Bombardier inaugura, em Montreal, Centro de Inovação e Design, o novo “pilar” da estratégia centrada no cliente, em 09.07.25

No dia 07, a Bombardier anunciou a inauguração, no dia 03, do seu Centro de Inovação e Design, o novo “pilar” da estratégia centrada no cliente da fabricante.
A missão do Centro de Inovação e Design é manter as aeronaves da Bombardier à frente da concorrência, oferecendo inovações e melhorias contínuas a todo o portfólio. Uma equipe multidisciplinar inteiramente dedicada a este novo espaço trabalhará com a mais estrita confidencialidade em inovações que visam redefinir a experiência do cliente em aeronaves executivas.
Localizado estrategicamente com as instalações de fabricação da Bombardier na região metropolitana de Montreal, em Quebec (Canadá), o Centro de Inovação e Design fornecerá o espaço e os meios para impulsionar projetos em design e inovação centrados no cliente, independentemente de programas de desenvolvimento de aeronaves ou variantes de modelo. Essa abordagem permitirá que a Bombardier introduza rapidamente inovações de ponta no mercado, elevando continuamente a experiência de seus clientes em todo o mundo.
O Centro oferece um espaço dedicado, equipamentos altamente especializados e permite uma colaboração próxima entre especialistas multidisciplinares, possibilitando a experimentação, o desenvolvimento, os testes e a rápida iteração de novas ideias. Com ferramentas como mockups e protótipos em escala real, as equipes da Bombardier poderão criar provas de conceito e iterar rapidamente, garantindo que qualquer novo produto seja robusto, confiável em operação e perfeitamente integrado às nossas linhas de produção. O Centro permitirá que as equipes renomadas da Bombardier no setor se beneficiem dos recursos e da liberdade à sua disposição.
No passado, essas equipes projetaram produtos de sucesso, como o interior totalmente novo e inovador do Global 7500 e a renovação do design da cabine do jato supermédio Challenger 3500. Ambas as aeronaves receberam o prestigioso Red Dot Awards, um dos mais cobiçados reconhecimentos internacionais por excelência em design e inovação, com a mais alta distinção “Best of the Best” (“Melhor dos Melhores”) para o Challenger 3500.
“No setor de aviação executiva, inovar é uma questão de competitividade e tem um impacto tremendo em nosso desempenho geral no mercado. Nossos clientes esperam o melhor e, ao longo dos anos, mantivemos um firme compromisso de entregar nada menos que isso”, disse Éric Martel, presidente e CEO da Bombardier. “A história da Bombardier foi construída sobre uma cultura de inovação e uma forte dedicação à mudança de paradigmas do setor. Com o Centro de Inovação e Design, reforçamos nosso compromisso de longa data com nossos clientes em todo o mundo – oferecer uma experiência de ponta, incomparável em todo o setor”, complementou Martel.
“Estimuladas pela combinação de suas expertises, nossas diversas equipes – de designers industriais, engenheiros, artesãos, estofadores a prototipistas – agora têm os meios necessários para transformar suas ideias em realidade. No mais absoluto sigilo e em um caminho fora do essencial, nossas equipes se concentrarão inteiramente no design e na inovação de novos produtos. Este centro, construído especificamente para esse fim, promoverá o ambiente necessário para canalizar seus talentos de forma mais eficaz, permitindo que a Bombardier estabeleça um novo padrão no setor”, disse Sean Johnson, vice-presidente de inovação em aeronaves da Bombardier.
A redatora de notícias da mídia AIN repercutiu a inauguração do centro, em post na plataforma online da mídia no dia 07.
O v-p de inovação em aeronaves da Bombardier Sean Johnson disse para a AIN: “Este é um espaço dedicado que nos permite focar em inovações centradas no cliente, que nos permitirão agir rapidamente, falhar rapidamente, iterar e trazer inovações verdadeiras e excepcionais para nossos principais clientes mais rápido do que nunca”. Johnson acrescentou que espera que a unidade se baseie no foco renovado da indústria no trabalho de design e conclusão (acabamento): “Este centro realmente nos permite fazer isso fora do caminho crítico de um grande programa de aeronaves, onde podemos inovar em recursos e experiências rapidamente e, em seguida, implementá-los em todas as nossas frotas existentes — não apenas esperar por uma aeronave nova e pronta para uso”. Johnson observou: “Não há dúvida de que, especialmente em aeronaves executivas, se você quiser acertar, a melhor coisa a fazer é projetar em torno da cabine ao mesmo tempo em que está desenvolvendo a aeronave”. Johnson revelou: “Acredito que a decisão da localização do espaço foi para ser próximo aos recursos e aos recursos multifuncionais que pretendemos empregar. E, claro, com a massa crítica que temos aqui em Montreal, fez mais sentido para nós mantê-lo próximo a todos esses recursos que utilizaríamos ao fazer nossos novos projetos”. [EL]