, a combinação bateria-motor oferece aos operadores uma vantagem incomparável em potência, segurança, vida útil e eficiência”, disse o CEO da Blackhawk, Jim Allmon.

“Continuamos a expandir nosso alcance global para garantir que todo o mercado tenha acesso à mais recente e melhor tecnologia disponível”, disse Jim. [EL] – c/ fontes