Blackhawk lança programa STC para hélice pentapá composite Hartzell combinada com motor PWC PT6A-67A, no programa de remotorização XP67A+, em 11.04.25

No dia 01, a Blackhawk anunciou que, mais uma vez, está “redefinindo o desempenho” do bimotor turboélice King Air 350 com o lançamento de um novo programa de Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) que combina a avançada hélice pentapá de lâminas de material composto da Hartzell Propeller com o motor PWC PT6A-67A, no seu programa de remotorização (upgrade de motorização) XP67A Engine+, de alto desempenho. Esta “poderosa” combinação motopropulsão proporciona velocidade, eficiência e valor operacional para os operadores do King Air 350.
Para os operadores de King Air 350 que buscam desempenho semelhante ao de um jato a um custo de turboélice, esta nova combinação certificada estabelece um novo padrão em desempenho de aeronaves no mercado de reposição.
A certificação (STC) do conjunto motor PWC PT6A-67A e hélice pentapá de lâminas de material composto da Hartzell Propeller para aplicação no King Air 350 será anunciada na feira de aviação EAA AirVenture 2025, que acontecerá entre os dias 21 e 27 de julho, em Oshkosh, no Wisconsin (EUA).
O novo STC será uma alternativa ao STC já disponível do conjunto motor PWC PT6A-67A e hélice pentapá de lâminas de material composto da MT Propeller.
A hélice pentapá composite Hartzell apresenta lâminas de fibra de carbono, uma solução líder do setor, projetada para menor peso, maior durabilidade e desempenho aprimorado em comparação com a hélice quadripá de alumínio padrão. Ao adotar hélice composite Hartzell pentapá (adicionando uma lâmina), os operadores economizarão aproximadamente 4,5 kg por hélice, ou cerca de 9 kg em redução de peso total.
Além disso, a hélice pentapá oferece um diâmetro reduzido, o que reduz as características de ruído das hélices. Os operadores podem esperar distâncias de decolagem mais curtas, razão de subida resultando ascensão mais rápida e velocidades de cruzeiro aprimoradas – tudo isso enquanto se beneficiam de uma operação mais suave, redução do ruído da cabine e menores demandas de manutenção.
No “centro” desta atualização está o motor da Pratt & Whitney Canada (P&WC) PT6A-67A (designado “XP67A”), do programa de remotorizção XP67A Engine+, da Blackhawk, que substitui os motores PWC PT6A-60A (produzindo 1.050 SHP até 15.000 pés) instalados de fábrica por motores PT6A-67A (produzindo 1.050 SHP até 25.000 pés), com maior capacidade de potência. O motor PT6A-67A, por si só, oferecem um aumento de 24% na potência disponível, o que permite velocidades máximas de cruzeiro acima de 332 KTAS e ascensão ao FL350 em menos de 17 minutos.
“Este novo programa STC destaca nossa paixão em buscar soluções de desempenho de alto nível”, disse Edwin Black, presidente da Blackhawk. “Ao integrar a hélice de ponta da Hartzell com nossa comprovada atualização do motor XP67A, estamos oferecendo aos operadores do King Air 350 opções adicionais de hélice, resultando em um caminho personalizado para voos mais inteligentes, rápidos e eficientes – com economias operacionais significativas” complementou Edwin.
As pás compostas da Hartzell foram comprovadas em vôo em frotas globais, com mais de 50.000 horas de serviço, vida útil ilimitada e testes extensivos que incluem 20 simulações de queda de raios e mais de 200 testes de impacto com pássaros. Seu design leve e silencioso não só aumenta o conforto, como também melhora a eficiência de combustível.
A Blackhawk promove que o STC de remotorização oferece um caminho eficiente e econômico para atualizar modelos de aeronaves antigas, mantendo o desempenho, sem a necessidade de compra de uma nova aeronave. E que, de fato, aviões King Air modificados com STC Blackhawk costumam ser vendidos pelo valor combinado da fuselagem e da atualização de motorização ou acima dele, proporcionando um forte retorno sobre o investimento para os proprietários. [EL]