Bombardier anuncia encomenda do Governo do Canadá de seis aeronaves Global 6500 multifunção para operação pela Real Força Aérea Canadense, em 22.12.25


Em nota no dia 12, a fabricante Bombardier anunciou que o Governo do Canadá adquiriu seis aeronaves Global 6500 para serem operadas pela Real Força Aérea Canadense (RCAF – Royal Canadian Air Force) em vôos utilitários em todo o mundo e apoiar missões como evacuações aeromédicas, socorro em desastres, ajuda humanitária e operações de segurança nacional.

A entrega da primeira aeronave está prevista para o verão de 2027.
A encomenda das seis aeronaves está avaliada em aproximadamente US$ 400 milhões, com base no preço de tabela atual da fabricante para a aeronave Global 6500 e no custo das modificações militares.

A Real Força Aérea Canadense, que opera aeronaves Bombardier Challenger desde 1983, se beneficiará do maior alcance e capacidade da aeronave Global 6500.

O Governo do Canadá selecionou um modelo de jato fabricado no país para aprimorar sua capacidade de transporte aéreo multimissão, incluindo evacuações aeromédicas, socorro em desastres, ajuda humanitária e operações de segurança nacional. A decisão de adquirir aeronaves da Bombardier reforça as capacidades estratégicas e soberanas do Canadá nos setores aeroespacial e de defesa.

Representantes da Bombardier e do governo federal canadense celebraram no dia 12,  no Centro de Montagem de Aeronaves Global da Bombardier, na região metropolitana de Toronto, que abriga a linha de montagem do programa Global 6500. O acabamento interno das aeronaves encomendadas será realizado na região metropolitana de Montreal.

“A aeronave Global 6500 é um produto de classe mundial, fabricado no Canadá, com a versatilidade necessária para executar múltiplas missões, tornando-se a solução ideal para governos em todo o mundo”, disse Éric Martel, presidente e diretor-executivo da Bombardier. “Hoje, os mais de 12.000 canadenses que trabalham na Bombardier podem se orgulhar de saber que esta aeronave agora servirá ao seu país”, acrescentou Martel.

O evento do anúncio da encomenda contou com a presença do Honorável Stephen Fuhr, secretário de Estado para Aquisições de Defesa. “A adjudicação deste contrato para a compra do Global 6500, no âmbito da Agência de Investimento em Defesa, representa um ponto de virada na forma como o Canadá equipa suas forças armadas”, afirmou o Ministro Fuhr. “Ao simplificar processos e reduzir a burocracia, a Agência de Investimento em Defesa está acelerando a entrega das versáteis capacidades de que a Força Aérea Real Canadense precisa. O Canadá possui uma indústria aeroespacial de classe mundial, e este investimento aproveitará essa força para criar empregos bem remunerados, impulsionar a inovação e reforçar nossa segurança”, completou o ministro de estado canadense.

Também estiveram presentes no evento a Honorável Rechie Valdez, ministra da mulher e da igualdade de gênero e membro do parlamento por Mississauga-Streetsville, bem como autoridades provinciais e representantes do Departamento de Defesa Nacional e da Força Aérea Real Canadense.

As aeronaves Bombardier Global 5500 e Global 6500, assim como a aeronave Global 8000, que entrou em serviço recentemente sucedendo o Global 7500, são fabricadas no moderno Centro Global de Montagem de Aeronaves da Bombardier. Esta instalação, inaugurada em 2024, representa um investimento da Bombardier de mais de 670 milhões de Dólares-canadenses, emprega mais de 2.000 trabalhadores altamente qualificados e é uma “jóia” da fabricação de aeronaves avançadas e de alta precisão.

A Bombardier orgulha-se de contar com a cadeia de suprimentos aeroespacial de classe mundial do Canadá.

A aeronave Global 6500 beneficia-se da contribuição de mais de 60 fornecedores canadenses. Um relatório da PwC encomendado pela Bombardier calculou que o impacto econômico total (direto, indireto e induzido) gerado no Canadá pelas atividades de fabricação do Global 6500 da em 2022 foi de 518,3 milhões de Dólares-canadenses em PIB, 3.747 empregos em tempo integral (equivalentes a tempo integral) e 309,1 milhões de Dólares-canadenses em renda do trabalho.

A Bombardier publicou uma Declaração Ambiental de Produto (EDP – Environment Product Declaration) para a aeronave Global 6500, que descreve detalhadamente o desempenho e a pegada ambiental da aeronave, considerando todo o seu ciclo de vida. Milhares de componentes da aeronave foram analisados ​​quanto ao seu impacto ambiental, oferecendo transparência e parâmetros de referência para a implementação de melhorias.

Os jatos executivos da Bombardier são reconhecidos mundialmente por seu desempenho e confiabilidade, sendo ideais para missões de defesa, incluindo Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR – Intelligence, Surveillance and Reconnaissance), Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C – Airborne Early Warning & Control), patrulha fronteiriça e marítima, missões multiuso, transporte de chefes de Estado, evacuação médica, assistência humanitária urgente e muito mais. A aeronave Global 6500, em particular, é a escolha preferida de governos em todo o mundo que buscam modernizar suas capacidades de defesa aérea.

A Bombardier é conhecida por sua abordagem flexível e colaborativa, construindo relacionamentos de longo prazo com governos e forças armadas, e unindo forças com os fornecedores de sistemas de missão mais avançados do mundo para oferecer soluções de defesa comprovadas, confiáveis ​​e de ponta. [EL]