Blackhawk e Hartzell obtêm da FAA Certificado Tipo Suplementar (STC) para atualização XP67A+ com a hélice Hartzell pentapá de composite no bimotor Beechcraft King Air 350, em 29.01.26


Mídias de aviação repercutiram o anúncio conjunto do The Blackhawk Group e da Hartzell Propeller da obtenção da aprovação da FAA do Certificado Tipo Suplementar (STC) para a integração da atualização do motor Blackhawk XP67A+ combinado com a hélice Hartzell  pentapá de composite no bimotor Beechcraft King Air 350.

Este novo Certificado Tipo Suplementar (STC) permite à Blackhawk expandir as opções de atualização disponíveis para os proprietários do King Air 350, oferecendo desempenho e valor a longo prazo.

O STC abre um ‘pacote’ de desempenho totalmente aprovado que oferece ganhos significativos em velocidade, eficiência e valor operacional, reforçando a reputação da Blackhawk na modernização de remotorização de aeronaves turboélice tradicionais.

A hélice pentapá da Hartzell tem lâminas de fibra de carbono, de peso leve, reduzindo o peso em aproximadamente 4,5 kg por unidade, na comparação com a hélice original padrão de alumínio de 4 pás. Além disso, o diâmetro menor reduz os níveis de ruído na cabine e no exterior, melhorando a eficiência e o conforto.

A hélice pentapá da Hartzell soma mais de 50.000 horas de testes de vôo, mais de 200 testes de impacto com pássaros e 20 simulações de raios. Sua vida útil ilimitada reduz os custos de manutenção, ao mesmo tempo que aumenta a eficiência de combustível e o tempo de operação.

O ‘pacote’ de atualização XP67A Engine+ substitui os motores PT6A-60A originais por motores PT6A-67A, de 1.200 SHP (1.050 SHP até 25.000 pés, versus 15.000 pés no -60A), com opções de hélices de composite MT Propeller (pentapá) e Hartzell (quadripá). Com a hélice pentapá Hartzell, o ‘pacote’ proporciona um aumento de 24% na potência disponível, permitindo aos operadores velocidades de cruzeiro acima de 337 KTAS, subida para FL350 em menos de 18 minutos e desempenho de decolagem significativamente melhorado.

O programa “XP67A” está em serviço há mais de 8 anos, demonstrando excelente confiabilidade.

Edwin Black, presidente da divisão de atualizações proprietárias da Blackhawk, afirmou: “Esta aprovação do STC é um grande passo para os operadores do King Air 350 que buscam elevar o desempenho sem precisar comprar uma nova aeronave. Ao combinar a hélice composta da Hartzell com nossa atualização XP67A, estamos oferecendo uma solução potente e eficiente com um forte retorno sobre o investimento”.

JJ Frigge, presidente da Hartzell Propeller, afirmou: “Estamos entusiasmados em lançar este Certificado Suplementar de Tipo (STC) para esta hélice de fibra de carbono de 5 pás para o King Air 350 equipado com motor Blackhawk. Ela é mais leve, mais silenciosa e projetada para empuxo máximo, tornando-a a combinação ideal para o XP67A”. [EL]