Bombardier lança o Challenger 3500, para adicionar melhoramentos e ajustar a linha 300/350 para o novo padrão de nomenclatura, em 14.09.21


Nesta terça dia 14, a Bombardier revelou uma nova designação e identidade visual para sua venerável Família de jato executivo Challenger 300/350 que se alinha com a nova nomenclatura da Família Global e empresta algumas das características interiores de alta qualidade de seu do produto top do portfólio Global 7500, com a adição de novos equipamentos, incluindo autothrottle.

A aeronave Challenger 3500 é a evolução da aeronave Challenger 350, apresenta um interior redesenhado com recursos de cabine inteligentes e sustentáveis. Os assentos de passageiros Nuage da Bombardier está incluído na configuração padrão da aeronave. O C-3500 fornecerá uma altitude de cabine reduzida de 4.850 pés a 41.000 pés, representando uma melhoria de 31% em relação ao seu antecessor. A previsão para a nova versão do jato executivo entre em operação no segundo semestre de 2022.
Revelado em um evento em suas instalações em Montreal com uma maquete – mockup – com a pintura de bronze e ouro usada no lançamento dos modelos de atualização Global 5500/6500, o Challenger 3500 se baseia no Challenger 350 e, eventualmente, irá substituí-lo na linha de produção, divulgou a Bombardier.

Quase 250 convidados se reuniram para o evento de lançamento que atraiu líderes locais e da indústria e clientes, com a presença da liderança e do Conselho da Bombardier, incluindo o presidente emérito Laurent Beaudoin e o presidente Pierre Beaudoin.

O presidente e CEO da Bombardier, Éric Martel, que se juntou ao atual presidente na cerimônia formal de lançamento, disse que o Challenger 3500 “apresenta todos os elementos mais vendidos da plataforma Challenger – desempenho impressionante, confiabilidade consistente, condução excepcionalmente suave – enquanto eleva a experiência da cabine para nossos clientes”.

“Estamos entusiasmados em lançar um jato executivo que apresenta todos os elementos mais vendidos da plataforma Challenger – desempenho impressionante, confiabilidade consistente, condução excepcionalmente suave – ao mesmo tempo que eleva a experiência de cabine para nossos clientes”, disse Éric Martel, presidente e CEO da Bombardier. “Com base no sucesso da incomparável cabine do jato executivo Global 7500, a aeronave Challenger 3500 prioriza o que nossos clientes mais valorizam: uma experiência de cabine verdadeiramente excepcional”, falou Martel.

A Bombardier prevê o Challenger 3500 estar disponível para clientes no segundo semestre de 2022, com o mesmo preço de tabela do Challenger 350, de US$ 26,7 milhões, equipado com recursos como gerenciamento de cabine controlado por voz e carregamento sem fio.

O Challenger 3500 manterá os motores, aviônicos e desempenho de jato executivo supermédio predecessor (Challenger 350). Mas o novo autothrottle, denominado Safe Flight, irá facilitar o controle do vôo e a carga de trabalho dos pilotos, disse Mathieu St-Cyr, gerente de engenharia de vendas.

A Bombardier adotou uma forma de abordagem holística para a cabine considerando conforto, os passageiros conectados, bem estar, estilo e sustentabilidade, destaca a fabricante canadense.

“Queríamos ter certeza de que incorporamos muitas das novas tecnologias que as pessoas esperam atualmente em seus carros e em suas casas – como alimentação [de dados] sem fio”, disse Laurence Casia, gerente de design industrial e inovação de cabine. “Há muitas comodidades que estão se tornando expectativa, mas ainda são raras em aeronaves executivas. Então, estamos introduzindo muitos desses recursos. E nós realmente queríamos enfatizar o conforto, mas não apenas pelo bem [do conforto], mas também pela produtividade”, completou Laurence. Essa abordagem é particularmente importante para compradores de “conceito” – os não proprietários de frota – e os entrantes (novos compradores) no mercado, disse Laurence.

O 3500 manterá uma série de melhorias que a Bombardier fez no Challenger 350 desde sua introdução no mercado em 2014. Isso inclui um ‘pacote’ de desempenho que permitiu à aeronave voar 1.500 MN, um sistema autothrottle equipado de série, além de capacidade de operação em pista curta, e mais dupla camada de isolamento para uma cabine mais silenciosa e conectividade de banda Ka opcional.

Para maior conforto, a Bombardier está trazendo seus assentos Nuage – introduzidos primeiro no Global 7500 e mais tarde no Global 5500 e 6500 – para o Challenger 3500, mas adequados para instalação numa cabine de jato da categoria supermédio. Os assentos usam um sistema patenteado de tilt link para dispor de uma posição reclinada acentuada para conforto adicional, bem como uma “base flutuante” para facilidade de movimento e apoio de cabeça inclinado.

