Blackhawk escolhida pela MT-Propeller para modificações de atualização de motor/hélice no Piper Meridian, como distribuidor exclusivo do STC nas Américas para o ‘pacote’ de atualização X-Range, em 23.07.25


No dia 22, em post na plataforma online da AIN, Curt Epstein, editor de serviços da aviação executiva da mídia, repercutiu que a especialista de modificações de aeronaves americana Blackhawk Group (sediado em Phoenix, no Arizona) foi nomeada distribuidor exclusivo na América do Norte e do Sul para o Certificado de Tipo Suplementar (STC) de substituição de motor/hélice (remotorização) no monomotor turboélice Piper Meridian (PA-46T).
Desenvolvido pela MT-Propeller, a atualização do ‘pacote’ X-Range consiste na troca do motor instalado de fábrica Pratt & Whitney Canada PT6A-42A (de 850 SHP), de classificação “médio porte”, para o motor PT6A-135A (de 750 SHP, e mais leve), de classificação “Pequeno porte”, e pela hélice composta pentapá MTV-27 Quiet Fan Jet (da MT), com diâmetro de 203 cm (79,92 pol.) e peso de 64 kg (142 lb.). A atualização também inclui um novo sistema de escape, além de componentes aprimorados da caixa de ar, peças de montagem do motor e suportes para a interface de controle de potência do motor. Instalado, o pacote aumenta a velocidade de cruzeiro para até 258 KTAS, melhora o consumo de combustível e aumenta o alcance para:
–  1.340 MN (2.479 km), em velocidade de cruzeiro de 203 KTAS à altitude de 30.000 pés
–  1.290 MN (2.387 km), em velocidade de cruzeiro de 203 KTAS à altitude de 28.000 pés
–  1.160 MN (2.146 km), em velocidade de cruzeiro de 240 KTAS à altitude de 28.000 pés
–     960 MN (1.776 km), em velocidade de cruzeiro de 258 KTAS à altitude de 25.000 pés

A adição de hélice composta com maior número de pás reduz os níveis de ruído dentro e fora da aeronave. O novo grupo motopropulsor atinge uma rotação de 1.900 RPM, em comparação com a rotação original de 2.000 RPM. O ruído externo certificado foi reduzido dos 74,9 dB(A) originais para 66,9 dB(A) para 1.999 kg. O ruído interno também foi reduzido.

A mudança da família de motores representa uma diferença impressionante nos custos operacionais. O custo direto por quilometragem será semelhante ao do Piper Mirage PA46-350P, com motor Lycoming, mas com uma velocidade máxima de até 260 KTAS a 30.000 pés.

“O Blackhawk Group foi a escolha óbvia para este programa nas Américas”, disse o vice-presidente de MT, Martin Albrecht. “Sua vasta experiência com atualizações do PT6A, reputação de excelência e forte rede de suporte na América do Norte e do Sul os tornaram o parceiro ideal para entregar esta empolgante atualização aos proprietários do Piper Meridian”, acrescentou Albrecht.

A Blackhawk também divulgou que atingiu um marco com a entrega do seu 2.000º motor Pratt & Whitney Canadá PT6A, em 25 anos – desde a sua fundação.

“Este marco é mais do que um número; é um reflexo da confiança que nossos clientes depositam em nós e da força da nossa colaboração com a Pratt & Whitney Canada. A entrega do 2000º motor PT6A é a prova de que, quando você combina a tecnologia certa com a equipe certa, o desempenho não tem limites”, disse Chad Cundiff, CEO do The Blackhawk Group. [EL]