Bombardier aumenta entregas e vê forte demanda global, incluindo para segmentos de missões especiais e Defesa, em 16.11.23


Marcando presença na feira aeronáutica Dubai Air Show 2023, acontecendo entre os dias 13 e 17, a fabricante canadense de aeronaves executivas Bombardier divulgou o seu atual momentum em que um fluxo contínuo e robusto de pedidos manteve sua relação book-to-bill um pouco acima da meta de 1:1 na medida em que continua a acelerar as entregas de seus jatos neste ano.

O presidente e CEO da Bombardier, Éric Martel, disse recentemente a analistas que planeja entregar pelo menos 56 de seus modelos de jatos executivos neste ano, em linha com sua orientação-meta (guidance) para o ano inteiro de 138 entregas, acima das 123 em 2022. Martel acrescentou que a Bombardier tem “uma boa visão para o quarto trimestre”, dando-lhe confiança na estimativa de entrega.

Ao mesmo tempo, a Bombardier mantém uma carteira de produção entre 18 a 24 meses, uma vez que a atividade permanece forte em toda a sua linha de produtos, incluindo o seu produto top de linha o jato cabine larga de ultralongo alcance Global 7500, que recentemente atingiu o marco de 150 entregas.

Martel observou que o pipeline de atividades neste trimestre (4T23) pode incluir negócios de frota e/ou Defesa. “A demanda no momento ainda é muito forte”, disse Martel, para emendar: “Continuamos positivos. Há muita atividade em todo o mundo” – isso incluindo o Médio Oriente “apesar do que está a acontecer neste momento”, pontuou Martel.

Levando os modelos Global 7500 e o jato médio Challenger 3500 para a Dubai Airshow neste ano, Martel observou que o Oriente Médio é um mercado importante tanto para suas plataformas de jatos executivos quanto para seu crescente negócio de Defesa.

No negócio “missões especiais”, a Bombardier formalizou o seu negócio de Defesa numa unidade distinta no ano passado, com ambições de transformá-la num negócio de bilhões de Dólares.

Na Dubai Airshow, a Bombardier planeja destacar plataformas de missões especiais, incluindo o Global 6500.

A Bombardier reafirmou o seu compromisso de cobrir todos os seus vôos operacionais com combustível de aviação sustentável (SAF), utilizando o sistema book-and-claim (que permite a um operador reivindicar os benefícios de sustentabilidade do combustível utilizado pela compra do combustível para consumo por outra aeronave, a partir de outro ponto).

Um ano depois de anunciar um acordo com a Signature Aviation para a prestação de serviços de book-and-claim, a Bombardier continua a demonstrar o que chama de compromisso firme para impulsionar mudanças duradouras na indústria, promovendo a adoção do SAF em toda a indústria.

Ao usar uma mistura de combustível de QAV/JET-A com 30% de SAF puro, a Bombardier prevê uma redução em suas emissões anuais de GEE – gases de efeito estufa (GHG – greenhouse gas, Escopo 1) provenientes do uso de combustível em suas operações de vôo de aproximadamente 20 a 25% desde janeiro de 2023. O uso de SAF em voo deste ano as operações por meio de book-and-claim serão refletidas nas emissões de CO2 de Escopo 1 de 2023 da fabricante, que planeja publicar em maio de 2024.

“Os vôos operacionais fazem parte das atividades regulares da Bombardier e incluem, especificamente, vôos de teste da produção, vôos de certificação, traslados de jatos Global de Toronto para Montreal para realizar as fases de conclusão, vôos de demonstração ao consumidor, certificações de novas plataformas de aeronaves e vôos de verificação pós-serviço”, divulga a Bombardier. “Este  “Este importante ganho anual apoia o objetivo previamente anunciado da Bombardier de reduzir 25% das emissões de GEE (Escopo 1 e 2) até 2025, em comparação com os níveis de 2019. O objetivo da Bombardier para 2025 está alinhado com o objetivo da indústria da aviação executiva de atingir emissões líquidas zero até 2050”, completa a fabricante canadense. [EL] – c/ fonte