Bombardier inicia fabricação de componentes-chave do primeiro Gobal 8000 de produção seriada, em 24.10.24


No dia 21, a fabricante canadense Bombardier anunciou que as suas unidades de fabricação em Saint-Laurent, em Quebec (Canadá), em Red Oak, no Texas (EUA), e em Querétaro (México) começaram a fabricar componentes-chave para a 1ª aeronave de produção seriada do jato executivo cabine larga de ultralongo alcance Global 8000.

Com entrada em serviço prevista para o segundo semestre de 2025, o Global 8000 se destacará como o jato executivo mais rápido e de maior alcance do mundo, criado de forma inovadora com o vôo mais suave e a cabine mais saudável do setor, promove a Bombardier. A aeronave também continua impressionando e destacando-se em testes de vôo, obtendo resultados positivos ao longo de sua campanha. Os testes de vôo estão totalmente no caminho planejado e com testes de vôo iniciais da agência de certificação conduzidos.

“O processo de fabricação do que será o jato executivo mais rápido do setor, o impressionante Global 8000, de ultralongo alcance, começou”, disse David Murray, vice-presidente executivo de fabricação, TI e Sistema Executivo Operacional da Bombardier. “Nossas equipes de engenharia e produção continuam a demonstrar níveis inigualáveis ​​de especialização, orgulho e inovação, qualidades que são uma parte intrínseca do DNA da Bombardier. A maestria de nosso pessoal está por trás do progresso que estamos fazendo em nossos locais de produção e ressalta a cultura de excelência da Bombardier, bem como nosso compromisso em elevar o mundo da aviação”, completou Murray.

“Nossos clientes em breve poderão embarcar em uma aeronave que define o padrão como a aeronave executiva mais rápida e de maior alcance produzida para esse fim na história, permitindo que alcancem destinos mais distantes e mais rápidos do que nunca”, acrescentou Jean-Christophe Gallagher, vice-presidente executivo de vendas de aeronaves e defesa da Bombardier. “Conectividade, conforto e chegada revigorada são tão importantes hoje quanto velocidade e alcance, e é por isso que estamos orgulhosos de que o Global 8000 ostentará a melhor altitude de cabine da categoria e oferecerá o passeio suave característico da Bombardier”, acrescentou Gallagher.

O Global 8000 contará com um alcance líder do setor de 8.000 MN, interligando mais pares de cidades do que nunca, incluindo Dubai-Houston (EUA), Cingapura-Los Angeles (EUA), Londres (Inglaterra)-Perth (Austrália) e muitas outras, com capacidade de velocidade de cruzeiro de longo alcance de MACH 0,85 e velocidade máxima inigualável de MACH 0,94.

Com quatro verdadeiros espaços de convivência e uma área de descanso separada para a tripulação Global 8000 será capaz de voar até 8.000 MN sem escalas. O exigente jato executivo também contará com o tamanho de cabine mais generoso de sua categoria, juntamente com as cabines mais saudáveis ​​do setor.
A aeronave executiva também entregará em termos de experiência de vôo. A luxuosa cabine incorporará recursos revolucionários já introduzidos no Global 7500 (do qual resulta o Global 8000, com aprimoramentos) que melhoram drasticamente o conforto do passageiro, incluindo uma suíte principal disponível com uma cama de casal e um chuveiro verticalizado no banheiro. Os avanços revolucionários da cabine também incluirão controle de entretenimento e conectividade, o intuitivo Touch CMS e o mostrador de toque OLED e o sistema de som direcional l’Opéra, da Bombardier, para garantir que os passageiros tenham uma experiência de cabine inigualável.

Em antecipação à entrada em serviço planejada do jato executivo Global 8000, uma atualização está atualmente disponível para aquisição por clientes-operadores das atuais aeronaves Global 7500 em serviço por meio de um dos centros de serviços de aeronaves da Bombardier. Os benefícios da atualização incluirão melhorar a velocidade máxima da aeronave, aumentar seu alcance e fornecer aos passageiros altitudes de cabine excepcionalmente baixas.

Em postagem no dia 21, Curt Epstein, editor-sênior da mídia AIN, divulgou a notícia do início da fabricação-montagem do primeiro jato Global 8000 de série, quando o programa de testes do modelo derivado do “7500”, incorporando aprimoramentos, se aproxima da conclusão. Será o primeiro aparelho “8000” de série, fabricado do “zero”, uma vez que para os testes de certificação foram usados jatos Global 7500 modificados.

De acordo com Epstein, numa coletiva de imprensa na manhã da segunda-feira dia 21, na feira de convenção NBAA-BACE, em Las Vegas (EUA), Éric Martel, presidente e CEO da Bombardier, disse a uma platéia lotada que a certificação do Global 8000 – uma variante de alcance alongado e mais rápida do Global 7500 — deve ocorrer sem problemas, pois se aproxima de 300 horas de testes.

“Fazemos testes de vôo em todo o produto, então estamos extremamente felizes com o resultado; a velocidade mais rápida do setor, o maior alcance, a menor altitude de cabine e o passeio mais suave estão chegando no ano que vem”, disse Martel.

Epstein informa que a produção dos principais componentes está ocorrendo atualmente nas instalações da Bombardier em Saint-Laurent, em Québec (EUA), em Red Oak, Texas (EUA), e em Querétaro, no México.

Asas da primeira aeronave Global 8000 produzida unidade de fabricação de aeroestruturas da Bombardier em Red Oak, no Texas (EUA) – por AIN:
Um kit de retrofit será disponível para clientes do Global 7500 que desejam elevar suas aeronaves ao padrão do Global 8000, um processo que levará aproximadamente 10 dias, realizado em um centro de serviços da Bombardier, de acordo com Paul Sislian, vice-presidente executivo de serviços de pós-venda e estratégia da Bombardier. O kit de retrofit incluirá alterações de aviônicos e software do motor e uma maior capacidade de combustível.

Vice-presidente executivo de vendas de aeronaves e defesa da Bombardier, Jean-Christophe Gallagher observou que Bombardier está prestes a atingir um marco para o Global 7500 com sua 200ª entrega, desde sua certificação em 2018, e a ser seguida logo depois pela 100ª entrega do modelo médio Challenger 3500 e a 1.000ª entrega de um jato Challenger 300.

Gallagher observou que o demonstrador Global 7500 da Bombardier, que viaja pelo mundo exibindo a tecnologia Bombardier, acumulou uma impressionante lista de 60 recordes de velocidade certificados pela NAA – National Aeronautic Association — “recordes que só podem ser alcançados com uma combinação de alcance, velocidade e desempenho de decolagem”, disse Gallagher.

Quase 5.000 aeronaves Bombardier apoiadas por 10 instalações de serviço estão voando atualmente em todo o mundo. [EL]