Bombardier Defense anuncia a encomenda de duas aeronaves Challenger 650 destinadas a missões de inteligência, vigilância e reconhecimento na Austrália, em 27.03.25

No dia 25, a Bombardier Defense anunciou que a Principle Finance, uma renomada fornecedora de leasing operacional personalizado para aeronaves na Austrália, adquiriu duas aeronaves Bombardier Challenger 650 destinadas a missões de Inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR – Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) na Austrália. A entrega das duas aeronaves está planejada para 2026.
A aquisição foi confirmada durante uma cerimônia de assinatura na pré-abertura da feira aeronáutica Avalon Australian International Airshow, na Austrália, que acontece entre os dias 28 e 30 de março.
“Esta compra representa um marco importante para a Bombardier Defense, aumentando nossa presença na Austrália e na região da Ásia-Pacífico. Nossas aeronaves são a plataforma de escolha não apenas devido ao seu alcance, persistência e desempenho, mas também devido à grande acessibilidade de nossos serviços e ecossistema de suporte no país”, diz Jean-Christophe Gallagher, vice-presidente executivo de vendas de aeronaves e da Bombardier Defense. “Isso representa uma vantagem e flexibilidade inegáveis para os operadores”, completou Gallagher.
“Estamos entusiasmados em integrar o Bombardier Challenger 650 em nossa frota, alavancando seu desempenho e confiabilidade excepcionais, que desempenharão um papel crucial em nossas operações futuras. Esta plataforma nos permite aprimorar nosso alcance e eficácia de vigilância, garantindo que permaneçamos à frente no cenário de defesa em rápida evolução”, diz Harrison Langrell, diretor-executivo da Principle Finance.
As aeronaves de alto desempenho Challenger 650 da Bombardier são apreciadas por seu excelente desempenho em pistas curtas e confiabilidade comprovada na categoria de jatos de médio porte. A aeronave configurada para uso em jatos executivos pode atingir uma autonomia de até 11 horas, com uma confiabilidade de despacho de mais de 99,9% e um alcance impressionante de 4.000 MN (7.408 km). As aeronaves Challenger 650 também são consideradas uma escolha ideal para missões ISR, voando mais alto, mais rápido e mais longe do que as plataformas aerotransportadas antigas, garantindo a cobertura de territórios expansivos e oferecendo desempenho comparável a grandes aeronaves de patrulha marítima por frações de seus custos de compra e operação. Esta aeronave oferece a flexibilidade certa para completar missões em ambientes desafiadores, com uma capacidade de carga útil ideal para equipamentos específicos de missão personalizados, uma vantagem estratégica para o desenvolvimento de soluções de última geração.
A presença da Bombardier na Austrália teve um aumento considerável nos últimos anos.
A fabricante anunciou, recentemente, uma nova Estação de Manutenção de Linha (LMS – Line Maintenance Station) em Perth, elevando a presença total de LMS em todo o mundo para 10. O ecossistema de serviços e suporte no país da Oceania, e região Ásia-Pacífico, começou com a abertura do Centro de Serviços de Melbourne em 2022, permitindo a fabricante atender a frota existente na região. Em maio de 2024, a Bombardier Defense abriu seu primeiro escritório internacional em Adelaide, para fornecer um nível aprimorado de serviço aos seus clientes de missão especial neste importante mercado da Ásia-Pacífico.
Além de fornecer plataformas excepcionais, a Bombardier Defense tem equipes internas dedicadas de engenharia e suporte disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todo o mundo. As equipes da Bombardier Defense também têm a capacidade de incorporar modificações adaptadas às necessidades dos clientes com recursos completos de certificação em todo o espectro de operações civis, militares e híbridas. A Bombardier traz décadas de experiência trabalhando com operadores de missões especiais e integradores de sistemas de missão renomados para adaptar sua plataforma comprovada para operações críticas em todo o mundo.
Para promover a presença em expansão na região, membros das equipes de Defesa da Bombardier e Serviços e Suporte ao Cliente da Bombardier participam da feira aeronáutica Avalon Airshow e estarão presentes Avalon, na Austrália, até 30 de março de 2025. [EL]