Bombardier cede espaço para abrigar o Learjet 23 histórico da fundação Classic Lear Jet durante processo de restauração, em 12.06.23


A Bombardier cedeu um espaço para abrigar o Learjet 23 histórico, de registro de produção sn 23-003, o terceiro aparelho produzido e o primeiro entregue a cliente, que será restaurado pela fundação de entusiastas Classic Lear Jet.

O jato passou 27 anos estocado em um pátio do Aeroporto Executivo Bartow, na Flórida, e foi adquirido pela fundação com o intento de restauração completa, visando restituição de aeronavegabilidade e retomada para condição de vôo.

O avião fora trasladado da Flórida para Wichita, no Kansas, e estava provisoriamente estocado em uma instalação da Lee Aerospace.

A fuselagem do jato foi transferida para o antigo centro de entrega de aeronaves Learjet da Bombardier no Aeroporto Nacional Wichita/Eisenhower em 25 de maio; as asas serão transferidas em breve, de acordo com a Fundação.

“O uso desta instalação permitirá mostrar a aeronave de forma limitada a VIPs e doadores em potencial. A Bombardier está fornecendo o espaço como uma doação em espécie [in-kind donation]”, divulgou a Fundação.

Enquanto isso, a primeira etapa da restauração – a revisão dos motores do jato GE CJ610 – está em andamento pela International Turbine Industries (ITI), no Aeroporto Willow Run, em Michigan. A ITI está reformando os motores também por meio de uma doação em espécie dos proprietários da ITI, Mark e Rhonda Andrews.

A estrutura da aeronave tem condição variadas, com problemas de corrosão em algumas áreas. O leme foi arrancado durante o furacão “Ian” em setembro de 2022.

Os planos da fundação são da restauração e recuperação completo do jato, com retomada da aeronavegabilidade e de condição de vôo.

A Classic Lear Jet é uma organização sem fins lucrativos IRS 501(c)(3) e está aceitando doações para ajudar a pagar pela restauração. [EL] – c/ fonte

No Blog:
https://aib-el.com.br/grupo-de-entusiastas-adquire-e-vai-recuperar-primeiro-learjet-23-entregue-a-cliente-em-07-03-23/