Boero AB-180 tem incidente de escape lateral de pista após perda de controle em pouso em Bauru/SP, em 05.04.22


No dia 17 de fevereiro, o monomotor AeroBoero AB-180 (AB18) de prefixo PP-GCJ (registro de produção sn 125B, fabricação 1991) decolou do Aeródromo de Bauru (SBBU), em SP, para vôo local de reboque de planador, com um tripulante a bordo. Durante o pouso, às 14:39Z (11:39LT), houve perda de controle da aeronave e saída pela lateral esquerda da pista, fazendo com que o avião tocasse a ponta da asa direita com o solo. O avião teve danos leves, o piloto não teve ferimentos.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente grave de perda de controle em solo (LoC-G) e excursão de pista. No tocante da investigação aeronáutico, o avião foi liberado para o operador.

Em altitude de 2.025 pés, o aeródromo público-municipal de Bauru (SBBU) tem pista (14/32 – RM 145º/325º, e RV 124º/304º) de 35 x 1.501 m. (com distâncias operacionais de pouso de 1.306 m. para pista 14 e de 1.501 m. para pista 32), de asfalto, com resistência de pavimento PCN  13 e resistência de subleito alto. ROTAER informa que, pela existência de uma edificação (a noroeste), os últimos 100 m. da pista 32 são indisponíveis para decolagem (resultando TORA-TODA de 1.401 m., sendo ASDA de 1.501 m.), e os primeiros 195 m. (=100+95 m.) da pista 14 são indisponíveis para aproximação/pouso (resultando a LDA de 1.306 m., sendo TORA-ASDA=TODA de 1.501 m.).

O aeródromo tem homologação para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna e opera com serviço de informação de tráfego aéreo (de aeródromo)/AFIS com expediente diariamente de 03:00 às 09:00Z (00:00-06:00LT) e serviço de informação de aeródromo automatizada/ATIS.

Para operação VFR no aeródromo há carta VAC, informando circuito de tráfego pelo setor sudoeste, com perna do vento pela direta para pista 14 e pela esquerda para pista 32, com altura mínima (AGL) de 1.000 pés.

Ao norte do centro local e do aeroporto municipal (SBBU), cerca de 11 MN, está o Aeroporto Estadual Arealva (SBAE), também no município de Bauru, em elevação de 1.962 pés, com pista (17/35) de 45 x 2.010 m.

Ao momento do vôo do Boero, o tempo em Bauru, conforme boletins METAR, era bom, de visibilidade de 10 km ou superior e céu com poucas nuvens com base a 2.000 pés (em elevação para 3.000 pés, temperatura do ar de 27ºC (em elevação para 29ºC) e pressão atmosférica de 1.015/1.014 hPa. O vento era norte (direção predominante de 350º, ie, com incidência de 46º com relação ao eixo da pista) fraco; no Arealva, entretanto, a mesma condição de vento predominante era completada com informação de variação de direção de 160º – com incidência de 290º até 090º (que caso considerada em SBBU implicaria uma incidência de 014º e 034º).

METAR SBBU 171300Z 01004KT 9999 FEW015 26/21 Q1015=
METAR SBAE 171300Z AUTO 04004KT 320V120 9999 FEW020 25/19 Q1015=

METAR SBBU 171400Z 35005KT 9999 FEW020 27/20 Q1015=
METAR SBAE 171400Z AUTO 36005KT 290V090 CAVOK 27/19 Q1014=

METAR SBBU 171500Z 35008KT 9999 FEW030 29/21 Q1014=
METAR SBAE 171500Z AUTO 31004KT 240V020 CAVOK 28/20 Q1014=

O avião (motorização/trem de pouso convencional) é da União tendo operador o Aeroclube de Bauru (em cessão de uso), registrado na categoria do transporte de Instrução Privada, com último registro de compra/transferência em fevereiro de 1994. O avião é aprovado para operação de vôo VFR diurno, sem passageiro, MTOW de 844 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em agosto de 2020 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até próximo mês de julho.