Bombardier conclui campanha de testes de vôo do Global 8000, em 24.02.25


Em post no dia 21, a editora da revista mensal especializada AIN Kerry Lynch divulgou a notícia que a Bombardier concluiu sua campanha de testes de vôo para o jato cabine larga ultralongo alcance Global 8000 e avançou para fase de vôos de validação e demonstração, incluindo uma viagem nesta semana para Salzburgo, na Áustria. Após suas operações na Europa, o veículo de teste de vôo retornou ao Centro de Testes de vôo da Bombardier em Wichita, no Kansas (EUA).

A validação de vôo e operações ocorre enquanto a Bombardier está olhando a entrada em serviço da aeronave, que foi testada para o alcance de 8.000 MN e mais a barreira do som ainda neste ano.

Mas, ao mesmo tempo, os testes forneceram uma oportunidade para a fabricante mostrar a aeronave para a comunidade de pilotos e “entusiastas de jatos executivos”.

No ano passado, a Bombardier mediu seus esforços de vendas para a aeronave  junto com o retrofit migrando o antecessor Global 7500 para a capacidade de Global 8000 (alcance de 8.000 MN e MMO de MACH 0,94) -, para garantir que mantivesse um cronograma razoável de pedidos e fosse capaz de honrar os compromissos.

Durante a teleconferência de resultados do exercício 2024, o vice-presidente executivo e CFO da Bombardier, Bart Demosky, explicou aos analistas que a Bombardier recebeu menos depósitos como parte de uma “estratégia de gerenciamento de risco que implantamos ao longo do ano … adotamos uma abordagem conservadora para vender nossos Global 8000 para manter uma margem de disponibilidade apenas no caso de encontrarmos qualquer um dos desafios semelhantes que alguns de nossos pares tiveram ao colocar aeronaves ou derivados em serviço”.

Dito isso, a fabricante divulgou que o Global 8000 continua atraindo interesse e permanece no cronograma para entrada em serviço até o final do ano. Além disso, a Bombardier está finalizando o kit de atualização de aeronaves originalmente Global 7500 (com alcance de 7.700 MN e MMO de MACH 0,925) em linha com o desempenho do Global 8000. A Bombardier estima que a atualização, de US$ 3 milhões, exigirá cerca de 14 dias de inatividade.

O Global 8000, com alcance de 8.000 MN e MMO de MACH, com uma altitude de cabine de 2.900 pés a 41.000 pés, pode conectar Salzburgo (Áustria) a Perth (Austrália) ou a Santiago (Chile). [EL]