Blackhawk recebe certificação STC para o programa de remotorização XP66D no modelo monomotor turboélice Daher TBM-700, em 18.10.25


À véspera da feira anual da aviação executiva americana (NBAA-BACE 2025), que aconteceu entre os dias 14 e 16, em Las Vegas (Nevada), o editor da AIN Matt Thurber, em post no dia 13 na plataforma online da mídia, antecipou que o Blackhawk Group – detentor da especialista de modificação de aeronaves americana Blackhawk Aero -, recebeu a certificação STC para o programa de remotorização XP66D no modelo monomotor turboélice Daher TBM-700, que substitui o motor original de fábrica Pratt & Whitney Canada PT6A-64, de 700 SHP, para o motor PT6A-66D, de 850 SHP, um aumento de 150 SHP (21,4%).

O TBM-700 certificado é um modelo C2 2004 que demonstra todas as capacidades da Blackhawk com novos aviônicos Garmin, pintura personalizada e um interior renovado.

Na sede da Blackhawk em Waco, no Texas, a primeira instalação (de cliente) está em andamento, e uma segunda está programada para execução no Centro de Performance Avex, da Blackhawk, em Broomfield, no Colorado.

“A aprovação e a primeira instalação da atualização do motor XP66D [no TBM-700] representam uma conquista histórica para a Blackhawk e para os operadores do TBM-700 em todo o mundo. Ao combinar nossa comprovada expertise no desenvolvimento de STC com o incomparável conhecimento em TBM dos nossos Centros de Desempenho Avex, estamos oferecendo uma atualização verdadeiramente transformadora que maximiza a capacidade e o valor do TBM-700”,  disse Edwin Black, presidente da divisão de atualizações proprietárias da Blackhawk. 

Com o aumento de 21% na potência, o TBM-700 atualizado com o motor XP66D pode atingir a altitude máxima de vôo (FL310) em 22 minutos, reduzindo em seis minutos (21,4%) o desempenho do modelo original. A velocidade de cruzeiro aumentou em média 25 KTAS (9%), de 278 KTAS para 303 KTAS.

A Blackhawk está lançando na NBAA-BACE um novo programa de STC para adicionar uma proteção antigelo com aquecimento elétrico no entalhe (horn gap) do profundor do monomotor turboélice Piper Meridian. Esta é a mesma solução que a Piper utiliza para os monomotores turboélice M600 e M700 e evita a formação de gelo no entalhe (horn gap) entre o profundor e o estabilizador horizontal.

“Se não for controlado, o acúmulo de gelo neste ponto pode restringir o movimento do profundor, uma condição que anteriormente exigia que os pilotos movimentarem a cauda periodicamente, movimentando os profundores”, de acordo com a Blackhawk. “Esta atualização proporciona um grande benefício de segurança para os operadores Meridian antigos e alinha a frota com os modernos padrões de proteção contra gelo já disponíveis nas plataformas Piper mais recentes”, completa a Blackhawk.

Por meio de uma parceria recém anunciada com a Hartzell Propeller, as hélices Top Prop do fabricante estarão disponíveis nos Centros de Desempenho Blackhawk e Avex. Isso também adiciona a Blackhawk como revendedora dos sistemas de pré-aquecimento Tanis Aircraft Products, da Hartzell. [EL] – c/ fonte