Bombardier entrega Global 6000 BACN para USAF, em 18.09.22


A Bombardier entregou o primeiro jato Global 6000 modificado para o programa BACN – Battlefield Airborne Communications Node (Nódulo de Comunicações Aerotransportadas de Batalha) da Força Aérea dos EUA (USAF) por um pedido anunciado em junho de 2021.
O acordo de junho de 2021 incluiu um pedido firme e cinco opções. Desde então, a USAF aumentou os pedidos firmes e a Bombardier tem mais duas entregas planejadas até 2023, com aeronaves adicionais possíveis até 2025. Avaliado em até US$ 465 milhões, o contrato foi uma continuação de acordos anteriores sob que a Bombardier entregou quatro jatos Global para o programa BACN.

As duas próximas entregas estão programadas para ainda em 2022 e 2023. A USAF anunciou seu potencial para aquisição de aeronaves adicionais por ano até 2025 sob o acordo de 2021.

A Bombardier entregou a aeronave por meio de sua divisão de defesa recentemente renomeada, juntamente com sua unidade subsidiária americana Learjet Inc., que continua sendo sua empresa operacional em Wichita, no Kansas (EUA).

O contrato com a USAF é uma base para a expansão estratégica da Bombardier de seus negócios de Defesa, principalmente porque é capaz de construir seus recursos e instalações nos antigos hangares de produção do modelo Learjet, que foi desativada.

“O setor de defesa é um pilar fundamental do futuro da Bombardier, pois nossas plataformas ultraconfiáveis ​​e de alto desempenho são mais adequadas para alocar e operar equipamentos de missão complexos”, disse o presidente e CEO da Bombardier, Éric Martel. “Esta entrega é um marco, o primeiro desse tipo desde a nomeação de Wichita como a base da Bombardier Defesa [Bombardier Defense]”, falou Martel.

Com a designação na frota E-11A, os jatos Global equipados na missão BACN servem como portões – gateways – de comunicação que conectam e/ou retransmitem voz e dados entre o ar e unidade terrestre. “O programa BACN reduz os problemas de comunicação associados a sistemas incompatíveis, terrenos adversos e distância. O BACN aumenta a interoperabilidade, o que resulta em forças que executam de forma mais rápida, mais confiável e com menos risco para o combatente”, disse o tenente-coronel Eric Inkenbrandt da USAF. “A entrega do 21-9045 é o primeiro passo fundamental para avançar na missão que este programa oferece”, completou o tenente-coronel Inkenbrandt.

A frota do programa BACN tem sede na Base Aérea de Hanscom, no Estado de Massachusetts.

Engenheiros e técnicos da Bombardier Defesa em Wichita (Kansas/EUA) executaram o trabalho complexo de engenharia e modificação no jato “verde” (sem acabamento da linha de produção) para dar suporte ao programa BACN, enquanto equipes da unidade de Tucson (Arizona/EUA) completaram o interior e pintura externa do Global 6000 da USAF.

A Bombardier destacou que mais de 550 jatos Global, Challenger e Learjet com configuração de aeronave Special-mission (missão especial) estão em serviço pelo mundo. [EL] – c/ fontes