Bombardiar lança o jato Global 8000 – com prospecto de MMO M0,94 e alcance de 8.000 MN, em 30.05.22


Por ocasião do início da feira de aviação executiva européia EBACE, na segunda dia 23 a Bombardier revelou o mais novo membro de seu portfólio de jatos executivos introduzindo o Global 8000, com a ambição deste ser o jato executivo mais rápido e de maior alcance do mundo. No prospecto do lançamento, com velocidade máxima de MACH 0,94 e alcance de 8.000 MN, o Global 8000 promete muito.

“Hoje, a Bombardier solidifica mais uma vez sua posição como líder em aviação executiva com o mais novo membro da Família Global, líder do setor”, disse Éric Martel, presidente e CEO da Bombardier, para emendar: “A aeronave Global 8000 aproveita os excelentes atributos da aeronave Global 7500, oferecendo aos nossos clientes uma aeronave emblemática de uma nova era. Continuamos inigualáveis, o que para uma equipe focada em inovação como nós é ótimo”.

Algumas das capacidades de desempenho da nova aeronave Global 8000 já foram experimentadas em maio de 2021, após um vôo de demonstração com um “veículo de teste de vôo” Global 7500. Acompanhada por um avião de perseguição F/A-18, da NASA, o “veículo de teste de vôo” atingiu repetidamente velocidades superiores a MACH 1,015, um passo fundamental para permitir uma velocidade MACHO operacional máxima (MMO) de MACH 0,94 (M0,94). Durante o vôo de demonstração, o “veículo de teste de vôo” também se tornou o primeiro avião da categoria transporte a voar supersônico com combustível de aviação sustentável (SAF).

O Global 8000 também apresenta a altitude de cabine mais baixa em sua classe, de 2.900 pés ao voar a 41.000 pés, e é equipado com sistema de filtragem/purificação do ar de cabine Pur Air, da Bombardier, com tecnologia avançada (de filtro) HEPA. O Global 8000 inclui uma suíte principal disponível com uma cama grande e um chuveiro no espaço (cômodo reservado).

No cockpit, o Global 8000 terá plataforma de vôo Bombardier Vision, com tecnologia Fly-by-wire.

Em termos de desempenho, o Global 8000 oferecerá a capacidade de interligar ainda mais pares de cidades, incluindo Dubai/UAE-Houston/EUA (cerca de 7.100 MN em rota direta), Cingapura-Los Angeles/EUA (cerca de 7.625 MN, em rota direta), Londres/Inglaterra-Perth/Austrália (cerca de 7.830 MN, em rota direta) e muitos outros segmentos.

Com previsão de entrada em serviço em 2025, o desenvolvimento da aeronave Global 8000 está em andamento e o programa está progredindo conforme o planejado. E para os atuais operadores do Global 7500, os aprimoramentos de desempenho do Global 8000 serão adaptados quando a a nova aeronave entrar em serviço em 2025.

Em artigo postado na mídia AIN no dia 23, com o título o articulista David Donald sintetiza o lançamento do Global 8000 e as ambições da Bombardier: “Bombardier Global 8000 Takes Speed, Range Crowns” – ou, Bombardier Global 8000 tomando as coroas de velocidade e alcance.

Cobrindo o lançamento, Donald escreveu que a Bombardier revelou o Global 8000 como o jato executivo mais rápido (MACH 0,94) e de maior alcance (8.000 MN) durante um evento de lançamento na manhã de segunda (23) na EBACE 2022.

De acordo com o presidente e CEO da Bombardier, Éric Martel, a decisão de lançar o Global 8000 foi tomada após o envolvimento de cliente. “Nós ouvimos o cliente. Eles estão muito satisfeitos com o 7500, mas querem mais alcance e mais velocidade. A hora é certa”.

Uma aeronave de desenvolvimento (baseada no Global 7500) voou supersônicamente no ano passado, marcando a primeira vez que um jato civil passou oficialmente pela barreira do som desde os dias do Concorde. Foi também a primeira vez que uma aeronave de transporte atingiu MACH 1 usando combustível de aviação sustentável.

Conforme Donald, Martel observou: “A Bombardier nunca é complacente com seu portfólio. Estamos sempre avançando”. Mas Martel descartou quaisquer planos atuais de desenvolver um jato executivo supersônico.

No artigo, Donald diz que a Bombardier vem discutindo o Global 8000 há algum tempo, mas seu lançamento foi colocado de lado enquanto a Bombardier se concentrava em colocar o Global 7500 em serviço. Com a recente entrega do 100º jato Global 7500 para cliente, o desenvolvimento do “8000” ganhou ritmo, com o objetivo de colocar a aeronave em serviço em 2025. O “8000” visa substituir o “7500”, no qual está intimamente baseado, mas haverá ser um período de “cruzamento” (transição) na linha de produção.

