Bombardier aplica declaração ambiental de produto (EPD) para o Challenger 3500, adicionalmente ao Global 7500, em 01.06.22


Na agenda da feira de aviação executiva européia EBACE, a Bombardier anunciou que aumentou seu compromisso com um futuro sustentável para a aviação executiva, revelando um design de asa “mista” (blended wing), com o conceito aerodinâmico designado Eco Jet, que acredita ser a base para um jato de próxima geração.

O conceito Eco Jet, revelado no domingo dia 22, representa o estado atual do trabalho de pesquisa e tecnologia de longo prazo destinado a definir o que será necessário para atingir a meta da Bombardier de uma redução de 50% nas emissões de carbono de suas aeronaves. A fabricante canadense acredita que a de asa “mista”, ou asa “composta” (blended wing), de sexta geração, é a base para esse progresso, e algumas das lições que está tirando do programa podem ser progressivamente introduzidas nas aeronaves existentes.

E também anunciou, na agenda da EBACE, que publicou uma declaração ambiental de produto (EPD – Environmental Product Declaration) fornecendo dados abrangentes sobre a “pegada” (marca) ambiental para todo o ciclo de vida de seu modelo supermédio Challenger 3500.

Segundo a Bombardier, o Challenger 3500 é apenas a segunda aeronave a ter sua “credencial verde” verificada por uma EPD. A Bombardier já publicou um EPD cobrindo seu jato cabine larga de ultralongo alcance Global 7500.

O complexo processo de EPD é baseado nos padrões internacionais de qualidade ISO 14020, que especificam requisitos para todas as qualificações ambientais atribuídas e alegadas para uma aeronave, bem como dados de análise de ciclo de vida baseados em ciência para substanciar esses requisitos.

Para o Challenger 3500, esse processo abrange mais de 40.000 peças para gerar o que a Bombardier descreveu como “do berço ao túmulo” com base nos processos de projeto, desenvolvimento e produção. A preparação da EPD levou cerca de 18 meses (1 ano e meio) e foi concluída com uma revisão interna dos dados por especialistas no assunto. A tarefa de avaliação envolveu 26 fornecedores Tier 1 e 44 equipas de ‘pacotes’ de trabalho.

“A Bombardier é a única fabricante de aviação executiva a deter EPD, confirmando que reduzir a pegada ambiental da indústria é de extrema importância para nós”, disse o vice-presidente executivo da Bombardier, Michel Ouellette. “Reconhecemos que o estabelecimento de requisitos de sustentabilidade no início da fase de projeto inicia o desenvolvimento de aeronaves que suportam as metas de redução de carbono da indústria. Melhorar o desempenho ambiental de nossa fabricação, atividades de manutenção e produtos em toda a nossa cadeia de valor para garantir que os riscos e impactos ambientais sejam identificados, gerenciados de forma eficaz e reduzidos é imperativo para um futuro sustentável”, Ouellette falou.

Ainda segundo Ouellette, o primeiro objetivo de um EPD é “cravar uma estaca no terreno” e estabelecer uma linha de base para o desempenho ambiental. Eventualmente, quando mais aeronaves executivas tiverem documentação equivalente, os clientes poderão comparar “pegadas” de carbono iguais.

As credenciais ecológicas do Challenger 3500 percorrem a cabine, com interiores desenvolvidos usando materiais sustentáveis ​​e poliéster reciclado, bem como madeira renovável rapidamente e materiais à base de fibra de origem local – estes incluindo incluem folhas de eucalipto, que oferecem uma redução de 43% de dióxido de carbono e 94% de redução no uso de água, além de tecidos de lã e cânhamo com respectivas reduções de 15 e 30%.

A Bombardier divulgou que a nova abordagem não comprometeu o conforto, a aparência ou a funcionalidade.

Os visitantes da EBACE puderam ver exemplos dos novos materiais no estande da Bombardier durante a feira.

Adicionalmente, tripulação da aeronave agora usa um novo aplicativo com função ecológica que otimiza os planos de vôo para reduzir o consumo de combustível e, assim, reduzir as emissões de carbono. Este aplicativo estará disponível gratuitamente para clientes do Challenger 3500.

Enquanto estava desenvolvendo o mais recente Challenger, na verdade uma versão de atualização, a Bombardier garantiu que o programa de vôo de teste fosse neutro em carbono usando compensações de carbono. O Challenger 3500 pode operar com combustível de aviação sustentável (SAF).

A Bombardier informou que está no cronograma para iniciar as primeiras entregas do novo Challenger 3500 durante o segundo semestre de 2022. Em abril passado, a fabricante concluiu a certificação do autothrottle do modelo. [EL] – c/ fontes