Oferecido com configuração de quatro double-club ou com um divã opcional substituindo dois dos assentos, os assentos Nuage no Challenger 3500 ​​têm contornos, com a eliminação de arestas e uma aparência “quadrada” encontrada em assentos de jatos executivos tradicionais e proporcionando uma sensação de corredor mais largo. Os assentos também foram moldados para permitir que o passageiro enrole os pés por baixo, o que Laurence argumentou ser um tratamento mais natural para uma solução de assentos dos clientes.

O divã será equipado com gavetas extraíveis em ambas as extremidades que podem ser utilizadas para guardar bebidas e snacks. As gavetas são posicionadas de forma que o passageiro possa abrir facilmente sem esforço para estender a mão.

A Bombardier redesenhou a cozinha (galley) dianteira, incorporando recursos como um refrigerador de vinho transparente e um suporte de cristal exibido no embarque dos passageiros. O espaço de trabalho foi alterado para permitir uma grande máquina de café expresso junto com um forno, que pode ser escondido atrás de uma porta tripla. Além disso, as novas gavetas do tipo soft-close com puxadores facilitam a abertura.

O sistema de gerenciamento da cabine incorpora novos recursos, como controles ativados por voz para tudo, desde iluminação até som e mídia que podem ser reproduzidos em monitores 4K de 24 polegadas. A ativação por voz funciona por meio de um aplicativo CMS nos dispositivos pessoais dos passageiros. Enquanto isso, as bases (pads) de carregamento sem fio são dobradas em saliências laterais adjacentes aos assentos voltados para a frente.

Além disso, a Bombardier está incorporando uma abordagem ao sistema de som aproveitado do modelo Global 7500 que inclui controles que permitirão uma experiência de som “ponto ideal” que é otimizada em torno do assento do passageiro.

No lado do bem-estar, a Bombardier está reduzindo a altitude da cabine para pressurização em 2.000 pés, para 4.850 pés, no FL410, marcando uma melhoria de 31%. Isso foi realizado por meio de análises de materiais técnicos e testes, mas também por meio de um reforço da antepara para o “vaso” pressurizado.

A última aeronave Challenger também foi projetada com lentes sustentáveis. Seguindo o recente trabalho de base da Bombardier para tornar a aeronave cabine larga Global 7500 o primeiro jato executivo a receber uma Declaração Ambiental de Produto (EPD – Environmental Product Declaration), o Challenger 3500 será o primeiro jato executivo no segmento super médio a ter uma EPD.

Quanto à sustentabilidade, a Bombardier marcará sua segunda Declaração Ambiental de Produto (EPD – Environmental Product Declaration) completa para aeronaves com o Challenger 3500. A Bombardier obteve sua EPD inicial para o Global 7500 em junho de 2020, marcando a primeira vez desta emissão na aviação executiva. Verificado por terceiros de acordo com os padrões de qualidade internacionais ISO, a EPD divulga informações ambientais detalhadas sobre o ciclo de vida de um produto, como emissões de CO2, ruído, consumo de água e outros indicadores importantes de impacto ambiental.

Em linha com os objetivos ambientais da Bombardier, o programa de testes de vôo do Challenger 3500 será neutro em carbono por meio do uso de combustível de aviação sustentável (SAF), pela WFS – World Fuel Services, e compensação de carbono. A solução da WFS remove algumas das emissões de carbono do combustível dos vôos de teste usando compras de combustível de aviação sustentável (SAF) e, em seguida, atinge a neutralidade de carbono retirando compensações para equilibrar as emissões de carbono restantes do combustível de aviação.

A Bombardier ainda está oferecendo um aplicativo ecológico (eco app) para o Challenger 3500 desenvolvido pela SITA (um especialista líder em comunicações de transporte aéreo e tecnologia da informação), usando seu eWAS Pilot existente com a solução OptiFlight, para permitir que as tripulações de vôo otimizem os planos de vôo para reduzir o consumo de combustível. O aplicativo usará dados da unidade de monitoramento de integralidade – “saúde” – da aeronave, que vem como padrão no 3500.

Notavelmente, a Bombardier também está empregando o uso de materiais mais sustentáveis nos acabamentos da cabine. Isso inclui folheados de árvores de eucalipto, que crescem mais rápido e requerem menos água. Outros exemplos são o uso de lã “reciclada” e poliésteres que são recuperados de processos de fabricação. Outros ainda estão em avaliação, como o uso de linho e cânhamo nos materiais. Ao mesmo tempo, a Bombardier usa de curvas nas linhas em toda a cabine numa associação ao winglet do Challenger 3500 e incorpora a aparência de automóveis de última geração. [EL] – c/ fontes