Blackhawk e a operadora canadense Seair Seaplanes concluindo a primeira remotorização XP140+ com hélice Hartzell quadripá Yukon de Cessna Caravan anfíbio, em 28.01.26
Em post no dia 23 na plataforma online da AIN, a redatora de notícias da mídia Amy Wilder repercutiu que o Blackhawk Group e a Seair Seaplanes estão perto de concluir a primeira atualização de um Cessna Caravan com remotorização Blackhawk XP140+ com hélice Hartzell quadripá Yukon, uma combinação motopropulsora destinada a oferecer o serviço mais rápido. A Blackhawk e a Seair Seaplanes citam ganhos em velocidade, desempenho de subida e capacidade geral para operações costeiras.
De acordo com a Blackhawk, o motor “XP140” oferece 28% mais potência no eixo, uma melhoria de 35% na taxa de subida e um aumento de 13% na velocidade de cruzeiro, o que equivale a cerca de 21 nós. Combinada com a hélice Yukon, a modernização reduz as distâncias de decolagem e melhora o desempenho sobre a água e em distância curta, diminuindo o tempo de viagem entre portos em cerca de 5 a 25 minutos.
O programa “XP140” substitui o motor PT6A-114/114A, de 675 SHP (TBO de 3.600 horas, intervalo de inspeção de seção de 1.800 horas), por PT6A-140, de 867 SHP (TBO de 4.000 horas, intervalo de inspeção de seção de 2.000 horas), com manutenção do sistema de montagem do motor, de exaustão e carenagem, e escolha de hélice e spinner de fábrica aprovados.
A Yukon é uma hélice quadripá, de material composto, com bordo de ataque revestido de níquel para maior durabilidade e desempenho. A hélice pesa 62 kg (137 lb.), aproximadamente 9 kg (19 lb.) a menos que alternativas comparáveis. É compatível com sistemas de degelo TKS e elétricos, não afeta o desempenho da velocidade de estol e possui travas de passo opcionais. A hélice pode ser instalada tanto em aeronaves Cessna Caravan para operações terrestre e em água (aeronaves com flutuadores), como o C208 e o C208B equipados com os motores Pratt & Whitney PT6A-114A ou PT6A-140. No Caravan, a hélice Yukon aumenta a eficiência de decolagem, reduzindo a distância de corrida em 26% para aeronaves em solo e em 31% para aeronaves na água; esta última vantagem será especialmente apreciada por pilotos que operam em vias navegáveis restritas e lagos e lagoas menores. A hélice Yukon pesa 62 kg (137 lb.), aproximadamente 9 kg (19 lb.) a menos que alternativas comparáveis. É compatível com sistemas de degelo TKS e elétricos, não afeta o desempenho da velocidade de estol e possui travas de passo opcionais.
O Caravan atualizado (remotorizado) está programado para entrar em serviço na rota recém-expandida da Seair, entre Victoria e o porto de Vancouver.
O aparelho é a primeiro de pelo menos três Caravan da Seair que serão modernizadas como parte de um programa mais amplo de modernização da frota, disseram as empresas.
Fundada em 1982, a Seair Seaplanes opera sete hidroaviões Cessna Caravan e se descreve como a maior operadora mundial desse modelo, atendendo destinos como o Porto Interior de Victoria, o Porto de Vancouver, o Terminal Sul do Aeroporto de Vancouver, Nanaimo e as Ilhas do Golfo Sul. [EL]
