Bombardier entrega 200° jato Global 7500, com aeronave acumulando 75 recordes de velocidade e frota do modelo somando 200.000 horas, em seis anos de operação, em 11.12.24


Em nota no dia 09, a Bombardier anunciou que entregou, no mês, o 200º jato executivo Global 7500 a um cliente, “uma prova do sucesso internacional e em toda a indústria desta plataforma”.  

A nota promove que o jato executivo Global 7500 transformou a aviação executiva com seu design refinado, desempenho insuperável e avanços tecnológicos excepcionais.

A marca da 200ª entrega foi alcançada apenas seis anos após o jato entrar em serviço, em 2018. Desde sua entrada em serviço, a frota Global 7500 acumulou 200.000 horas e registrou uma confiabilidade de despacho de mais de 99,8%. E conforme a frota cresceu, também cresceram os recordes de velocidade para o modelo, com capacidade de velocidade máxima de MACH 0,925 e de cruzeiro de alta velocidade de MACH 0,90, com cabine de quatro zonas.

“Simplificando, a aeronave Global 7500 é montada com o melhor processo de fabricação e avanços tecnológicos na aviação executiva – e estamos muito animados e honrados em atingir a marca de 200 entregas desta aeronave transformadora”, disse David Murray, vice-presidente executivo de fabricação, TI e Sistema de Excelência Operacional da Bombardier. “Este marco também reflete os esforços excepcionais de nossas meticulosas equipes de engenharia, produção e montagem. Esses indivíduos talentosos são o coração pulsante do sucesso e das realizações finais deste programa”, completou Murray.

“Os clientes do jato executivo Global 7500 da Bombardier reconhecem e apreciam os muitos benefícios que esta aeronave oferece – e ela continua a reescrever os livros de história com recordes de velocidade sem precedentes e voos de longa distância”, disse Jean-Christophe Gallagher, vice-presidente executivo de vendas de aeronaves e defesa da Bombardier. “Esta aeronave incrível oferece o melhor dos dois mundos: é uma maravilha da engenharia projetada para servir como uma extensão da casa ou do escritório de nossos clientes. E é isso que o Global 7500 vem entregando há anos – oferecendo as cabines mais espaçosas nos céus enquanto desfruta do passeio suave característico da Bombardier”, completou Gallagher.

Com velocidades máxima (MMO) de MACH 0,925, de cruzeiro de alta velocidade de MACH 0,90 e de cruzeiro típica de MACH 0,80, altitude operacional máxima de 51.000 pés (altitude de cruzeiro inicial, no MTOW, de 43.000 pés) e um alcance de 7.700 MN/14.260 km (alcance teórico com reserva na regra NBAA IFR, e condição ISA, voando a MACH 0,85 e com 12 ocupantes – 8 pax. e 4 tripulantes, com alcance real sendo afetado por fatores como meteorologia e outros), o Global 7500 permite que os clientes alcancem destinos mais essenciais. E desde sua entrada em serviço em dezembro de 2018, o Global 7500 provou ser a aeronave executiva de melhor desempenho, ostentando uma confiabilidade de despacho de frota de mais de 99,8%.

Destaque do projeto aerodinâmico, a asa – Smooth Flex Wing -, com uma envergadura de 31,7 m., é como um amortecedor no ar, projetado com um sofisticado sistema de slats e flaps que gera sustentação excepcional na decolagem e aproximação, maximizando a eficiência aerodinâmica e aumentando o desempenho, ao mesmo tempo em que melhora a segurança e oferece o passeio mais suave do setor. A asa também reduz o consumo de combustível, diminui as emissões e produz excelente desempenho em pistas curtas e alta velocidade – o tipo de jornada que seus clientes buscam.

Aspectos essenciais do incrível desempenho recorde da aeronave Global 7500 podem ser atribuídos a sua exclusiva Smooth Flex Wing – orgulhosamente fabricada em Red Oak, no Texas (EUA) – e seus dois motores GE Passport, de 18.920 lbf., fabricados em Lafayette, em Indiana (EUA).

Além da marca de aeronaves entregues e aceitação no mercado, o Global 7500 também estabeleceu mais recordes de velocidade do que qualquer aeronave de sua classe, tendo voado recentemente mais de 75 missões de recorde de velocidade em uma série de rotas importantes (com velocidades e distâncias referenciadas por diretrizes da FAI – Federação Aeronáutica Internacional, com alguns registros estando pendentes de revisão pela FAI). Essas realizações se baseiam em recordes anteriores, incluindo um vôo de 8.225 MN em outubro de 2019 de Sydney, Austrália, para Detroit, no Michigan/EUA, o vôo mais longo já registrado na aviação executiva. Algumas das missões mais recentes incluíram Miami (EUA) a São Paulo (Brasil), Tóquio (Japão) a Los Angeles (EUA), Jeddah (Arábia Saudita) a Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA) a Auckland (Nova Zelândia).

E mais recordes estão por vir, de acordo com David Strassburg, piloto de demonstração da Bombardier e gerente de segurança para operações de vôo de demonstração, falando para a mídia AIN, conforme artigo de Kerry Lynch, editora da revista mensal AIN, postado na plataforma da mídia no dia 09. “Na verdade, estamos em mais do que isso. Então, estamos realmente indo muito bem”.

