Bombardier experimenta forte resultado trimestral no 1T22 e vendo a atividade de aeronaves executivas em meio a uma mudança radical para a indústria não apenas de um salto pós-pandemia, em 06.05.22

A Bombardier experimentou um primeiro trimestre forte e divulgou que segue com ritmo para cumprir suas metas para 2022.
Em vídeo-conferência pela manhã desta quinta dia 05, para apresentação do balanço trimestral do 1T22, a fabricante canadense destacou o resultado de lucros antes de impostos de US$ 167 milhões, com um aumento de 35% em base de comparação anual (sobre 1T21).
“Nossa equipe conseguiu aproveitar nosso forte desempenho no ano passado e nosso impulso a partir do mesmo”, disse o presidente e CEO Éric Martel. “Neste trimestre, que foi um dos melhores em nossos balanços, provamos mais uma vez que sabemos aproveitar ao máximo as oportunidades quando elas se apresentam”, pontuou Martel.
No lado operacional, a Bombardier registrou entrega de 21 jatos durante o trimestre (1T22), incluindo nove de modelo-chefe, o jato de cabine larga de ultralongo alcance Global 7500, e os três últimos jatos Learjet 75 da linha de montagem. A fabricante registrou que está no cronograma para até o final deste ano superar as entregas de aeronaves de 2021, de 120 jatos.
À medida que faz a transição do Challenger 350 para o Challenger 3500, que deverá entrar em serviço em setembro, a fabricante espera que as entregas no segundo e terceiro trimestres sejam estabilizadas relação ao ano passado, com um aumento no quarto trimestre à medida que a produção e as entregas do Challenger 3500 aumentem.
A Bombardier está monitorando ativamente a situação da cadeia de suprimentos, enviando equipe a fornecedores para avaliações precisas.
A Bombardier viu pedidos fortes até agora para o ano, com uma relação book-to-bill [encomenda : entrega/faturamento] de 2,5:1. Durante o trimestre (1T22), sua carteira de pedidos aumentou em US$ 1,3 bilhão (10,7%), para US$ 13,5 bi. “Isso é uma prova da força de nosso portfólio de produtos, bem como da capacidade de nossa equipe de vendas de responder em todo o mundo”, disse Martel.
Além disso, Martel acrescentou que a Bombardier está se tornando cada vez mais convencida de que os níveis atuais de atividade de aeronaves executivas representam uma mudança radical para a indústria, em vez de apenas um salto pós-pandemia. Martel observou que, apesar da situação na Ucrânia, continua com forte demanda e atividade em todo o mundo, inclusive na Europa. Entre as 5.000 aeronaves da Bombardier em todo o mundo, o uso da frota aumentou aproximadamente 23% em relação aos níveis pré-pandemia de 2019.
Isso levou a um trimestre recorde para seu negócio de serviços pós-venda, que gerou US$ 361 milhões – um aumento de 34% na base de comparação ano a ano.
A Bombardier quadruplicou recentemente o tamanho de seu centro de serviços em Cingapura e está em processo de expansão de suas instalações em Londres e Miami, que devem ser concluídas até o final do ano. Além disso, a fabricante planeja abrir um novo centro de serviço em Melbourne, na Austrália. “Estamos colocando muito foco no suporte aos nossos clientes perto de suas bases”, disse Martel. [EL] – c/ fontes