Bombardier entrega milésima aeronave supermédia Challenger série 300 – com um “3500”, em 02.03.25


No dia 27, a Bombardier orgulhosamente anunciou a entrega de sua 1.000ª aeronave supermédia Challenger, constituindo um marco significativo na história da aviação executiva. Essa conquista marcante foi celebrada com a entrega de uma aeronave Challenger 3500 para a JM Family Entreprises, uma cliente de longa data da Bombardier, durante uma cerimônia especial no centro de entrega do Challenger da Bombardier em Montreal, no Canadá.

Durante a celebração, a equipe da Bombardier entregou as chaves “cerimoniais” da aeronave para a JM Family Enterprises e apresentou a aeronave aos mais de 700 funcionários e convidados presentes em um evento histórico.

“Alcançar a entrega da nossa 1.000ª aeronave supermédia marca um momento decisivo para a Bombardier”, disse Éric Martel, presidente e CEO da Bombardier. “Este marco é uma prova da dedicação e do talento excepcional dos nossos funcionários, bem como da confiança e lealdade dos nossos clientes em todo o mundo. Ele tem um significado ainda maior, pois estamos comemorando com um cliente que compartilha nossos valores familiares, espírito empreendedor e comprometimento com a comunidade. As aeronaves supermédias Challenger foram um divisor de águas na indústria, pois definiram um novo segmento de jatos executivos, e estamos animados para continuar construindo esse legado”, complementou Martel.

Os jatos supermédios Bombardier definiram o padrão na categoria desde a entrada em serviço do modelo original, ganhando uma reputação de confiabilidade líder do setor e desempenho excepcional. Nas últimas duas décadas, essas aeronaves líderes em desempenho foram os jatos mais vendidos em sua classe, e o jato Challenger 3500 continua a sequência de vitórias, liderando seu segmento em 2024 como o jato mais entregue.

O marco da milésima entrega acontece um pouco mais de 20 anos após o membro original da família Challenger – o Challenger 300 – entrar em serviço com a fornecedora de propriedade compartilhada Flexjet em janeiro de 2004. Inicialmente denominado, o Challenger 300 abriu um novo caminho para a Bombardier no segmento de aeronaves, tornando-se a aeronave supermédia mais entregue. Com motorização turbofan Honeywell HTF-7000, de 6.826 lbf. de empuxo, o Challenger 300 podia voar 3.100 MN.

Cerca de 457 jatos Challenger 300 foram entregues antes que a Bombardier fizesse a transição para o modelo 350 subsequente, uma década depois, com o primeiro entregue desta vez para a NetJets em junho de 2014. Este modelo tinha um interior modernizado, motores HTF-7350, de 7.323 lbf. empuxo atualizados e uma asa reforçada com winglets inclinados. Isso aumentou a carga-paga em 900 lb. e o alcance para 3.200 MN. Em 2020, o segundo membro da família atingiu 350 entregas. De acordo com a afiliada da AIN AircraftPost, 423 jatos Challenger 350 foram entregues.

O mais novo sucessor da série 300, o Challenger 3500 entrou em serviço em setembro de 2022 e em outubro passado se tornou a aeronave supermédia mais rápida a atingir a marca de 100 entregas, agora estando em torno da marca de 120 aeronaves, segundo a AircraftPost. Este modelo adotou o padrão de numeração (em mil) na nomenclatura da família Global e incorporou alguns elementos internos do modelo-chefe do portfólio Bombardier Global 7500, como os assentos Nuage, e também introduziu controles de gerenciamento de cabine ativados por voz e sistema autothrottle como item padrão.

O jato Challenger 3500 se tornou rapidamente uma das aeronaves mais procuradas em sua categoria, oferecendo os menores custos operacionais diretos, desempenho líder, versatilidade incomparável e uma cabine de última geração. O modelo oferece inúmeras novidades do setor e da categoria, incluindo a cabine controlada por voz, e integra perfeitamente vários recursos importantes da aeronave Global 7500 de alcance ultralongo da Bombardier, principalmente o inovador assento Nuage. A aeronave “3500” também carrega uma Declaração Ambiental de Produto (EPD – Environmental Product Declaration), assim como todo o portfólio de aeronaves em produção da Bombardier. Com isso, a Bombardier continua até hoje como a única fabricante de jatos executivos a ter declarações EPD publicadas para suas aeronaves.

No compromisso com a sustentabilidade, a Bombardier também cobre todos os seus vôos operacionais, com aeronaves Challenger e Global, com SAF por meio do sistema Book-and-Claim. [EL]