Bombardier e Gulfstream dispensam expor na EBACE, Bolen (NBAA) vê outro forte apoio, em 07.04.24


A feira de aviação executiva européia (EBACE) terá uma aparência um pouco diferente na edição deste ano, com a ausência de dois dos “pesos pesados” do mercado/indústria da aviação executiva, Bombardier e Gulfstream, que decidiram não expor na feira.

A feira anual está agendada para 28 a 30 de maio em Genebra (Suíça).

A EBACE 2024 terá, como destaques, a sua primeira exibição estática de veículo eVTOL, da VoltAero, e terá foco tanto no hidrogênio quanto na eletricidade, apontou Ed Bolen, presidente e CEO da NBAA. Bolen disse ainda para a mídia AIN que todos os outros fabricantes de aeronaves que tradicionalmente expõem no evento se comprometeram a retornar à feira.

A Bombardier confirmou ontem que não estará expondo e que “está explorando vários conceitos de marketing regional como parte de nosso plano de negócios mais amplo”. A fabricante canadense das linhas de jatos executivos Global e Challenger também enfatizou que “apoia o excelente trabalho da EBAA e da NBAA (associações da aviação executiva européia e americana] em áreas-chave, incluindo segurança, sustentabilidade, inovação, defesa, desenvolvimento da força de trabalho e outras prioridades” e registrou que iria continuar a fazer parceria com as organizações em uma ampla variedade de atividades ao longo do ano.

Anteriormente, a Gulfstream também confirmou que havia decidido não expor na EBACE e informou da mesma forma que planejava “selecionar eventos em mercados que se alinhem com nossos objetivos de negócios”.

A decisão de declinar a exposição e exibição na EBACE segue a decisão da Gulfstream de não expor na feira de aviação executiva americana NBAA-BACE, prevista para outubro.

A perda de dois expositores importantes na feira deste ano sem dúvida terá um impacto, reconhece Bolen, mas ele enfatiza: “Temos muita coisa a nosso favor à medida que avançamos para a feira”. Reconhecendo as decisões da Gulfstream e da Bombardier, Bolen disse ainda: “Temos vários expositores que estão muito entusiasmados com a feira … O que vemos é que os outros fabricantes certamente estarão lá. E estamos muito entusiasmados com o nível contínuo de apoio que vemos”.

E embora as inscrições tenham sido abertas nas últimas semanas, Bolen revela que a mobilização começou bem.

Bolen observou ainda o forte apoio de Genebra e da agência Eurocontrol, “ambos os quais estarão no centro das sessões de abertura, falando sobre a importância da aviação executiva” para a economia, bem como para todo o sistema, incluindo em locais que têm pouco ou nenhum serviço aéreo comercial.

A EBACE também terá a sustentabilidade como ponto focal com combustível de aviação sustentável disponível para operações e planos para destacar as atividades em andamento para que a indústria atinja sua meta de emissões líquidas zero até 2050.

“Temos combustível de aviação sustentável; temos tecnologias de propulsão que certamente estarão na vanguarda – o que inclui a propulsão elétrica com foco particular na mobilidade aérea avançada”, disse Bolen. “A VoltAero está presente no salão de exposições, bem como na exibição estática. As discussões e exibições em torno do hidrogênio também terão um papel mais proeminente neste ano”, Bolen disse.

Outra área que será diferente neste ano, embora possa ou não ser visível, é a segurança.

A EBACE 2023 foi prejudicada quando cerca de 100 manifestantes alegadamente pró-ecológicos atravessaram uma cerca de segurança e invadiram a área estática. Sete se algemaram a um Gulfstream em exibição, três presos ao trem de pouso do ‘nariz’ e quatro aos corrimãos da porta de entrada da cabine. Outros se acomodaram por outras aeronaves. Embora o movimento tenha sido rapidamente contido, interrompeu as operações no Aeroporto Internacional de Genebra e causou desvios de aeronaves no espaço aéreo local.

Os organizadores da EBACE, EBAA e NBAA, condenaram as ações.

Quanto à organização do evento deste ano, Bolen disse: “Não quero entrar muito profundamente nos detalhes de segurança, mas direi que tivemos uma série de reuniões, inclusive eu, em Genebra, com a própria [autoridade pública de] Genebra, com o departamento de polícia e com o aeroporto [em] todo o aparato de segurança da cidade, do Estado”. Bolen disse que esta é uma prioridade máxima para todos os envolvidos, acrescentando que os organizadores do evento também consultaram os principais especialistas em segurança da Europa. “Temos um plano de segurança muito abrangente em vigor”, afirmou Bolen. “Estamos trabalhando com todos os expositores nas especificidades relacionadas a isso. Estamos determinados a realizar um evento seguro, protegido e bem-sucedido e achamos que temos os elementos para fazer isso”. Algumas das mudanças serão visíveis, enquanto outras não, explicou ele.

Após a violação por parte dos manifestantes no ano passado, surgiram dúvidas sobre se isso impactaria a exibição estática. Embora a Gulfstream e a Bombardier tenham optado por não exibir, nenhuma delas apontou isso – pelo menos publicamente – como uma razão para suas respectivas ações. [EL] – c/ fonte