Blackhawk entrega motores para a centésima atualização de King Air 300/350 XP67A, em 18.10.22


Apenas 2,5 anos após receber a aprovação do Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) para a atualização de motorização XP67A no Beechcraft King Air 300 e 350, a Blackhawk Aerospace anunciou que entregou o centésimo conjunto de motor PWC PT6A-67A, de 1.200 SHP (em substituição à motorização orginal PT6A-60A, de 1.050 SHP), para equipar o recém-entregue King Air 300LW da austríaca Red Bull – o Red Bull Air Force -, que está passando por várias modificações e outros trabalhos na AAS – Augsburg Air Service, uma revendedora e instaladora Blackhawk desde 1999, da Alemanha.

“Nossa equipe de engenharia fez este STC em cerca de 12 a 13 meses”, disse o presidente e CEO da Blackhawk, Jim Allmon, para a mídia AIN. “Para a maioria das empresas que fazem um grande STC desse porte, é um processo de três anos. Normalmente, não atingimos 100 [entregas] em uma linha de produtos por quatro ou cinco anos”, falou Allmon.

Diretor administrativo da AAS Florian Kohlmann disse que o King Air da Red Bull também receberá aviônicos Garmin G1000, winglets, um novo interior e adições como painéis anunciadores de LED e escapes (exaustão) avançados. “Nosso objetivo é torná-lo o King Air 300LW mais rápido do mundo”, disse Kohlmann, para emendar: “E é uma honra trabalhar com essa equipe incrível da Blackhawk Aerospace e da Red Bull, que apoiam a aviação executiva, os esportes e a paixão pela aviação em todo o mundo”.

O modelo King Air 300 teve duas variantes, a padrão com MTOW de 14.000 kg (6.300 lb.) e uma especial, de MTOW reduzido (LW – Light Weight), com MTOW de 12.500 kg (5.700 lb.).

A “espinha-dorsal” do ‘pacote’ de atualização XP67A é o motor Pratt & Whitney Canada PT6A-67A, com hélice MT pentapá de lâmina de material composto, que, segundo a Blackhawk, proporciona um aumento na taxa de subida de 60%, uma velocidade de cruzeiro máxima de 332 KTAS e um aumento de carga-paga de 62%. O B300LW voa em Cruzeiro de Alta velocidade à 315 KTAS (no FL260), e à velocidade de 231 KTAS em regime de cruzeiro de longo alcance (no FL290).

“O que tivemos que fazer foi modificar a caixa de ar, estendê-la cerca de uma polegada e meia porque a entrada da admissão estava um pouco mais atrás”, disse Allmon. “Então adicionamos um pouco de fluxo de ar sob o motor para o resfriador de óleo porque queríamos garantir que ele resfriasse o óleo adequadamente nas condições mais severas, como operar no Oriente Médio”, explicou Allmon. A hélice pentapá de composite da MT da atualização permite que o avião suba e pare “um pouco melhor”. Mais importante, fornece uma cabine mais silenciosa. “Recebemos muitos elogios de passageiros sentados no banco de trás sobre o quão silencioso é porque você está apenas operando a 1.600 RPM em cruzeiro e é tão, tão silencioso”, acrescentou Allmon.

Enquanto apenas a hélice MT é aprovada no King Air 350, Allmon observou que a hélice pentapá da Hartzell também foi aprovada para a atualização do King Air 300, além da hélice da MT.

O grupo moto-propulsor novo, do motor PT6A-67 com hélice pentapá de lâmina de composite, “torna esse avião o King Air mais rápido do planeta. Estamos a mais de 340 KT no 300 porque é uma estrutura mais leve de 14.000 lb. [MTOW do King Air 300, ante MTOW do King Air 350i/350ER, de 15.000 lb. e de 16.500 lb.]”, diz Allmon.

Numa comparação:

– dimensões (comp. x alt. x env.): B300/300LW [13,36 m. x 4,37 m. x 16,61 m] ; B350 [14,23 m. x 4,37 m. x 17,65 m]
– peso vazio – operacional: B300 [8.930 lb.] ; B300LW [8.730 lb.] ; B350 [9.885 lb.]
– MTOW: B300 [14.000 lb.] ; B300LW [12.500 lb.] ;  B350 [15.000 lb.]
– carga-paga máx.: B300 [2.570 lb.] ; B300LW [2.770 lb.] ;  B350 [2.615 lb.]
– carga-paga com abastecimento compl.: B300 [1.559 lb.] ; B300LW [ 259 lb.] ;  B350 [1.604 lb.]
– motorização: B300/300LW/350 [PWC PT6A-60A]

Quando Allmon começou a analisar a atualização do XP67A, seu gerente de vendas e até mesmo seus parceiros estavam céticos sobre isso por causa do preço “de um motor que é bastante caro, mais de um milhão e tal de instalação. Os motores são uma adição muito cara para nós e, para obtermos um lucro razoável, tivemos que definir um preço bastante alto por isso. Mas … tem sido muito bem aceito no mercado”.

Desde o lançamento do programa XP67A, a Blackhawk adicionou um derivado da atualização para os turboélices da série King Air 300 militares e missão especial, designado XR, que adiciona tanques de combustível CenTex e trem de pouso reforçado da Textron.

“Podemos ficar no ar mais de 10 horas no regime econômico ou podemos percorrer cerca de 2.200 milhas náuticas”, disse Allmon. “E você pode abastecer por completo e ainda sobrar 2.000 lb. para pessoal, para carga-paga. Então, essa é a nossa versão militar e finalmente estamos começando a oferecer isso, e acho que será um grande benefício”, destacou Allmon. [EL] – c/ fontes