Os testes de vôo estão sendo realizados usando um dos “veículos de teste de vôo” (protótipos) Global 7500. Em 18 de maio de 2021, aparelho de registro FTV-5 (com matrícula C-GLBG) alcançou repetidamente velocidade supersônica em mergulhos rasos, atingindo MACH 1,015. O vôo foi realizado de Santa Clara, na Califórnia (EUA), com um caça F/A-18 Hornet, da NASA, atuando como avião de perseguição. O teste supersônico foi realizado como parte de uma campanha para validar o Global 8000 para um MMO de MACH 0,94 – acima do M0,925 do Global 7500.

Em termos de alcance do Global 8000, a Bombardier está objetivando a marca de 8.000 MN (14.815 km), versus os 7.700 MN do “7500” – uma diferença de 300 MN 3,9%). Esse alcance abre capacidade para uma série de novos pares de cidades, incluindo Dubai-Houston, Cingapura-Los Angeles e Londres-Perth. Embora o “7500” possa fazer vôos de longa distância semelhantes nas condições certas, a abordagem “sem concessões” da Bombardier ao desenvolvimento significará que o “8000” terá esse alcance “disponível consistentemente”, sem que o cliente tenha que esperar por ventos favoráveis ​​em rota para fazer a viagem com as devidas margens.

Conforme Donald, ao tratar inicialmente do Global 8000, a Bombardier imaginou que a aeronave seria uma versão do “7500” com comprimento reduzido em cerca de oito pés (2,44 m.) e três zonas de cabine. Durante o desenvolvimento do “7500”, tornou-se evidente que a asa transônica e a aerodinâmica suportariam avanços de velocidade e alcance sem comprometer o comprimento da fuselagem. Como resultado, o “8000” apresenta a fuselagem completa e, mais importante, oferece a mesma cabine de quatro zonas que o “7500”. Isso é especialmente importante em vôos de longa distância, quando uma das zonas pode acomodar membros adicionais da tripulação enquanto ainda deixando três áreas disponíveis para acomodação de passageiros.

Para o Global 8000, há relativamente poucas mudanças em relação ao “7500”. Existem modificações de software e alguns ajustes são aplicados ao motor GE Aviation Passport. As melhorias de alcance vêm em grande parte de uma otimização do peso vazio e da capacidade resultante de transportar mais combustível nos tanques existentes.

Conforme as especificações apresentadas pela fabricante, o Global 7500 tem, em dimensões, comprimento de 33,80 m. e altura de 8,2 m., com envergadura de 31,7 m., com cabine com 2,44 m. de largura por 16,59 m. de comprimento, e altura de 1,88 m. O avião tem capacidade para até 19 passageiros. O avião bimotor tem motorização turbofan GE Passaport de 18.920 lbf. de empuxo. O jato tem capacidade de velocidade máxima de MACH 0,925, com cruzeiro de alta velocidade de MACH 0,90 e cruzeiro “típico” de MACH 0,85 (com alcance de 7.700 MN com POB 12, de oito passageiros e quatro tripulantes, atendendo requisitos de reserva IFR-NBAA). O avião tem altitude operacional máxima de 51.000 pés, com capacidade de ascensão direta para 43.000 pés.

O Global 8000 contará com tecnologia e conforto de cabine moderna, incluindo uma altitude de cabine de 2.900 pés e a própria tecnologia de filtro Pür Air e HEPA da fabricante canadense.

Outras características de cabine, ‘herdadas’ do “7500”, incluem o sistema de iluminação circadiana Soleil e assentos Nuagezero-gravity”, (gravidade zero) com várias configurações para as zonas de quatro cabines, uma das quais sendo uma suíte principal com cama de tamanho normal e chuveiro em stand-by. Para a tripulação de vôo, a aeronave será equipada com o suíte aviônica Bombardier Vision.

A Bombardier divulgou que o preço de tabela do Global 8000 é de US$ 78 milhões, acima do preço de US$ 75 milhões do “7500” – uma diferença de US$ 3 mi (4%).

O articulista finaliza seu texto com entendimento que o lançamento do Global 8000 também é uma boa notícia para os clientes do “7500”, sejam suas aeronaves entregues ou ainda encomendadas. Donald informa que, quando o “8000” entrar em serviço, a Bombardier emitirá um Boletim de Serviço para o Global 7500, relativamente à adaptação com incorporação das melhorias de desempenho do “8000”, se o cliente assim desejar. Este serviço é previsto para requerer “tempo inativo” (fora de serviço), para o “retrofit”, inferior a uma semana. [EL] – c/ fontes