A maioria desses recordes de velocidade foi estabelecida aproximadamente nos últimos 18 meses (1,5 anos), depois que a Bombardier aumentou totalmente a produção do modelo, de acordo com Strassburg. “Houve uma fase inicial em que alguns recordes foram estabelecidos, e então muito do foco estava realmente na produção das aeronaves, tentando apoiá-las e garantindo que as disponibilizássemos aos clientes”, Strassburg observou. Enquanto a aeronave voava com desempenho recorde, “houve um intervalo bastante grande de vários anos em que realmente não estávamos reservando um tempo para documentar isso e mostrar que tínhamos o desempenho para a aeronave. conseguimos a papelada e entendemos o que está envolvido”, revelou Strassburg. Na verdade, todos os recordes, exceto três, ocorreram no último ano e meio.

Strassburg discutiu o complicado processo de documentar o recorde, começando com o país de origem dos pilotos e, finalmente, passando para organizações globais como a FAI – Fédération Aéronautique Internationale, com sede na Suíça.

Strassburg enfatizou que esses recordes foram obtidos durante o curso normal dos negócios da aeronave. “Estas não são aeronaves experimentais que estão disponíveis apenas para voar. Temos clientes que querem vê-las, temos vendedores que querem vê-las. Então, os recordes são ditados pelas necessidades da aeronave”, Strassburg explicou. “Não houve um único recorde que estabelecemos que foi feito especificamente com o propósito de estabelecer um recorde”, Strassburg prosseguiu. Assim, muitos dos recordes foram feitos em vôos de demonstração na interligação de duas cidades (e países), fornecendo a capacidade de demonstrar a velocidade e a qualidade do vôo na aeronave para potenciais compradores. “Foi muito gratificante fazer isso. Esta é a razão pela qual eles estão comprando aeronaves: porque eles querem ir a lugares”, apontou Strassburg. “Estávamos mostrando a eles que podemos demonstrar desempenho recorde de classe mundial no cenário final em que você deseja usar esta aeronave”, Strassburg observou.

Isso é importante, disse Strassburg, porque “podemos mostrar às pessoas o desempenho na literatura e nos materiais de marketing e demonstramos às autoridades de certificação. Mas queríamos exibi-lo de uma forma que fosse realmente significativa para as pessoas que usarão a aeronave”.

À medida que mais jatos Global 7500 entraram no mercado, o ímpeto ganhou força, até mesmo entre os clientes, disse Strassburg. Isso coincidiu com a indústria emergindo da Covid e a demanda pelo uso da aeronave aumentou, pois as pessoas queriam de deslocar a viajar. “Tivemos até dois operadores que receberam a aeronave e estabeleceram vôos recordes mundiais em seu primeiro vôo na aeronave com nosso apoio. O orgulho que eles têm quando fazem isso é muito legal”, Strassburg revelou.

Alguns operadores estabeleceram vários recordes, continuou Strassburg. “Estamos aprendendo o que é preciso para ter desempenho, [e] fazer com que nossa aeronave obtenha cada gota possível de desempenho que pudermos”, disse Strassburg.

Mas, observando seu papel como gerente de segurança, Strassburg disse que esses clientes colaboraram de perto com a Bombardier nos vôos. Muitas vezes, os clientes que estavam no vôo recorde não sabiam até pousarem, disse Strassburg, citando como exemplo um vôo de Phoenix (EUA) para Paris (Paris). “Eles não conseguiam acreditar o quão rápido chegaram lá, e então, quando contamos a eles o que tinham feito, eles ficaram absolutamente extasiados”, disse Strassburg.

A Bombardier está marcando presença na feira de aviação executiva do Oriente Médio e Norte da África – MEBAA – nesta semana, com a exibição do Global 7500, um mercado em que o modelo tem obtido sucesso, Strassburg observou, e junto com isso “muitos recordes” na região. Isso incluiu um conjunto em um vôo de entrega de cliente para a região, acrescentou Strassburg.

“Existem alguns desafios únicos, obviamente, com a instabilidade e as restrições naquela região, onde você tem que voar rotas muito mais longas do que talvez você teria que fazer em circunstâncias políticas diferentes. Isso torna o desempenho ainda mais importante”, Strassburg revelou. “Você não pode mais pegar a menor distância entre dois pontos. Você tem outros fatores com os quais está lidando. Então, se você tem um desempenho comprovado e pode compensar um pouco desse tempo, isso atenua alguns dos desafios”, explicou Strassburg.

Observando que é um membro mais novo da equipe Global, Strassburg disse: “Estou aqui com pessoas que estavam envolvidas na certificação e voando desde os primeiros dias, estabelecendo alguns recordes de velocidade quando a aeronave foi inicialmente certificada. Mas ver a excitação neles com as milhares de horas que eles têm na aeronave e todo o tempo que eles gastam nisso é super, super satisfatório”.

À medida que os recordes aumentam, a Bombardier está testando em vôo o modelo subsequente, o ainda mais rápido Global 8000, que cruzou a fronteira supersônica. O modelo de capacidade de velocidade (MMO) MACH 0,94 e capaz de voar até 8.000 MN, deve entrar em serviço em 2025. No entanto, operadores de Global 7500 já em serviço terão a opção de adaptar uma atualização de software que dará à sua aeronave um desempenho ainda melhor.

A Bombardier promove que os incríveis atributos da aeronave Global 7500 serão aprimorados ainda mais com a introdução da aeronave Global 8000, anunciada em 2022. O jato-chefe da Bombardier de uma nova era ostentará um alcance líder do setor de 8.000 MN e uma velocidade máxima imbatível de MACH 0,94, tornando-a a melhor aeronave executiva “tudo-em-um”.

O Global 8000 está atualmente em desenvolvimento e ainda precisa ser finalizado e certificado. O Global 8000 está progredindo no projeto e processo de certificação e no cronograma para entrar em serviço no segundo semestre de 2025. Todas as especificações e dados são aproximados e podem mudar sem aviso prévio e estão sujeitos a certas regras operacionais, suposições e condições. [EL]