Bombardier entrega o primeiro Global 6500 para missão especial ISR da provedora americana SNC, em 04.11.22


A Bombardier entregou o primeiro de dois jatos de longo alcance Global 6500 para a Sierra Nevada Corp. (SNC) para seu programa de aeronaves de inteligência, vigilância e reconhecimento aéreo (ISR – Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) RAPCON-X, de rápida configuração.

A entrega da primeira aeronave foi feita pelo diretor de aeronaves de missão especializada da Bombardier, Michael Calderon, nas instalações da SNC em Hagerstown, no Maryland (EUA), que fará o trabalho final de instalação de equipamento.

A SNC planeja receber seu segundo Global 6500 da Bombardier no próximo mês e espera-se que ambas as aeronaves entrem em serviço ainda no próximo ano.

O programa RAPCON-X da SNC visa reduzir o tempo de integração de novos sistemas e a adição de recursos em uma aeronave ISR sem um redesenho completo. A plataforma inclui o software SNC Trax, que cria interoperabilidade entre sistemas distintos, operacionalizando dados em todo o espectro para total conscientização e cooperação do domínio. O RAPCON-X também inclui o sistema de missão de última geração e produtos de inteligência de sinal para operações em vários domínios. [EL] – c/ fontes