Blackhawk envia para FAA todos os dados de teste de vôo e conclui processo de solicitação de aprovação de STC para a integração da hélice penta de material composto Hartzell na sua solução atualização de motor XP67A Engine+ no bimotor turboélice Beechcraft King Air 350 e pedido de STC para a atualização do programa de motor XP66D para o monomotor turboélice Daher TBM série 700, em 23.07.25


No dia 21, em post na plataforma online da AIN, Curt Epstein, editor de serviços da aviação executiva da mídia, repercutiu que a especialista de modificações de aeronaves americana Blackhawk Group concluiu o processo de solicitação de aprovação do Certificado de Tipo suplementar (STC) para a integração da hélice pentapá de material composto Hartzell na sua solução atualização de motor XP67A Engine+ (com motor PT6A-67A) no bimotor turboélice Beechcraft King Air 350.

Durante a sua agenda na feira de aviação EAA Airventure 2025, em Oshkosh (Wisconsin/EUA), que acontece entre os dias 21 e 27, o Blackhawk Group anunciou (no dia 21) que enviou para FAA todos os dados de teste de vôo, obtidos por meio da instalação do kit em seu King Air de teste, para validação.

De acordo com a Blackhawk, a atualização proporciona um aumento de 24% na potência disponível (produzindo 1.050 SHP até 25.000 pés, versus este nível potência até 15.000 pés dos motores originais), com desempenho aprimorado, incluindo velocidades de cruzeiro de mais de 337 KTAS e subida para FL350 em menos de 18 minutos.

As hélices de composite de cinco pás da Hartzell oferecem uma redução de peso 9 kg (4,5 kg em cada motor) em comparação com as hélices de alumínio quadripá padrão. Seu diâmetro reduzido também reduz o ruído da cabine, ao mesmo tempo em que aumenta o conforto dos ocupantes, e as pás oferecem vida útil ilimitada.

A modificação XP67A da Blackhawk está em serviço há mais de 8 anos e substitui os motores Pratt & Whitney Canada de PT6A-60A, com hélice quadripá Hartzell, para PT6A-67A, com hélice pentapá de material composto MT-Propellers. A Blackhawk apresenta, nas especificações da modificação (com hélice MT-Propellers), para condição ISA+25 e peso médio em cruzeiro, velocidade de cruzeiro máxima de 332 KTAS no FL280 (versus 202 KTAS do modelo original de fábrica) e de 315 KTAS no FL350 (versus 267 KTAS do modelo original de fábrica), subida do nível médio do mar para FL350 em 18 minutos (versus 45 min. do modelo original de fábrica).

O motor PT6A-67A (de 1.200 SHP, com compressores axiais de 4 estágios) produz, como vantagem ao motor original PT6A-60A (com compressores axiais de 3 estágios), um aumento significativo de potência e temperaturas de ITT maiores de 850°C na decolagem e de 840°C em regime de potência máxima contínua em subida e cruzeiro.

“Esta aprovação pelo STC é um passo importante para os operadores do King Air 350 que buscam elevar o desempenho de suas aeronaves sem o custo de uma nova fuselagem”, disse Edwin Black, presidente da divisão de atualizações proprietárias da Blackhawk. “Ao combinar a tecnologia de ponta de hélices da Hartzell com nossa comprovada atualização do motor XP67A, estamos oferecendo uma solução de alto nível que maximiza valor, desempenho e ROI a longo prazo”, completou Black.

No dia 22, Epstein postou que a Blackhawk anunciou que enviou à FAA pedido de Certificado de Tipo Suplementar (STC) para a atualização do programa de motor XP66D para o monomotor turboélice Daher TBM série 700. A substituição do motor original Pratt & Whitney Canada PT6A-64, de 700 SHP, pelo PT6A-66D, de 850 SHP (um aumento de 21,4% em potência), equipara o desempenho do TBM-700 ao do TBM-850, aponta a Blackhawk.

Nas especificações de desempenho preliminares, a Blackhawk prevê, para condição de operação no peso médio, velocidade máxima de cruzeiro de 303 KTAS a 30.000 pés, versus 273 KTAS do modelo original de fábrica (uma diferença de 30 KTAS, ou 11%), e, para condição de operação no MTOW, subida do nível médio do mar para FL310 em 22 minutos, versus 27m51s do modelo original de fábrica (um ganho de 05m51s, um ganho de 26,6%).

Os dados de teste da Blackhawk revelam que a modificação de upgrade de motor reduz o tempo de subida para o nível de vôo FL310 em 6 minutos e aumenta a velocidade de cruzeiro máxima em uma média de 25 KT, para mais de 300 KTAS. Além disso, o motor turboélice de maior potência oferece custos operacionais mais baixos e margens de segurança aprimoradas com sua potência aumentada, de acordo com a Blackhawk.

“A nova atualização do motor XP66D exemplifica o compromisso da Blackhawk em expandir os limites da inovação na indústria da aviação. Esta atualização combina nossa vasta experiência em desenvolvimento de STC com o profundo conhecimento da plataforma TBM do nosso centro de desempenho Avex, oferecendo uma solução de desempenho transformadora aos proprietários do TBM-700”, disse Black.

A Blackhawk participa da feira EAA Airventure 2025 com a exibição do seu TBM-700C2 (2004) – “banco de testes” de certificação.  Disponível para compra, o avião foi totalmente renovado (retrofitado) e conta com cockpit e cabine de passageiros modernizados, além da atualização do motor. [EL]

Imagem pela AIN